Com casa cheia, Pedro, Luiz Mário e 15 vereadores são empossados na Câmara Municipal de Itamaraju

NILSON CHAVES


O dia 1º de janeiro de 2013 foi marcado pelas solenidades de posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas eleições municipais de 7 de outubro. Foi assim nos mais de 5 mil municípios do Brasil e não poderia ter sido diferente em Itamaraju. 

Aqui a solenidade, iniciada às 17h30min foi aberta com uma rápida oração ministrada pelo pastor José Orlando da Igreja Assembleia de Deus. A posse foi conduzida pelo vereador que presidiu a Câmara Municipal de Itamaraju no último biênio, Rubens do Hospital. Ele fez o juramento, prometendo cumprir as Constituições Federal e do Estado da Bahia, a Lei Orgânica do Município e as demais leis, e desempenhar fielmente e lealmente o mandato que o povo lhe concedeu promovendo o bem geral do município. 

Depois de os demais repetirem “assim eu prometo”, o presidente então declarou empossados os 15 edis que atuarão nos próximos 4 anos na Câmara de Itamaraju. Em seguida Rubens solicitou dos vereadores Adriano Pinaffo e Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – ‘Mazuk, ambos do PV, que conduzissem ao plenário, respectivamente, o prefeito eleito, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) e o vice-prefeito, Luiz Mario da Silva Lima (PP). A exemplo do que aconteceu com os vereadores, o prefeito e o vice também foram convidados a fazer o juramento se comprometendo com os cidadãos de Itamaraju, e, posteriormente, foram declarados empossados. 

Falando ao público presente, o vice Luiz Mário iniciou parabenizando a Justiça Eleitoral, o comandante da Polícia Militar e o delegado Gean Nascimento, pela contribuição dada ao processo eleitoral. Luiz Mario disse que aquele momento não se limitava apenas a uma solenidade de posse, mas a um passo importante para a concretização de um sonho, o de servir a comunidade dando sua colaboração para construção de uma terra com mais qualidade de vida. 


O vice destacou que o trabalho realizado pelo prefeito Pedro da Campineira durante os dois primeiros anos de seu governo e que não se limitou apenas a recuperação física da cidade, mas também a autoestima do seu povo, foi preponderante e decisivo para que o grupo do qual faz parte decidisse apoiá-lo. Luiz Mario concluiu agradecendo a todos que se engajaram na campanha vitoriosa do prefeito reeleito, “tenho ciência de que tudo que conquistamos foi graças ao apoio de vocês que souberam conduzir com dignidade e ética a nossa campanha, que foi vitoriosa apesar dos injustos ataques que sofremos”. Por fim ele fez um agradecimento especial ao deputado estadual Ronaldo Carletto e a mãe deste, dona Marizete Carletto, que abriram mão de um projeto pessoal pelo bem do povo de Itamaraju. 

Já o prefeito recém-empossado iniciou seu primeiro pronunciamento dessa nova gestão agradecendo aos amigos, evangélicos e católicos, seus familiares e personalidades políticas que o apoiaram durante a campanha. Manoel Pedro afirmou que nos dois anos e nove meses do seu primeiro mandato enfrentou “um grande desafio”, disse se referindo a situação encontrada quando assumiu a Prefeitura. 

O homem que vai chefiar o Executivo itamarajuense afirmou que hoje tem visto o trabalho de sua equipe reconhecido por todos os cidadãos e pelos que passam por Itamaraju, “eu sei que a ansiedade da população de Itamaraju, é que ela seja transformada num curto espaço de tempo, mas em todos os meus discursos eu tenho pedido à população que tenha paciência e que me ajude porque esse desafio não é só do prefeito, mas de todos que moram aqui”, disse, aproveitando o gancho, para invocar o apoio dos integrantes do Legislativo. 

