7 de Setembro é abrilhantado por Escolas Municipais e Programa Mais Educação

NILSON CHAVES

As escolas da rede municipal de Educação e o Programa Mais Educação desenvolvido no município foram o ponto alto no desfile de 7 de setembro em Itamaraju. O ensino público estadual foi representado apenas pela Escola Inácio Tosta Filho, que levou para o circuito do desfile, montado na Avenida Brasil, sua tradicional e imponente Banda Marcial com aproximadamente 100 integrantes, garantindo um show aos que compareceram. 

O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) também não esteve presente, por estar cumprindo agenda oficial em outra cidade. O chefe do Executivo foi representado pelos secretários municipais da Educação – Dilza Reis Saigg; Esporte e Cultura – Dilce Moura; Administração – Joãodervan Cerqueira; Governo – Luciano Porto, Agricultura – Solange Chagas; Saúde – Jane Matos; e Obras – Frei Chico.

A solenidade, que contou também com a participação do instrutor chefe do Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju, 1º Sargento de Comunicação Almiro Leonel Elesbão da Cruz; e do comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major PM Edmar Ivo Leão Júnior, acompanhado do Tenente PM Sidney Rodrigues de Oliveira; teve início por volta das 8h30min com a chegada dos homens do TG, cerca de 60, em sua maioria com fardamento de combate e, parte, com fardamento de passeio, os chamados guardas bandeira.

Às 8h51min, ao som do hino nacional, foram hasteadas as bandeiras de Itamaraju, da Bahia e do Brasil, pelo professor Beleza – Diretor de Esportes do município, Joãodervan, e, Dilza Reis, respectivamente. A partir daí, foi autorizado o desfile. O primeiro a passar em frente ao palco oficial montado em frente à Construtora Silva foi a equipe do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acompanhada pela equipe de Bombeiros Civis de Itamaraju.

Em seguida, desfilou a Escola São João Evangelista. A única das unidades particulares de ensino a participar do evento e também a mais tradicional com 41 anos de existência. Acompanhada de perto pela sua fundadora Vittoria Cozzula, mais conhecida como Irmã Marcela, a ESJE apresentou sua Banda Marcial com 58 integrantes e performances em Baliza.

A partir daí, foram passando uma a uma as 21 escolas públicas do município, a maioria com um ponto em comum, apresentação de pelo menos uma das atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação, que tem possibilitado acesso à Educação Integral em várias Escolas do município.

Se apresentaram também o Projeto Ginga Criança e Adolescente, desenvolvido pelo capoeirista Manoel Roseno, com números de capoeira e maculelê, e o Projeto Bom de Dança Bom de Escola Ginga e Expressão do professor Pelé que atende hoje a 110 alunos com o apoio da Prefeitura Municipal de Itamaraju. Além dos membros da Ordem DeMolay e as Filhas de Joana D’Arc, ligados à Maçonaria.

O desfile também apresentou a equipe de educadores que trabalhou na organização do evento e, foi encerrado com a apresentação do Tiro de Guerra 06.025 que além de desfilar, disparou uma salva de tiros de fuzil, obviamente com balas de festim, mas com barulho de tiro mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju