Prefeito de Alcobaça pede aos vereadores que fiscalizem sua gestão

NILSON CHAVES

A sessão serviu também para o presidente anunciar a composição das comissões permanentes da Casa 

Com duração de pouco mais de uma hora, a Câmara Municipal de Alcobaça realizou nesta segunda-feira (18/02) sua primeira sessão legislativa ordinária, marcando o começo dos trabalhos daquele poder em mais uma legislatura. Já no início da reunião o presidente esclareceu que aquela era uma sessão solene por isso não seria apreciada nenhuma proposição. A novidade foi a presença do prefeito do município, Bernardo Olívio Firpo Oliveira (PV) e do Vice-Prefeito Jose Carlos da Rocha (PDT). 

Aliás, por solicitação do presidente, vereador Aroldo Nonato Xavier Junior – ‘Aroldo de São Jose’ (PV), Bernardo Olívio foi o primeiro a se pronunciar aos presentes. Num discurso sucinto e objetivo, o prefeito agradeceu o convite, falou do seu respeito e consideração pela Egrégia Casa de Leis e desejou a cada um dos vereadores, sabedoria, discernimento e senso de justiça na condução dos trabalhos, “que vocês façam jus aos votos recebidos e que sejam representantes e fiscais do povo, cumprindo sempre o papel de vocês, que é legislar em prol da população de Alcobaça, elaborando ou editando leis que contribuam para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou. 

O chefe do Executivo alcobacense se colocou a disposição do Legislativo e garantiu um relacionamento harmônico sem misturar ou esquecer as atribuições de cada esfera. Por fim, Bernardo Olívio pediu aos vereadores que cumpram o seu papel de fiscal, fiscalizando as ações do Executivo. Falando ao Portal Cocobongo, o prefeito afirmou que “quem não deve não teme, acredito que não vai haver nenhum tipo de problema e eles estão aqui pra isso”, disse. 

Logo após o pronunciamento do prefeito, o presidente fez anunciar a composição das três Comissões Permanentes da Câmara para o biênio 2013/2014 (veja o quadro) e em seguida franqueou a palavra a cada um dos vereadores. Todos os parlamentares, sem distinção, fizeram uso da palavra, agradecendo aos que compareceram e se comprometendo em desempenhar o seu papel da melhor forma possível. 

Alguns fizeram questão de elogiar o prefeito, a exemplo do edil Erico Carlos dos Santos Miranda (PP), que afirmou que não conhecia o prefeito, “mas ele tem demonstrado interesse em trabalhar, tem respeitado muito essa casa, temos feito algumas reivindicações e elas, graças a Deus têm sido atendidas”. A vereadora Eliane Anne Goncalves de Oliveira Ferraz (PP), que integrou um palanque de oposição ao prefeito eleito, fez questão de se dirigir diretamente ao gestor para agradecer, “eu gostaria de falar para o senhor prefeito, muito obrigada, muito obrigada pelo tratamento que Vossa Excelência tem nos dado, estou muito feliz, porque nas reuniões que nós temos tido Vossa Excelência tem tratado os vereadores da mesma forma, falando de uma forma clara que a eleição se encerrou e que quer que trabalhemos juntos para o progresso do nosso município”. 

No final o presidente Aroldo Nonato Xavier Junior agradeceu a presença de todos lembrando que apesar de aquela sessão estar marcando o início dos trabalhos, ocorreu uma sessão extraordinária neste ano de 2013 com a participação de todos os vereadores, na qual eles tiveram que corrigir o orçamento que foi desenvolvido no ano passado. 

O presidente defendeu que o Legislativo alcobacense deve ser passado a limpo, “nós temos um desafio, fazer com que o político passe a ter uma melhor imagem junto ao seu povo, esse não é um desafio só de Alcobaça, mas um desafio do Brasil e do mundo”, disse. Para o presidente a imagem do político está desgastada porque não vem cumprindo o seu papel social, não vem garantindo a justiça social a todos, “precisamos estar num caminho reto e por isso é importante que sejamos cobrados”, admoestou aos colegas. 

Xavier Júnior aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação das sessões itinerantes nas localidades do interior do município com a realização de uma reunião preliminar antes de cada sessão para que seja possível tomar pé dos problemas vivenciados por cada comunidade. O presidente também anunciou que em consonância, o Executivo também estará atendendo uma vez por semana em localidades do interior, começando por São José de Alcobaça. Aroldo Nonato Xavier Junior marcou o próximo encontro para o dia 25 e encerrou a sessão. Todos os vereadores estiveram presentes. 

O Presidente 

Aroldo Nonato Xavier Junior (PV), ou Aroldo de São Jose, como é mais conhecido, tem 51 anos de idade, é natural de São Paulo – SP, e, chegou a Alcobaça a mais de 20 anos. Antes de vir para a Bahia trabalhava como programador de computador, mas no município alcobacense começou a desenvolver atividade agrícola na área da apicultura. 

Comentários