Mais de 130 mil baianos podem ter o título eleitoral cancelado

FONTE: ASCOM TRE-BA

Cerca de 132.500 eleitores em toda a Bahia foram identificados, após a depuração do Cadastro Eleitoral, como ausentes às últimas três eleições e podem ter o título cancelado por não terem justificado nenhuma destas ausências à Justiça Eleitoral. Do total de baianos que deixaram de comparecer aos pleitos, uma média de 39.300, ou seja, 29,6%, estão em Salvador. 

As relações contendo os nomes, os números de inscrições dos faltosos e as eleições em que não compareceram nem justificou a ausência começaram a ser afixadas para consulta nos cartórios eleitorais na quarta-feira (20). O eleitor que deseje informar-se sobre a sua condição pode também consultá-la no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), acessando o menu Eleitor>Situação Eleitoral (parte superior da página), informando o nome e a da data de nascimento. A verificação é feita ainda apenas com o número do título. 

Para regularizar a situação, o eleitor com nome incluído na relação dos faltosos deverá procurar a Justiça Eleitoral de 25 de fevereiro, a próxima segunda-feira, até 25 de abril. O atendimento poderá ser feito nos cartórios, na Central de Atendimento ao Público (CAP) do TRE-BA, situado em prédio anexo à sede, ou nos postos do TRE nos SACS. No ato, ele deve estar de porte de documento oficial com foto, o título eleitoral ou, a depender de cada caso, os comprovantes de votação, a justificativa eleitoral ou de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. 

Cancelamento 

A Coordenadora de Supervisão do Cadastro e Orientação às Zonas Eleitorais, Ana Maria Parceiro, vinculada à Corregedoria Regional Eleitoral, ressalta que o eleitor faltoso que não comparecer ao cartório para regularizar a situação durante este prazo terá o título cancelado automaticamente. No entanto, pontua: "Depois deste período, ele vai poder regularizar. Mas, a regularização vai ter que ser feita por outros meios. Terá que ser feito um requerimento para regularizar uma inscrição cancelada". O cancelamento deverá ocorrer no período de 10 a 12 de maio de 2013. 

O cancelamento dos títulos, estabelecido, este ano, no Ofício-Circular 01 e no Provimento 01, da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) - órgão vinculado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - é a etapa principal do trabalho de depuração do Cadastro Nacional de Eleitores (CNE), realizada por técnicos do TSE. Consiste no rastreamento e batimento de dados dos eleitores de todo o país para identificar e eliminar do Cadastro aqueles que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio