Seleção de Itamaraju enfrenta Itagimirim visando o Intermunicipal

NILSON CHAVES

O Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador (Edição 2014) promovido pela Federação Baiana de Futebol ainda não tem data definida para começar. De acordo com o calendário oficial da FBF, a competição teria início em 13 de julho, no entanto, a Copa do Mundo de Seleções realizada no Brasil, com jogos na Bahia, descalibrou o cronograma da entidade.

De acordo com o presidente da Liga de Futebol de Itamaraju, Pastor José Orlando, 39 anos, o arbitral que define o regulamento da competição deve acontecer na próxima semana e existe uma expectativa que o campeonato tenha início já na primeira semana de agosto.

Enquanto a competição não começa, a Seleção de Itamaraju, com presença confirmada na edição deste ano, treina a pleno vapor, com o objetivo de conseguir o terceiro título, dez anos depois da última conquista. Esse é o desejo de toda a comissão técnica, dos jogadores, da direção da Liga e do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD).

Desde que assumiu a Prefeitura de Itamaraju, em 2010, Manoel Pedro tem apoiado o esporte no município de forma incisiva e, esse ano, autorizou a assinatura de um convênio que deve repassar à Liga, até dezembro, R$ 210 mil, recurso que já possibilitou a realização dos campeonatos municipais, de primeira e segunda divisão, e o campeonato Sub-15 (já em fase final). O presidente lembrou que ainda está pra começar o campeonato Sub-17, além da participação de nossa seleção no Intermunicipal.

Por conta disso é difícil conter o presidente quando a pergunta é sobre o apoio recebido, “só temos mesmo que agradecer de coração ao apoio da Prefeitura, por intermédio do prefeito Manoel Pedro e da secretária Lucilene, eles não tem medido esforços para ajudar nossa seleção, nós não chegaríamos a semifinal no ano passado e não estaríamos já com o time montado e treinando se não fosse pelo incentivo dado pelo prefeito e pela secretária”, afirmou.

Além das quatro competições realizadas pela Liga em 2014 e da participação da Seleção no Intermunicipal, o apoio financeiro da PMI custeou um trabalho de recuperação do gramado, que, diga-se de passagem, está lindo, e a pintura da parte externa no Estádio Municipal Juarez Barbosa. “Foram investidos cerca de oito mil reais no tratamento da grama, iniciado em dezembro, e na implantação do novo sistema de irrigação. Além disso, estamos investindo mais 6 mil na pintura externa do estádio, tudo isso, graças ao apoio da Prefeitura”, ressalta.

O presidente lembrou que já está em Salvador, um projeto de revitalização da principal praça esportiva do município, orçado em R$ 1,5 milhão, mas enquanto esse recurso não é liberado, a Liga, com o apoio da Prefeitura, tem providenciado os retoques que visam dotar o estádio da infraestrutura básica para o conforto aos espectadores. “Quem vir ao estádio já vai notar que estamos trabalhando para que os torcedores tenham mais conforto no Barbosão”, disse, deixando escapar que uma das mudanças vai ocorrer no comércio de petiscos e bebidas dentro do estádio, “estamos organizando essa parte também”, pontua.

Novidades

Entre as novidades apontadas pelo dirigente para este ano estão a contratação do técnico que levou a Seleção de Porto Seguro ao vice-campeonato no ano passado. O professor Jair Viveiros, mais conhecido como Ratinho, já atuou por Itamaraju como jogador em 2002 quando a seleção conseguiu seu primeiro título no Intermunicipal.

Além de Ratinho, a comissão técnica da Seleção de Itamaraju vai contar também com a coordenação técnica do professor Samuel Dias, 46 anos, o Pelé, que dirigiu a seleção no ano passado e chegou a ser cotado para dirigir a seleção de Prado nesse ano. Como coordenador técnico Pelé vai ter a incumbência de evitar que os problemas extracampo cheguem até Ratinho e também estará de prontidão para ajudar a resolver os problemas que venham surgir em campo, “a ideia é deixar o professor Ratinho despreocupado para se dedicar 100% na preparação dos jogadores em campo”, enfatiza.

Outra novidade para esse ano foi a contratação do preparador físico Layon Sena, 25 anos, graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) com especialização em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. O novo preparador já atuou pela Liga de Futebol de Itamaraju (2009 e 2011) e no Serra Futebol Clube – ES (2010), além de já ter passado por diversos clubes brasileiros, entre estes o Atlético-MG, América-MG, Botafogo-RJ, Cruzeiro-MG, Duque de Caxias-RJ, Fluminense-RJ, Rio Claro-SP, São Paulo e Ubaense-MG.

Amistoso

Os atletas do selecionado Itamarajuense estão treinando (treinos matutino e vespertino) desde o final de junho, e agora, jogadores como os atacantes Boquinha, vice artilheiro pela Seleção de Brumado, e Arthur, artilheiro do campeonato municipal, vão poder mostrar seu potencial em campo. 

Neste domingo a comissão técnica vai poder observar como o plantel se comporta em campo, pois Itamaraju vai fazer neste domingo (20/07), às 15h, no Estádio Barbosão, o seu primeiro amistoso preparatório visando o Intermunicipal. A adversária será a Seleção de Itagimirim. 

Essa vai ser a oportunidade do técnico Ratinho ver em campo a atuação de jogadores como o lateral-esquerdo Tico, os zagueiros Alcir e Gil, e os jogadores que se destacaram na equipe do ano passado, à exemplo de Rone e Serrote.

Este será o primeiro jogo da seleção de Itamaraju depois da eliminação nos pênaltis em Eunápolis diante do selecionado de Porto Seguro pela semifinal do Intermunicipal 2013. 

Apesar de ainda não ter sido anunciada oficialmente a relação de seleções que estarão participando do intermunicipal, há rumores de que as seleções de Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Prado e Porto Seguro, além de Itamaraju, representem a região neste Intermunicipal. A seleção de Teixeira de Freitas não deve participar da competição por falta de apoio do poder público.

Comentários