Prefeito de Caravelas é o novo presidente da APES
NILSON CHAVES
Prefeitos de onze das 21 cidades que compõem o Extremo Sul da Bahia, e representantes de mais nove municípios, se reuniram na tarde desta sexta-feira (11/01) no auditório do Hotel Monte Pascoal em Itamaraju, para eleger a nova diretoria da Associação dos Municípios do Extremo Sul – APES para o biênio 2013/2014. Apenas a prefeita de Porto Seguro, Claudia Silva Santos Oliveira (PSD), não compareceu nem enviou representante.
A Assembleia Geral Extraordinária foi presidida pelo ex-prefeito de Nova Viçosa, Carlos Robson Rodrigues da Silva – ‘Robinho’ (PMDB), que assumiu o cargo interinamente desde junho do ano passado, por conta da renúncia do ex-presidente Leonardo Coelho Brito – ‘Léo Brito’, que teve que se desincompatibilizar do cargo para concorrer à reeleição, atendendo a resolução 20.645 do TSE. Robinho já havia presidido a entidade por dois mandatos consecutivos, nos anos de 2007 até 2010.
Na mesa, além de Robinho, estava o prefeito anfitrião, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) e, os ex-prefeitos de Jucuruçu e Belmonte, Teodolino Jose Pereira (Dola) e Iêdo José Menezes Elias, respectivamente. Na primeira chamada da assembleia, às 16 horas, foi convencionado que os prefeitos tinham prazo de uma hora para criar as chapas que concorreriam à direção da APES. Por volta das 17 horas, já na segunda chamada, os prefeitos voltaram a se reunir para escolher entre as duas chapas apresentadas, a número 1, que tinha o prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva – ‘Júnior Dapé’ (PR), como presidente; e a Chapa 2, encabeçada pelo prefeito reeleito de Caravelas, Jadson Silva Ruas (PDT). Jadson acabou vencendo Júnior Dapé por 11 a 9 (veja a composição das duas chapas).
Para Jadson, a vitória não foi uma surpresa, “eu já esperava vencer”, destaca. Ele afirmou em entrevista a imprensa regional que sua primeira tarefa como presidente será solicitar das prefeituras associadas que encaminhem as principais demandas dos seus municípios para que seja criada uma relação de reivindicações em nível de região, “com essa relação em mãos nós vamos onde tivermos que ir para ajudar os municípios de nossa região”, disse.
Ruas encerrou pedindo aos prefeitos que apoiem a Associação pagando a contribuição em dia para que a entidade tenha condição de alcançar seus objetivos, “temos vários projetos, um deste é a disponibilização de um engenheiro aos municípios menores, para que este profissional possa dar uma assessoria a estas prefeituras na confecção dos seus projetos”.
No final ainda foi escolhido um nome entre os prefeitos da região para integrar uma Chapa na eleição da UPB – União dos Municípios da Bahia, que acontece no próximo dia 23. O prefeito escolhido, o de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), disse que acredita na criação de uma chapa única e vai trabalhar nesse sentido, “vamos buscar a unidade, acho que os municípios da Bahia precisam se unir em torno de um nome e para a nossa região vai ser muito positivo ter um membro nessa chapa, vamos ter mais facilidade pra cobrar dos governantes em todas as esferas os benefícios para o Extremo Sul”, ressaltou.
Falando aos colegas, o prefeito reeleito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) fez questão de parabenizar Robinho pela condução da eleição e também por conta de sua atuação na ocasião em que presidiu a APES. O gestor ainda afirmou que ninguém saiu derrotado do processo, “o novo presidente vai representar todos nós, por isso, todos somos vencedores, o importante agora é dar o oxigênio necessário para que esta entidade possa desenvolver seus trabalhos da melhor forma possível”, acrescentou.
Além dos prefeitos de Caravelas, Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas, estiveram presentes ainda, os chefes dos Executivos de Guaratinga - Kenoel Viana Cerqueira (PV), Ibirapuã - Rildo Ferreira de Andrade (PRP), Itanhém - Milton Ferreira Guimaraes – ‘Bemtivi’ (PSB), Jucuruçu - Uberlandia Carmos Pereira (PSD), Lajedão - Humberto Carvalho Côrtes - ‘Betão’ (DEM), Mucuri - Paulo Alexandre Matos Griffo – ‘Paulinho De Tixa’ (PDT), e Nova Viçosa - Márvio Lavor Mendes (PMDB).
Não compareceram, mas enviaram representantes, os prefeitos de Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, Medeiros Neto, Prado, Santa Cruz Cabrália e Vereda. A APES existe desde 1997 e reúne os 21 municípios do Extremo Sul da Bahia. Seu principal objetivo é defender e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.
Comentários