Ceceu Bahia e Forró Cara de Pau são os destaques da última noite do Arraiá de um novo tempo

Amado Batista se atrasou e só começou a cantar por volta das 5 da manhã


NILSON CHAVES

Conforme previsto pela organização, a última noite do 3º Arraiá de um novo tempo foi, sem sombras de dúvida, a de maior público. Se na primeira e na terceira noites, a Praça José Berilo de Carvalho (antiga área do Rotary) recebeu um público de aproximadamente 30 mil forrozeiros, no último dia, o número de espectadores chegou muito perto de 40 mil, de acordo com a organização. 

O fato é que cada metro quadrado do circuito, com 10 mil metros quadrados de área, esteve devidamente ocupado, a praça estava completamente tomada pelos amantes do São João e, a partir das23h30, já era praticamente impossível aos proprietários de veículos conseguirem um lugar para estacionar nas imediações do circuito. 

O único ponto negativo da noite foi o atraso na apresentação da atração principal Amado Batista, que estava prevista pra acontecer às 3 horas, mas só começou às 4h45min. Por conta disso, muita gente não conseguiu esperar e o cantor acabou se apresentando para um público muito menor que o observado por volta de meia noite, ápice do evento. 

O cantor fez questão de se desculpar e até tentou justificar o atraso, mesmo assim, ficou um gostinho amargo de frustração pelo ocorrido, o que também foi lamentado pela organização do evento. Amado Batista se apresentou em Utinga - BA às 23 horas do mesmo dia em que se apresentaria em Itamaraju. Quando terminou o show por lá, Amado se dirigiu até uma cidade vizinha e pegou um jatinho direto para Teixeira de Freitas, de onde seguiu com seus músicos para Itamaraju. 

Quando subiu ao palco, o público já estava impaciente, mas, assim que começou a cantar, tudo se harmonizou, afinal, ele é também o mais amado de Itamaraju. O show de Amado Batista, com grande participação do público que cantava com o cantor, foi até às 6h20min, quando o dia já estava claro. Para os que esperaram, valeu apena, “inesquecível, muito bom mesmo, ele é bom demais”, disse o estudante capixaba Paulo Ramalho Dantas, 27 anos.

Apesar do atraso, a secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, fez questão de destacar os pontos positivos do evento, “a festa foi linda, e as demais atrações da noite realmente fizeram sua parte, deram um show, foi um evento sem violência, a estrutura estava impecável e as atrações foram pontuais nos três primeiros dias, então posso avaliar como positivo o nosso São João”, defendeu Curvelo, comemorando o sucesso das vendas realizadas dentro do circuito, “proporcionamos a várias pessoas a condição de um ganho extra... quem veio comercializar seus produtos aqui em nossa festa não se arrependeu, todos estão satisfeitos com o resultado”, destaca.

São João seguro

O argumento da secretária foi apoiado pelo comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Companhia que responde pelo policiamento ostensivo nos municípios de Itamaraju, Prado e Jucuruçu. Major PM Edmar Ivo Leão Júnior informou à nossa equipe que não houve ocorrências relevantes no circuito do evento, “tivemos apenas algumas brigas isoladas”, enfatiza. Para o comandante, o vídeo monitoramento com 19 câmeras instaladas no circuito da festa contribuiu de forma significativa para a diminuição das ocorrências bem como para a eficientização do trabalho dos policiais. 

“Graças às câmeras pudemos trabalhar com um efetivo menor, mas suficiente, sem prejuízos”, destaca, acrescentando que 40 homens trabalharam por dia no São João de Itamaraju, que teve ainda guarnições em viaturas patrulhando o entorno do circuito. Sem as câmeras seria muito difícil o trabalho da polícia, haja vista que o efetivo da 43ª CIPM teve que ser distribuído nas festas realizadas pelas outras cidades de sua área de abrangência.

Vendas dentro e fora do circuito

Quanto ao comércio de comidas e bebidas dentro do circuito, a secretária Lucilene mais uma vez tem razão de comemorar, o evento foi um sucesso também para os comerciantes e ambulantes que escolheram o 3º Arraiá de Um Novo Tempo para vender seus produtos. Nossa reportagem conversou com vários comerciantes e eles foram unânimes, as vendas no circuito foram muito boas. A reclamação da maioria foi quanto ao sábado, quando o movimento experimentou queda vertiginosa por conta da chuva, mesmo assim, para a maioria dos comerciantes, naquela noite, as vendas não foram totalmente comprometidas. 

