Prefeito de Itamaraju se compromete em ajudar na reestruturação do Parque Manoel Pereira
NILSON CHAVES
Atendendo ao convite dos produtores, o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), esteve na manhã da última sexta-feira (05/07) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, situada à Praça da Independência na Cidade Baixa, onde se reuniu com diretores e associados do Sindicato e recebeu, pessoalmente, uma lista de reivindicações referentes à revitalização do Parque de Exposições Manoel Pereira.
Entre os presentes, estavam o gerente e o presidente do SICOOB, Gerson Souto (Boré) e Antônio Moraes, respectivamente; os produtores Dijalma Galão e Manoel Pereira, este último é o mesmo que emprestou o seu nome ao Parque de Exposições de Itamaraju quando fez a doação à antiga UDR da área onde o Parque está instalado, à margem da rodovia BR-101; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo. Acompanharam o prefeito Manoel Pedro, os secretários Joãodervan Cerqueira – ‘Jandervan’ (Administração) e Solange Chagas (Agricultura).
MANOEL PEREIRA |
Durante a reunião, o prefeito ouviu dos produtores que o Parque, que hoje pertence ao Sindicato, está desativado por não oferecer as condições estruturais necessárias à realização de eventos e precisa passar por uma revitalização completa. O gestor, de antemão, se mostrou receptivo à proposta dos produtores e se comprometeu em ajudar no processo de reestruturação, entretanto, solicitou da diretoria do Sindicato que esta apresente um projeto contendo todos os detalhes do que precisa ser feito.
“A Prefeitura vai sim dar a sua contribuição, algumas coisas inclusive já vamos poder fazer de imediato, para outras precisaremos buscar parcerias com o Governo do Estado, mas os produtores podem ficar tranquilos que o desejo deles é também o meu desejo, o de ver aquele Parque em plena atividade em nosso município que tem o maior rebanho bovino e a maior bacia leiteira da Bahia e não pode ficar sem a realização de eventos nesse segmento”, ressalta o prefeito.
A receptividade do prefeito foi elogiada por um dos produtores que afirmou ser a primeira vez que uma reunião como aquela acontece, com o prefeito dialogando com os associados do Sindicato para buscar uma solução para o problema. Para Solange Chagas, secretária de Agricultura do município, a reunião foi positiva para o setor porque o Parque é um grande empreendimento que já sediou inúmeros eventos e precisa ser revitalizado, “acredito que com a união de todos, produtores, Sindicato e Poder Público, vai sim ser possível reativar aquele espaço”, pontua.
SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU |
Em entrevista a imprensa local, o prefeito Manoel Pedro afirmou que a intervenção do município na reativação do Parque Manoel Pereira já deveria ter acontecido há mais tempo, “logo que assumi o município nós fizemos uma reunião na qual foi trazida a mim a situação do Parque, mas devido aos problemas que tivemos não foi possível interferir de imediato, agora vamos sim retomar a esse projeto e vamos fazer o possível para reativar aquele espaço”. No final da reunião, ficou acertado que, tão logo o projeto de reestruturação esteja concluído, uma nova reunião será realizada para entrega oficial ao gestor do município.
Manoel Pedro destacou que aquela área, onde está localizado o Parque de Exposições, será muito valorizada, haja vista os investimentos que estão sendo feitos com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da empresa DELFA e de outras empresas que também vão se instalar no local, do IFBA e ainda de um conjunto habitacional que deve ser implantado nas imediações por iniciativa privada, “também por isso devemos cuidar melhor do nosso Parque de Exposições, para que no futuro tenhamos um local para a realização das nossas Feiras e Leilões, que também servirá para o lazer, para que a gente possa se reunir e falar do que está acontecendo e do que poderá acontecer, enfim, um espaço que uma cidade do porte de Itamaraju merece”, enfatiza o prefeito.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo, afirmou que é vergonhoso para um município que tem como economia predominante a agropecuária não ter um espaço para a realização de eventos voltados para o segmento. Ele fez questão de elogiar a postura do prefeito, de se comprometer em participar de forma decisiva na recuperação do Parque.
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ITAMARAJU |
Fundado no início da década de 80, o Parque de Exposições Manoel Pereira já serviu para a realização de grandes eventos como as Exposições Agropecuárias que integravam o calendário oficial do Estado da Bahia, realizadas sempre no mês de setembro, quando o município comemora o dia dos padroeiros, São Cosme e São Damião.
Comentários