Prefeitura vai antecipar 13º salário à parte dos servidores da Educação

NILSON CHAVES

A Prefeitura Municipal de Itamaraju anunciou na manhã desta quarta-feira (20/08) que vai antecipar parte do décimo terceiro salário aos professores efetivos do município. O anúncio foi feio pela secretária Lucilene Curvelo durante reunião com diretores do Núcleo Itamaraju da APLB Sindicato, no gabinete da secretária, no Centro Administrativo de Itamaraju - CEADI, sede da Prefeitura.

De acordo com a secretária, a antecipação de parte do décimo é uma reivindicação antiga da categoria, “por isso resolvi convidar o sindicato para anunciar em primeira mão”, justifica.

Durante a explanação dos motivos que levaram o gestor Manoel Pedro a autorizar a antecipação, a titular das Finanças deixou claro que tanto sua Secretaria quanto a Prefeitura Municipal tem tido a preocupação de pagar os salários dos servidores em dia, “como existe um saldo além do que pode servir de reserva para complementar os pagamentos nos meses em que há queda de receita, será possível a antecipação de parte do 13º dos servidores”, pontua.

Lucilene Curvelo também lamentou o fato de nem todos os servidores da Educação serem beneficiados com a antecipação, como queria o Núcleo de Itamaraju da APLB Sindicato. Isso, porque, de acordo com a secretária municipal de Finanças, o estudo e as simulações feitas apontaram que nesse momento, apenas os servidores incluídos nos 60% do FUNDEB poderiam ser beneficiados.

No entanto, Curvelo se comprometeu em acompanhar o comportamento dos repasses do FUNDEB nos próximos meses e, se houver uma sinalização positiva, promover a antecipação também para os demais servidores da educação. 

“A vontade do gestor Manoel Pedro, que também é a minha, é a de antecipar 50% do décimo terceiro a todos os servidores, mas às vezes somos impedidos de fazermos o que queremos ou o que achamos melhor, temos que agir com muita responsabilidade e cautela, porque um ato irresponsável pode acarretar em problemas futuros, incluindo o comprometimento do recurso para o pagamento da folha nos próximos meses, desse modo penso que fizemos o que foi possível”, explicou.

A titular da pasta das Finanças também fez questão de lembrar que a Prefeitura Municipal de Itamaraju, tem se esforçado para atender às petições da APLB, um exemplo disso foi o atendimento à reivindicação do sindicato de estender aos servidores contratados da Educação, o pagamento do piso da categoria.

A secretária ainda ponderou que essa é apenas uma antecipação e que o 13º salário dos servidores, em sua totalidade, será pago em dia até 20 de dezembro como determina a Lei. Representaram o sindicato, Noel Vieira (coordenador), Claudio José de Souza, Lusiedson Moreira Barbosa e Daniel Silva Meireles. A antecipação de 50% do 13º será paga junto à folha do mês de agosto.

Comentários