“Estão colocando sucatas para transportar os alunos”, diz vereador Robertinho sobre transporte escolar

NILSON CHAVES - COCOBONGO

Os moradores de Prado que estudam nas faculdades de Itamaraju e Teixeira de Freitas estão vivendo verdadeiros dias de horror impostos pela Prefeitura Municipal. Estão tendo que utilizar um ônibus em péssimo estado de conservação e, o pior: _Eles ainda pagam pelo transporte. 

Na semana passada o ônibus quebrou e os estudantes ficaram na estrada, aliás, esse tem sido o dilema dos estudantes e de seus parentes que ficam preocupados com a situação, “ninguém sabe se o ônibus vai chegar ao destino ou, se chegando, vai conseguir trazer os alunos de volta”. O curioso é que antes da prefeita Mayra Brito assumir, o serviço oferecido aos estudantes, era feito por ônibus e vans de melhor qualidade. 

A questão do transporte dos alunos para as faculdades foi muito debatida pelos vereadores de Prado durante a sessão desta segunda-feira (04/03). O vereador Gilvan da Silva Santos (PC do B) chegou inclusive a apresentar um requerimento solicitando transporte gratuito e de qualidade para os jovens que cursam faculdade nas cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Ao justificar, Gilvan Produções foi enfático, afirmando que o transporte oferecido atualmente é de péssima qualidade. 

A vereadora Bruna Giorno Bomfim Santana – ‘Professora Bruna’ (PC do B) também fez coro com o colega comunista e teceu duras críticas à forma com a qual está sendo feito o transporte dos universitários, “quando Petrúcio fazia o transporte isso não costumava acontecer porque o ônibus utilizado era de melhor qualidade”, defendeu a parlamentar. 

Entretanto, a declaração mais polêmica partiu do vereador Roberto de Oliveira Dias (PP). Robertinho afirmou em alto e bom som que a Prefeitura colocou sucata pra transportar os alunos. “E a empresa que está fazendo o transporte para as faculdades também é de fora”, enfatizou o vereador Gilvan, num aparte concedido por Robertinho. De acordo com o vereador do PP o senhor Petrúcio apoiou a então candidata Mayra Brito, por isso não compreende como a prefeita foi capaz de mexer naquela linha, dando a entender que as mudanças que estão acontecendo nas linhas do transporte escolar são em atendimento a compromissos de campanha feitos com aliados políticos. 

O possível favorecimento político dado aos novos prestadores de serviço no transporte escolar indignou a vereadora Bruna Giorno Bomfim Santana (PC do B) que, em um aparte concedido por Robertinho citou os pronunciamentos do secretário estadual de Desenvolvimento e Integração Regional Wilson Alves de Brito Filho e da sua filha, a prefeita Mayra Brito, durante a solenidade de posse, quando “eles afirmaram que este governo não seria o governo do remorso e das perseguições”, disse, cobrando que a atual gestão priorize a qualidade nos serviços oferecidos e não as afinidades políticas. 

Depois disso, o vereador Robertinho voltou a disparar contra a Prefeitura, afirmando que estão colocando “crecrecho” e “pau vei” pra transportar os alunos, “sabe o que aconteceu no Riacho das Ostras?”, indagou e, respondeu: “O ônibus estava em tão bom estado que perdeu o para-brisa e uma janela do lado soltou durante a viagem e acabou ferindo um dos alunos, isso é um absurdo”, disse revoltado. O vereador ameaçou ir até a CIRETRAN de Itamaraju cobrar providências quanto à situação dos ônibus utilizados no transporte escolar de Prado se nenhuma providência for tomada pelo Executivo. 

O presidente Alfredo Gonthier de Almeida – ‘Alfredinho’ (PSC) informou que um ônibus do município está abandonado num antigo posto de combustíveis e se estivesse em bom estado poderia estar sendo utilizado para transportar os universitários. De acordo com o vereador Diógenes Ferreira Loures – ‘Jorginho’ (PTC), esse ônibus está prestes a voltar a circular, pois o seu motor já está sendo feito. Se a atual situação dos estudantes que cursam faculdade em Teixeira de Freitas é caótica, os que estudam em Itamaraju enfrentam situação pior ainda, porque para Itamaraju nem o transporte foi disponibilizado. 

Por Nilson Chaves

Comentários