Sessão movimentada e produtiva na Câmara Municipal de Itamaraju
NILSON CHAVES - COCOBONGO
Doze dos quinze vereadores de Itamaraju se reuniram na noite desta terça-feira (12/03), para mais uma sessão legislativa ordinária, sob a presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, “Rubens do Hospital” (PR). A sessão foi acompanhada de perto pelos Agentes Comunitários de Saúde, que foram à Casa de Leis pedi apoio aos vereadores à luta da categoria pela equiparação salarial e melhor condição de trabalho.
Inflamados pelo vereador Antônio Portugal, do PT, os nobres edis fizeram uma grande discussão sobre a Saúde Pública no município de Itamaraju. Entre as proposições apresentadas, estava o Projeto de Resolução 001/2013, de iniciativa do presidente, que altera a redação do artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, acrescentando o parágrafo 4º, que determina que as proposições apresentadas pelos vereadores, devem ser protocoladas até o meio dia da segunda-feira que antecede o dia da sessão. O PR foi encaminhado para as comissões que deverão exarar pareceres num prazo de 15 dias.
Durante a sessão foram aprovados dois Pedidos de Providência (PP), seis indicações e um requerimento. O vereador Mazuk Ribeiro (PV) apresentou o PP 08/2013 pedindo a reforma da quadra de esportes do BNH, localizada ao lado da Rua 7 de Setembro, com implantação de alambrado. Já o vereador Tonhão de Almerindão (PSB), solicitou por intermédio do PP 16/2013, o retorno do Posto de Atendimento da ADAB para o distrito de Piragi.
O vereador informou que tal posto funcionou de 1999 a 2007 mantido pelo município, de 2008 a 2010 o Governo do Estado passou a geri-lo e, em 2011 o Posto de Atendimento da ADAB funcionou graças à contribuição dos próprios produtores. A partir de 2012 o posto foi desativado, o que acabou dificultando a vida dos produtores.
De acordo com o vereador Tonhão os pequenos produtores daquela região estão sendo obrigados a vir a Itamaraju sempre que precisam emitir guias de vacinação ou para comercialização e, muitas vezes, esses produtores acabam não sendo atendidos pelo escritório da ADAB de Itamaraju. Para reativação do posto basta apenas a contratação de um servidor que possa atender o produtor em sua própria região.
Tonhão apresentou ainda a Indicação 010/2013, solicitando o encascalhamento da estrada que liga os distritos de Pirajá e São João da Prata, passando por Piragi e Coração Central. Foram apresentadas também as Indicações 016/2013, que pede a construção de um novo cemitério em Itamaraju, de autoria do vereador Zé do Bolo (PTB); a 017/2013, que indica a recuperação do piso da Praça 2 de Julho e dos equipamentos da Academia Aberta e do parquinho infantil que se encontra desativado, de autoria do vereador Antônio Portugal (PT); e a de número 015/2013, indicando a construção de dois banheiros com vestiário no campo de futebol do Bairro Corujão, apresentada pelo vereador Valzão (PT).
O vereador Léo Lopes (PPS) apresentou duas indicações, a de número 011/2013, sugerindo a implantação de quebra-molas na Rua Piauí no centro da cidade e, a 012/2013, indicando a pavimentação das Ruas Ribeirão do Ouro e Oiapoque no Bairro Marotinho. O vereador Chico do Hotel (PP), por sua vez, apresentou requerimento dirigido à Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA, solicitando a presença, na Câmara, de um dos diretores da empresa, para explicar sobre os valores exorbitantes cobrados nas contas de água do município.
Depois de aprovados todos os pedidos de providência, indicações e requerimento, o presidente Rubens franqueou a palavra. O primeiro a fazer uso foi o vereador Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro. Mazuk, como é mais conhecido falou sobre seu Pedido de Providência que solicita a reforma da quadra do BNH. De acordo com o vereador, por muito tempo àquela quadra foi um dos poucos locais disponíveis para a prática de esportes em Itamaraju.
Quanto ao alambrado, o vereador defende que sem a proteção, durante os jogos, a bola pode cair sobre os telhados dos vizinhos e causar prejuízos, “por isso não adianta só reformar a quadra, se faz necessário à implantação do alambrado”, disse, pedindo o apoio do colega Léo Lopes que, segundo Mazuk, havia se comprometido em lutar pela reforma da praça esportiva.
Leandro Almeida Lopes, ou ‘Léo Lopes’ (PPS), confirmou as palavras de Mazuk garantindo ao colega que vai se empenhar ao máximo pela revitalização da quadra e dá área onde ela está localizada. Ele sugeriu aos colegas que o apoiem também para que seja dado, à quadra, o nome de Zaqueu da Silva Pena, jovem assassinado há anos trás e, uma pessoa que sempre se empenhou pela manutenção da quadra e de seu entorno, chegando inclusive a plantar árvores no local.
O vereador Francisco Carlos Barbosa Silva – ‘Chico do Hotel’ (PP), fez uso da palavra pra fazer um apelo ao presidente e aos nobres colegas vereadores, para a realização de uma audiência pública que discuta a questão da violência no município, principalmente nas casas novas do Conjunto Italaje, que, segundo o vereador, é o local onde mais têm ocorrido homicídios. Não participaram da sessão, os vereadores Evandro de Jesus (PHS), Paulo Vitor Moreira Costa (PT) e Joscelia de Souza – ‘Jú’ (PT).
Comentários