Aos adversários políticos, Pedro deixou um pedido, “as críticas sempre vão existir, mas eu gostaria que todos aqueles que assim fizerem, também apontem a solução, porque eu estarei atento a ouvir e contribuir para resolver todos os problemas”. O prefeito disse ainda, que nesse novo mandato, vai se empenhar na busca de uma solução do maior problema vivenciado pela população, a saúde pública, “nesses quatro anos de mandato, eu quero me empenhar, juntamente com a população, com as autoridades de Itamaraju e Câmara Municipal, para que consigamos resolver aquilo que ainda não conseguimos, sei que faltam muitas coisas, mas eu e muita gente de bom senso reconhecemos que nesse período em que estive na Prefeitura as coisas já melhoraram bastante, fizemos o que pudemos, mas não vamos parar por aí, agora temos muito mais tempo para colocar a Saúde, a Educação e a Segurança Pública de Itamaraju no lugar que merecem”. 

Para concluir o pronunciamento que durou pouco mais de 13 minutos, Pedro enfatizou: “estarei empenhado e serei incansável na busca do que for necessário para melhorar a condição de vida do nosso povo, tanto na esfera estadual quanto na Federal, porque tenho afinidade com o governador Jaques Wagner e com a presidente Dilma Rousseff, a política existe para resolver o problema da sociedade, e no momento em que passou o período eleitoral, precisamos dar as mãos para resolver os problemas do povo que nos elegeu”, destaca. 

Falando com a imprensa, Pedro reconheceu que o momento é mais favorável do que quando assumiu há dois anos e nove meses, porque a casa está arrumada e ele já tem conhecimento real dos principais problemas do município. Ele também afirmou que a instalação das novas empresas em Itamaraju será o divisor de águas em sua história, “essa cidade é a cidade onde eu moro, que eu gosto, que me acolheu quando aqui cheguei, eu devo tudo a Itamaraju e quero fazer o que for possível para desenvolver ainda mais essa cidade, o que depender de mim eu vou fazer”, disse. 

Ainda na entrevista coletiva, concedida logo após ser empossado para o novo mandato, o prefeito fez questão de explicitar sua preocupação com a segurança pública do município, afirmando que vai se reunir com o delegado e com o comandante da 43ª CIPM com o objetivo de obter subsídios que serão levados ao secretário estadual da Segurança Pública, “quero saber o que precisa ser feito para que nós possamos trazer de volta a paz que sempre imperou aqui, vou levar essas reivindicações ao secretário em Salvador”. 

Manoel Pedro desconversou quando perguntado sobre a composição do novo ‘primeiro escalão’ e, quando arguido sobre a presença dos seus pais, seu Arlindo (91 anos) e dona Georjeta (80), na solenidade de posse, o prefeito se emocionou, “meu pai é um exemplo de pai e de homem, o que ele me ensinou e ensinou a todos os filhos é ter dignidade, ser honesto e respeitar a todas as pessoas, não importa de que nível seja, porque nós somos todos iguais, por isso eu fico muito feliz por vê-lo aqui ao lado da minha mãe, dos meus irmãos, do meu filho Pedrinho, foi muito bom ver minha família aqui comigo”, ressaltou. 


Depois do pronunciamento do prefeito, o presidente em exercício suspendeu a sessão por dez minutos para que prefeito e vice recebessem os cumprimentos dos presentes, que, diga-se de passagem, compareceram em grande número. Aproximadamente 500 expectadores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Itamaraju para acompanhar a solenidade de posse, entre estes, parentes, correligionários e amigos dos empossados, além de personalidades políticas como o ex-prefeito Orlandino Lopes da Paixão e dona Marizete Carletto, e autoridades como o delegado Circunscricional de Itamaraju, Gean Carlos do Nascimento, e o comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major PM Gilson Paixão. 

Quando a sessão foi reiniciada, por volta das 19 horas, com dez votos favoráveis, o ex-presidente da Câmara de Itamaraju, Rubens do Hospital (PR), foi reconduzido ao cargo de presidente da Egrégia Casa de Leis. A chapa única apresentada por um bloco composto por 8 parlamentares tinha como vice-presidente o vereador Evandro de Jesus, 1º secretário Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro e 2º secretário Clemilson Gomes dos Santos – ‘Keu de Júlio Martins’.

Comentários