Pataxó adere ao Programa Gol Verde

A cada gol na Arena Fonte Nova está previsto o plantio de 1.111 mudas de Mata Atlântica, o equivalente a um campo de futebol

Ascom Secopa
Fotos: Hilda Rodrigues

O cacique Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira, realizou hoje (17/06) pela tarde, no Porto Seguro Praia Resort, o plantio da primeira muda de Mata Atlântica do Programa Gol Verde, para simbolizar a inclusão dos povos indígenas na iniciativa, a partir do reflorestamento em suas áreas. O projeto prevê o plantio de 1.111 mudas para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, uma área equivalente a um campo de futebol.

Os artilheiros Thomas Mueller, da Alemanha, e Robben, da Holanda, podem não saber, mas estão ajudando a recuperar o principal bioma da Bahia. Eles ajudaram a marcar os 10 gols já registrados na Arena Fonte Nova, que vão garantir o plantio de 11.110 mudas de Mata Atlântica no estado. 

Sobre a adesão ao Gol Verde, o cacique destacou a preocupação dos povos indígenas com a proteção de florestas e rios e disse que só na Aldeia da Aroeira são 826 hectares preservados. “Estamos juntos no programa para cuidar do meio ambiente. A preservação é uma obrigação e direto dos povos indígenas, mata é vida”, disse, em entrevista concedida a jornalistas brasileiros e estrangeiros no Salão de Convenções do Porto Seguro Praia Resort.

A Bahia é o único estado a inserir o plantio de mais de 30 mil mudas da Mata Atlântica, em seu Plano de Sustentabilidade e Legados do Programa da Copa do Mundo. A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-Ba), e já conta com a parceria da Prefeitura de Porto Seguro, que providenciará o reflorestamento e monitoramento em áreas prioritárias indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica; da Veracel, fabricante de celulose que fez a doação de 30 mil mudas, e do Convention Bureau de Porto Seguro.

“Nosso grande desafio agora é ampliar as parcerias e a quantidade de áreas a serem reflorestadas e para isso a divulgação do Gol Verde acontecerá durante toda Copa do Mundo. Esses parceiros podem ser privados, públicos ou até seleções e jogadores”, comenta Patrícia Mazoni, consultora de Sustentabilidade da Secopa.

O plantio de mudas das 80 espécies incluídas no programa Gol Verde será iniciado no segundo semestre e monitorado durante dois anos.

Esta ação representa um dos resultados do Plano de Sustentabilidade e Legados do Programa Copa 2014, uma iniciativa pioneira da Secopa do Estado da Bahia que visa induzir uma nova cultura pautada nos princípios de sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju