Prefeitura de Prado nega transporte a paciente do SUS

Vereadores dizem que a Saúde Pública piorou com Mayra

NILSON CHAVES - COCOBONGO

A Saúde Pública foi um dos assuntos amplamente debatidos na sessão desta segunda-feira (18/03) na Câmara Municipal de Prado e as discussões sobre o assunto foram iniciadas pelo vereador Gilvan da Silva Santos (PC do B), quando este requereu a realização de cursos de capacitação para os secretários municipais, “principalmente para a secretária de Saúde”, disse ele, acrescentando que os secretários precisam saber de suas obrigações para com a população. 

De acordo com o vereador, na semana passada ele esteve na Secretaria Municipal de Saúde para pedir um veículo que transportasse uma paciente até Salvador e, ouviu da secretária que não ia poder conseguir o veículo, “ela me apresentou um monte de justificativas e, a meu ver, nenhuma daquelas pode ser aceita”, disse, acrescentando que, o que pode estar havendo é uma discriminação por conta do marido da paciente não ter votado na prefeita eleita e também ter votado no vereador de oposição, “eu falei com ela que não estava ali por conta de um eleitor, sendo eleitor meu ou não eu iria me comprometer em ajudar da mesma forma e essa tem que ser a postura da Secretaria Municipal de Saúde”, defendeu. 

Gilvan Produções afirmou que ficou de voltar a Prefeitura na manhã desta segunda-feira (18) e assim o fez, mas ouviu da secretária que já tinha ajudado a muitos moradores por isso não ia ter condição de ajudar a paciente em questão. “Estão colocando as diferenças políticas acima do maior dom dado por Deus, à vida, será que a vida de quem votou na prefeita é mais valiosa que as vidas das pessoas que não votaram nela, pra mim todos são iguais, todos são cidadãos e por isso todos merecem uma saúde de qualidade”, defendeu o vereador do PC do B. 

A paciente em questão é dona Marilene Ramos Macedo. Ela recentemente fez uma cirurgia em Salvador para a retirada de um aneurisma cerebral e agora precisa retornar a capital para que os médicos avaliem a necessidade de se implantar platina em seu crânio, já que, por conta da cirurgia, foi aberto um pequeno orifício no osso que protege o cérebro. A revisão está marcada para esta quarta-feira (20/03). Dona Marilene é esposa de seu Benedito da Costa, mais conhecido como Negão de Vinôco. Ele contou ao Cocobongo que já procurou o Ministério Público com o objetivo de garantir o transporte. 

Em seu discurso, afirmando que não estava ali pra brincadeira, o vereador Gilvan cobrou sobre a situação do hospital que atende ao município, que, diga-se de passagem, estava sem médicos na manhã desta segunda-feira, destacando que, enquanto isso, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que foi inaugurada na gestão passada e fechada na atual gestão, continua sem funcionar. 

A vereadora Bruna Giorno Bomfim Santana (PC do B) também questionou sobre a UPA, afirmando que, de acordo com as informações do site do Ministério da Saúde, a unidade está em pleno funcionamento com todos os nomes dos funcionários ativos, “eu quero saber por que? eu quero saber também por que estão retirando os equipamentos da UPA e levando para os PSF’s?”, denunciou, lembrando que, durante a campanha eleitoral, pessoas do grupo da prefeita chegaram a afirmar que a UPA foi um equívoco do ex-gestor, “foi um equívoco político, mas os equipamentos da UPA estão servindo”, questionou, concluindo que a Unidade de Pronto Atendimento de Prado precisa voltar a funcionar para o bem daquela comunidade. 

Citando problemas como a falta de alimentos e medicamentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a vereadora enfatizou de forma categórica que a Saúde Pública piorou em Prado, “bateram tanto na saúde durante a campanha e a saúde piorou”, disse, afirmando que pelo menos, o tratamento com as pessoas era mais descente. 

Aliás, sobre o CAPS, o vereador Edson Santos Ferreira, o ‘Moreia’ (PSD), apresentou requerimento cobrando o transporte para as pessoas que fazem tratamento no Centro. De acordo com o vereador, o transporte existia, era feito por uma perua Kombi e deixou de ser feito na atual gestão. Moreia ainda cobrou dentista para o PSF-05 de Cumuruxatiba. Segundo informações todos os PSF’s do município estão sem atendimento odontológico. 

O vereador Moreia foi apoiado pelo primeiro secretário da Casa, vereador Augusto Jose Barreto Rodrigues (PP). Ele afirmou que essa é uma ação que merece resposta urgente da Prefeitura, afinal os pacientes precisam do transporte para ter acesso ao atendimento, “isso tem que ser urgente porque esse pessoal precisa de assistência médica e de orientação psicossocial”, destacou.

Comentários