Pedro da Campineira inaugura comitê de Paulo Souto em Itamaraju

NILSON CHAVES

Acompanhado de secretários municipais, vereadores, amigos, correligionários e do povo, o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, inaugurou na noite desta sexta-feira (22/08), o comitê do candidato à governador do Estado da Bahia, Paulo Souto. A inauguração só confirmou o que já havia sido divulgado, Manoel Pedro vai mesmo apoiar o candidato de oposição ao Governo do Estado. Descerraram a fita na inauguração, o prefeito Manoel Pedro e a secretária Municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, coordenadora da campanha de Paulo Souto em Itamaraju. 

Apesar de ter sido atacado veementemente por partidários do atual governador do estado, Manoel Pedro afirmou durante a inauguração do comitê que a sua decisão não representa uma traição, pois foi tomada e anunciada, “a partir do momento que resolvi apoiar Paulo Souto, fiz questão de que todos tomassem conhecimento, não escondi nada de ninguém, muito menos fiz como alguns políticos conhecidos em Itamaraju que estão em cima do muro, só aguardando o resultado da eleição, porque sabem que se qualquer um dos dois vencerem, ele estará garantido”, alfinetou.

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que tais políticos não tiveram sequer o compromisso de colocar a foto de seu candidato a governador junto com ele em seu material de campanha, “a minha foto está aqui ao lado do meu candidato a governador, Paulo Souto, não tenho vergonha de dizer isso, pelo contrário me orgulho de fazer as coisas às claras, porque acima de tudo está a minha sinceridade e eu não preciso enganar o povo de Itamaraju omitindo o meu candidato”, dispara.

Manoel Pedro mais uma vez justificou sua saída da base aliada do Governo da Bahia por conta dos inúmeros compromissos feitos pelo atual governador e não cumpridos. “Eu penso como o meu povo pensa, se um determinado político não faz nada por uma cidade o povo troca ele por outro e foi isso que aconteceu, ele [Jaques Wagner] não cumpriu com o que prometeu e agora está colhendo o que plantou, estou apenas sendo justo com ele, porque traidores são eles, eles traíram a esperança do nosso povo, por isso vão ter o que merecem”, declarou.

Pedro não detalhou, mas seu descontentamento ocorre por conta dos compromissos firmados pelo Governo do Estado em investir no Hospital Municipal de Itamaraju e também na implantação da Delfa. Os equipamentos prometidos por Wagner para o HMI até hoje não chegaram e os recursos conveniados para implantação da Delfa não foram repassados em sua totalidade, por isso a obra parou. O que cabia ao município como contrapartida na implantação da indústria, o trabalho de terraplanagem, foi feito em tempo recorde.

Mas não foi só isso, existem outros compromissos como, por exemplo, a lendária ciclovia que ligaria o Várzea Alegre ao Liberdade e transformaria o visual do trajeto, que não saiu do papel apesar de Wagner ter sinalizado positivamente. Quando era cobrado pelo prefeito ou por algum secretário, o governador sempre dava uma desculpa, como se diz no popular, “ia empurrando com a barriga”, e isso foi deixando o gestor descontente, até o ponto de perceber que estava sendo cozinhado em banho-maria.

Aliado a isso, tinha também a perseguição dos membros do PT de Itamaraju, que faziam oposição ferrenha a Pedro. Enquanto o prefeito, por muitas vezes, tentou defender o governador do PT, os membros do partido em Itamaraju não retribuíam, mas promoviam toda sorte de ataques contra o atual gestor e sua equipe, tudo com “ouvidos de mercador” do diretório estadual. 

Por outro lado, a indiferença deu lugar ao acolhimento e ao entusiasmo durante a recepção de Paulo Souto ao prefeito de Itamaraju e aos vereadores de seu grupo político, em seu escritório de campanha na capital baiana. Essa recepção acolhedora por parte do candidato do DEM ao Governo do Estado sinalizou para o prefeito que o município de Itamaraju pode ganhar e muito se seguir com Souto.

Manoel Pedro levou uma lista de demandas para o candidato oposicionista e acabou extremamente satisfeito com o que ouviu de Souto. Tudo isso, somado, motivou o prefeito a decidir cortar relações em definitivo com o governador e com o seu partido e seguir por um novo caminho, um caminho que, segundo Manoel Pedro, deve trazer muitas conquistas para Itamaraju.

Comentários