Vereador Robertinho denuncia LIXO BILIONÁRIO de Prado

NILSON CHAVES - COCOBONGO

Quem foi a Câmara Municipal de Prado na manhã desta segunda-feira (08/04) teve uma grande surpresa. Não por conta das críticas a atual gestão, que até o momento não disse a que veio, mas pela denúncia feita pelo vereador Roberto de Oliveira Dias, do PP, mesmo partido da prefeita Mayra Brito. Robertinho era tão ligado ao ex-prefeito Wilsinho Brito, pai da atual prefeita, que fez questão de ser chamado de ‘Robertinho Brito’. Segundo pessoas que conhecem o vereador de longos anos, ele acrescentou o sobrenome Brito por considerar o ex-prefeito mais que um amigo, um verdadeiro irmão. 

Mas parece que o relacionamento do vereador com o atual secretário estadual do Desenvolvimento e Integração Regional anda meio estremecido. Prova disso foi o discurso avigorado do vereador que roubou a cena durante a sessão. Aproveitando o pronunciamento da colega professora Bruna, quando ela fez uma avaliação dos cem dias do ‘Governo do Trabalho que ia voltar’, o vereador simplesmente disparou contra a atual administração, afirmando que uma das mazelas desses cem dias é a limpeza pública. 

Com relação a esse assunto, professora Bruna (PC do B) tinha apenas apresentado requerimento verbal com o objetivo de corrigir a desorganização na limpeza pública do município, por conta da falta de divulgação nos horários que o carro de coleta passa em cada bairro, “coisa simples de resolver, o que não pode acontecer é o que está acontecendo, às vezes o carro já passou e aí o morador põe o lixo do lado de fora, ou põe o lixo pra fora muito cedo e aí os urubus esparramam o lixo pelas ruas, faz panfleto, coloca carro de som, divulga na rádio, coisa fácil, por que ainda não fez ainda?”, questionou a parlamentar. 

Robertinho, por sua vez, pegou mais pesado, “na gestão passada eu denunciei o lixo milionário, hoje está o lixo bilionário no município de Prado, o lixo bilionário”, disse, lembrando que nos primeiros 15 dias da gestão de Mayra Brito, foi feito um mutirão com a participação de vários cidadãos que doaram mão de obra, veículos e até máquinas, com o intuito de ajudar a Prefeitura a limpar a cidade que estava entregue ao lixo, no entanto, qual não foi a surpresa do vereador, quando ele descobriu, que apesar dos esforços dos cidadãos, que se doaram em prol do serviço de retirada de lixo e entulhos da cidade, existiu um processado no valor de R$ 353.972,06, “isso é dinheiro pra comprar uma fazenda cheia de bois, esse é o dinheiro bilionário do lixo de Prado”, bradou o vereador da situação. 

Ele fez questão de mostrar uma matéria que tinha como manchete “Prado: Mutirão da limpeza completa 5 dias e a cidade volta a sorrir” e ironizou: “mas a cidade voltou a sorrir com esse processado”. Ele afirmou que nas próximas sessões vai trazer informações do Tribunal de Contas dos Municípios sobre esse lixo, “eu quero saber quem é esse laranja Alex de Tal”. 

O vereador Robertinho afirmou que as pessoas que ajudaram a limpar a cidade, oferecendo seus esforços, seus veículos e até suas máquinas, foram enganadas pelo dono da empresa que faz a coleta para o município, “mas eu vou descobrir o endereço desse dono do lixo lá no Tribunal de Contas”. Ainda de acordo com o vereador existe um contrato para coleta do lixo no valor de R$ 235.924,04, “nas próximas sessões eu vou trazer mais informações sobre esse lixo”. [Só para clarear, devemos esclarecer que o trabalho que os cidadãos de Prado fizeram gratuitamente foi muito bem pago pela Prefeitura, é isso o que afirmou o vereador Robertinho]. 

Não se sabe ao certo o que está acontecendo nesse princípio de mandato da prefeita Mayra Brito (PP), até os aliados mais próximos estão estupefatos com a total falta de organização da Prefeitura Municipal de Prado, e olha que o discurso da prefeita, desde que assumiu, tem sido: “estou arrumando a casa”. 

O problema é que parece que essa casa não fica arrumada nunca. A impressão que fica é que o município está como um barco a deriva num mar revolto que podemos classificar de incompetência, o mar revolto da incompetência está sucumbindo a Administração Pública. 

A atual gestão tem cometido faltas primárias do ponto de vista administrativo. Foi assim quando resolveu tentar cancelar a homologação do último concurso; foi assim quando resolveu mexer no transporte dos universitários, aliás, o ônibus que transportava os alunos do ensino superior para Teixeira de Freitas capotou recentemente; foi assim com o restante do transporte escolar, quando retiraram os ônibus de qualidade e colocaram verdadeiras sucatas para transportar os alunos; foi assim quando decidiram fechar a UPA, uma unidade que funcionou bem, oferecendo atendimento de qualidade ao povo de Prado; foi assim quando desrespeitaram os direitos adquiridos a custa de muita luta dos professores concursados do município, quanto ao enquadramento; e, por fim, está sendo assim com o trabalho desorganizado e muito bem pago de coleta domiciliar do lixo. 

Dos dois um, ou a gestora está metendo os pés pelas mãos e não sabe como administrar o município, ou escolheu muito mal a sua equipe de governo e está cercada de incompetentes.

Comentários