Confirmado caso de dengue hemorrágica em Prado

NILSON CHAVES - COCOBONGO

Durante a sessão desta segunda-feira (04/03) na Câmara Municipal de Prado, o vereador Augusto Jose Barreto Rodrigues ( PP) fez uma declaração no mínimo alarmante. Ele afirmou que acompanhou, no último final de semana, um caso de dengue hemorrágica ocorrido no município de Prado. Ainda de acordo com o vereador, o grande número de ocorrências de casos de dengue está fazendo com que os pais corram aos laboratórios para fazer os exames de plaquetas, que confirmam ou não a doença. 

Augusto pediu providências à Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Prado, afirmando que a situação é grave porque a cidade vizinha de Teixeira de Freitas não tem mais leitos disponíveis, por isso, se faz necessário que haja uma massiva campanha publicitária de conscientização para que as pessoas sejam estimuladas a também combater o mosquito causador da doença em suas residências. 

O vereador Paulo Barros Monte (PSB) solicitou um aparte ao colega Augusto para lembrar que a situação pode piorar ainda mais se for levado em consideração que o mês de março, com suas chuvas, só está começando e, além disso, está pra acontecer no município um grande evento voltado aos motociclistas de todo o país, ocasião em que um grande número de turistas desse segmento deve visitar a cidade. 

Preocupado com a questão da dengue, o vereador Gilvan da Silva Santos – “Gilvan Produções” (PC do B), apresentou um requerimento solicitando da Prefeitura Municipal de Prado, a limpeza urgente das valas do município. Para o vereador se a Prefeitura não iniciar imediatamente uma operação de desobstrução das valas que atualmente estão tomadas pelo lixo e mato, o caos pode se instalar no município, porque o mês de março é tradicionalmente um mês de chuvas. Gilvan argumenta que a limpeza das valas também previne enchentes e vai poupar transtornos aos moradores, “é melhor prevenir que remediar então estamos apelando para o bom senso da prefeita e pedindo a ela que não espere mais, afinal o povo de Prado não merece ver a água invadir suas casas, muito menos ser acometido por esta doença que já está fazendo muitas vítimas em nossa cidade”, ressalta. 

O paciente com dengue hemorrágica está internado no Hospital Jonival Lucas, único hospital do município de Prado. O estágio mais avançado da doença foi constatado por exames laboratoriais e o paciente, Mateus Fontoura, que aparenta ter entre 18 e 20 anos de idade e mora no centro da cidade, teve que receber transfusão de plaquetas sanguíneas. O seu quadro clínico tem apresentado melhoras, mas ele ainda vai precisar ficar internado por alguns dias, para que possa continuar sendo monitorado, sob a orientação de uma equipe de Teixeira de Freitas. 

Quando o vereador Augusto falava sobre a dengue, uma das espectadoras se manifestou no plenário afirmando que estava com a doença. Alexandra Nascimento Chaves, 32 anos, moradora do Portal do Prado, apresentou um atestado e guias para exames, comprovando que não estava brincando. Segundo os moradores, a situação no município é caótica, existem focos em todos os bairros e no centro, mas esse estado de caos não aparece nas estatísticas da Saúde do estado porque o município não participar do LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. Por outro lado não se vê na cidade nenhuma providência tomada pela prefeita para se combater o mosquito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju