Encontro reúne capoeiristas de várias regiões do Brasil em Itamaraju

NILSON CHAVES

Nesta sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23 de agosto, Itamaraju, município localizado no extremo sul da Bahia, a 745 quilômetros de Salvador, vai se tornar a capital da capoeira, quando estarão na cidade, capoeiristas e mestres, vindos de várias cidades da Bahia e de outros estados do país, como Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.


O motivo dessa concentração de adeptos da arte de origem africana é a realização, na Praça Castelo Branco (Praça da Rodoviária), do 12º Encontro de Capoeira de Itamaraju, promovido pelo ‘Projeto Ginga Criança’ e ‘Grupo Arte dos Negros’, ambos criados e coordenados por Manoel Roseno Pereira de Melo, o Mestre Roseno, 50 anos, que em 2014 comemora 36 anos de vida dedicada à capoeira.

Segundo Mestre Roseno, o evento propriamente dito, acontece no sábado, no entanto, na sexta-feira, a partir das 18h30min, haverá uma concentração de capoeiristas na Praça (local do evento), com o objetivo de recepcionar os mestres e praticantes da capoeira, vindos de outras cidades e regiões do país. 

“Vamos ter um aulão de capoeira com o Mestre Faísca, de Itarantim – BA, e logo depois os capoeiristas participam de um rodão de capoeira”, detalha Roseno. O Mestre Faísca é um dos mais conhecidos no interior do estado e já teve inclusive a oportunidade de ministrar aulas de capoeira no Peru e Bolívia. 

No sábado, a partir das 15h, o 12º Encontro de Capoeira de Itamaraju reserva para os espectadores apresentação de Capoeira, Maculelê, Samba de Roda, palestras dirigidas aos participantes da capoeira sobre a história da arte e as experiências vividas por alguns dos mestres mais antigos de Salvador, entrega de cordas e formatura de professores.

Entre os mestres participantes, já confirmaram presença Mestre Bira, Mestre Reginaldo e Mestre Índio, todos da capital Salvador. O que pode se tornar em um dos momentos mais especiais do evento e a apresentação da orquestra de berimbaus, com 50 instrumentos tocados por mestres de capoeira. A apresentação da orquestra de berimbaus está marcada para acontecer às 16 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio