ELEIÇÃO UPB: Maria Quitéria é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade baiana
JORNAL DA CHAPADA
Acaba de ser eleita presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB). Quitéria é a primeira mulher a assumir o comando da entidade no estado. Uma parcial já aponta a vitória para a prefeita que tem 207 votos contra 141 de Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí e candidato da oposição ao governo de Jaques Wagner. No total, 352 prefeitos do interior do estado compareceram à sede da UPB para registrar seu voto.
A votação para a escolha do novo presidente da entidade municipalista baiana ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira (23), com direito a fanfarras, “boca de urna” e com os candidatos disputando voto a voto os apoios dos associados. Cada candidato, quando questionado, dizia que ganharia a eleição. A princípio parecia difícil avaliar o pleito e anteciparmos resultados que indicasse a eleição de Maria Quitéria. Entretanto, a noite da terça (22) foi decisiva para a eleição da prefeita de Cardeal da Silva. Ela promoveu um jantar de peso com mais de 200 prefeitos e a presença de diversos segmentos da política baiana.
O favoritismo de Maria Quitéria começou a promovê-la como candidata do atual presidente Luiz Caetano (PT) e do governador Jaques Wagner (PT). Ficando claro que o candidato Wilson Cardoso não era candidato da maioria, mas sim das oposições. Apesar de Wilson Cardoso se dizer candidatos dos prefeitos, a prefeita de Cardeal da Silva ganhou o pleito. A nova presidente da entidade municipalista baiana agradeceu ao apoio dado pelo Jornal da Chapada e disse que já na próxima segunda-feira (28) irá para Brasília lutar pela categoria.
A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).
Comentários