"voltei para que possamos, juntos, continuar trabalhando e fazendo nessa cidade aquilo que o povo espera, aquilo que me foi delegado em outubro de 2012”, diz Manoel Pedro ao reassumir cargo de prefeito do município
POR NILSON CHAVES
Numa breve e concorrida solenidade, ocorrida na manhã desta quarta-feira (09/07/2014) no primeiro piso do Centro Administrativo de Itamaraju – CEADI, localizado à Praça da Independência na Cidade Baixa, o prefeito eleito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), foi reconduzido ao cargo de chefe do Executivo Itamarajuense, depois de vários dias de licença médica. O prefeito estava licenciado desde o dia 18 de junho do ano em curso, ocasião em que teve que se submeter a uma cirurgia cardíaca em Minas Gerais.
A retransmissão do cargo ao prefeito eleito foi feita pelo prefeito em exercício, vice-prefeito Luiz Mario da Silva Lima, no chamado ato de ‘Transferência da titularidade do Poder Executivo Municipal’, mediado pelo procurador geral do município, Esterfeson Fontes Marcial. O prefeito Manoel Pedro chegou à CEADI por volta das 9h30min, acompanhado da filha - promotora pública em Minas Gerais - Ingrid Veloso Soares do Val, o genro - Dr. Márcio Veloso do Val - médico e 1º Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, e do irmão - Paulo Rodrigues Soares.
Na prefeitura, já aguardava pelo prefeito um grande número de pessoas, entre estas, profissionais de imprensa da região e vereadores como o presidente Rubens do Hospital (PR), Luiz Pita (PSD), Keu de Júlio Martins (PP), Jânio de Dal (PC do B), Evandro Enfermeiro (PHS), Mazuk (PV), Adriano Pinaffo (PV), Joscelia de Souza (PT) e Irmão Almerindo (PSC).
Estavam presentes também, o comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major PM Edmar Ivo Leão Júnior, o delegado Wilian Teles, os gerentes das agências de Itamaraju, da Caixa Econômica Federal - Grimaldo Ferreira Oliveira, e do Banco do Brasil – Milton Cézar Pereira; além dos secretários municipais Lucilene Curvelo (Finanças), Dilce da Silva Moura (Educação), Luciano Reis Porto (Governo), Francesco Scarpelino (Obras), Evando Rodrigues (Desenvolvimento Social), Marcos Aurélio Rodrigues Teixeira (Administração), Jane Evangelista de Matos (Saúde) e Solange Chagas (Agricultura).
Dr. Esterfeson Marcial, deu início a solenidade explicando seu significado e mencionando a legislação municipal que ampara tanto o afastamento por licença médica quanto o retorno do gestor, “o prefeito comunicou à Câmara que já estava em condições de retornar e por isso está acontecendo à retransmissão do cargo”. Em seguida o procurador-geral do município passou a palavra ao presidente do Legislativo itamarajuense.
O vereador Rubens do hospital iniciou seu pronunciamento falando da satisfação de, como representante do povo, estar recebendo o prefeito de volta a Prefeitura de Itamaraju, “a sociedade, de modo geral, se mostrou preocupada com seu estado de saúde e principalmente com este retorno ao trabalho porque a população dessa cidade confia em você”, disse, afirmando que ele e o povo esperam e confiam na capacidade de administrar do prefeito, “queremos que as obras continuem, então seja bem vindo prefeito”, concluiu o presidente.
O vice-prefeito eleito se mostrou surpreso com o grande número de pessoas presentes na solenidade e, se emocionou, quando falou da providência divina na condução do seu trabalho como prefeito em exercício e na garantia da saúde do gestor, “o mesmo bom Deus que me deu a missão de substituir o prefeito também ouviu as nossas preces para que Pedro tivesse êxito em seu tratamento, obrigado meu Deus por ter cuidado do nosso amigo”, agradeceu.
Já o prefeito Manoel Pedro, agradeceu ao vice-prefeito por substituí-lo nos 21 dias de licença e ao povo de Itamaraju pelas inúmeras demonstrações de carinho. Esbanjando disposição, Pedro contou com detalhes como se deu o seu tratamento e afirmou: “quero dizer ao povo de Itamaraju que eu voltei, voltei numa situação muito melhor do que quando sai daqui, voltei para que possamos, juntos, continuar trabalhando e fazendo nessa cidade aquilo que o povo espera, aquilo que me foi delegado em outubro de 2012”, pontuou.
E continuou, “sei que é muito difícil, mas Deus determina para cada um de nós uma função aqui na terra e ele vai continuar me abençoando para que nós possamos juntos continuar trabalhando para fazer dessa cidade o que seu povo espera”, afirmou, acrescentando que se sente muito mais forte porque agora está com um coração novo, “se o coração estava naquela situação e nós resistimos a tudo, agora estamos prontos pra lutar muito mais, não vamos jogar a toalha, vamos lutar para cumprir todos os nossos compromissos de campanha, podem ter certeza disso”, garantiu.
A solenidade foi encerrada com uma oração feita pelo Pastor Eliezer Oliveira da Igreja Assembleia de Deus e, na sequencia, as autoridades presentes foram convidadas a assinar a ata de transmissão de cargo. O prefeito ainda fez questão de receber os profissionais de imprensa em seu gabinete e responder a todas as perguntas. Manoel Pedro ainda recebeu da secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, uma orquídea, e, da filha, Doutora Ingrid, o presente deixado pelo cantor Daniel, quando ele esteve em Itamaraju.
Comentários