Como os comerciantes foram ouvidos antes da última noite e a avaliação tida como boa foi feita tendo como base os três primeiros dias, pode-se concluir que depois da última noite, o movimento no comércio de comidas e bebidas dentro do circuito tenha superado todas as expectativas. A única divergência entre os comerciantes ouvidos foi com respeito a melhor noite, entre as três primeiras. Uns afirmaram que o primeiro dia foi o melhor, outros defendiam que o terceiro dia teve melhor volume de negócios e, houve quem ficasse com o empate.


Para Ana Paula, 27 anos, da barraca ‘Espetinho Chapa Quente’, o melhor dia foi o terceiro, quando se apresentou os sertanejos Teodoro & Sampaio; avaliando os três primeiros dias ela afirmou: “está 80% bom”. Já para Juliana de Jesus, 28 anos, da barraca do ‘Chico do Acarajé’, o primeiro dia, o da apresentação do cantor Daniel, foi o melhor. Ciro e Solange do ‘Acarajé da Solange’ defenderam que tanto a primeira quanto à segunda noite tiveram um movimento equiparado.

A primeira noite como a de melhor movimento nas vendas foi também defendida por Rafaela Lopes, 21, do ‘Planeta Drinks Coquetéis’, e, João Messias, 59 anos, da ‘Carne de Sol do Amorim’. Mas, para o vendedor de cerveja em lata Roberto Xavier, 42 anos, a terceira noite foi a de melhor movimento. 













Se as vendas foram positivas dentro do circuito, fora dele não foi diferente. Na sexta-feira e no sábado, as lojas de Itamaraju, principalmente as dos segmentos gêneros alimentícios e vestuário, bem como os salões de beleza (serviços), experimentaram um movimento extraordinário. Houve quem deixasse de comprar por não encontrar um vendedor que lhe atendesse, dado o enorme movimento.

Última noite

A última noite do 3º Arraiá de um novo tempo começou às 22h30min com a apresentação do filho do Sargento Ivan, ‘Igor Nemo e Banda’, no palco dois. Ele que é de Itamaraju, mas mora no estado do Pará. Em seguida foi a vez de um dos mais talentosos artistas da região, o cantor Ceceu, que também é de Itamaraju. Ceceu fez uma apresentação impecável, a altura de seu talento.



Quando Ceceu deixou o palco principal, às 2h20min, entrou em cena, no palco dois, a banda ‘Forró Cara de Pau’, prato cheio para os que defendem que São João tem que ter forró. Com o tradicional zabumba, o triângulo e o acordeom, a banda tocou todo tipo de forró, desde o arrasta pé até o pé de serra, foi uma apresentação 100% junina. A banda ‘Forró Cara de Pau’ só deixou o palco quando tudo estava pronto para Amado cantar. A última atração da noite, a banda ‘Tô na Fita’ subiu ao palco dois por volta das 6h30min e, ainda tinha gente com disposição pra beber e dançar.

Saúde

A estrutura de Saúde montada no circuito da festa com duas enfermeiras, equipe DST/AIDS, ambulância, unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipe de Bombeiros Civis, também foi decisiva para dar tranquilidade aos que precisavam de atendimento médico. 

Nos três primeiros dias de festa foram realizados, de acordo com a enfermeira Erica de Jesus, cerca de 60 atendimentos, entre aferição de pressão e exames de glicemia capilar determinante para a administração de glicose em pessoas alcoolizadas. Os casos mais graves eram encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju. Também nos três primeiros dias foram distribuídos 15 mil preservativos pela equipe do Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA.

Por conta de tudo que foi proporcionado ao povo de Itamaraju, a secretária Lucilene Curvelo declarou de forma veemente que o prefeito Manoel Pedro e o vice-prefeito Luiz Mário (prefeito em exercício) acertaram quando apoiaram a realização da festa. 

“Os números falam por si, contra fatos não há argumentos, eu não vou ficar aqui repetindo os inúmeros benefícios do São João para o município e para o nosso povo, só sei de uma coisa, se o povo quer, nós temos que atender e foi isso que o gestor e o prefeito em exercício fizeram, fizeram a vontade do povo”, conclui. A terceira edição do ‘Arraiá de um novo tempo’ foi um sucesso e já deixa saudade.

Comentários