Léo abrilhanta formatura do Proerd em Itamaraju
NILSON CHAVES
“Eu trabalho aqui em Itamaraju na Vara Crime e todos os dias eu vejo como as drogas têm afetado a nossa sociedade, temos perdido muitas pessoas nessa batalha, já vi crianças, já vi adultos, muitas vidas sendo destruídas por causa das drogas e, quando eu vejo vocês aqui se comprometendo em resistir às drogas eu fico mais esperançosa, por isso eu quero pedir a vocês que espalhem o ensinamento que vocês receberam, pratiquem dentro de suas casas, pratiquem com seus amigos e seus familiares, só dessa forma, teremos paz em nossa sociedade”.
Essas palavras, pronunciadas pela Juíza de Direito da Comarca de Itamaraju, titular da Vara Crime, Michelle Menezes Quadros Patrício; e dirigidas especificamente a um público de crianças, formandos em mais uma turma do Proerd; já dá a dimensão da importância do ‘Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência’ para uma comunidade.
A magistrada enfatizou que o planeta enfrenta muitos problemas como a corrupção no meio político, o aquecimento global, mas o maior desafio de uma comunidade é, indubitavelmente, o combate ao mal chamado ‘Drogas’. Enquanto a Juíza se dirigia a eles, os proerdianos, como são chamados, procuraram fazer silêncio e ouvir atentamente cada palavra pronunciada pela magistrada.
Aliás, eles foram também os protagonistas dos momentos mais emocionantes que aconteceram durante o evento; cantaram o Hino Nacional; depois os mais de 50 alunos do 5º Ano da Escola Municipal Rui Barbosa, regidos pela professora Antônia dos Santos Castro, cantaram uma canção de natal; fizeram o tradicional juramento; cantaram a musiquinha do Proerd e por fim ainda prestaram uma homenagem a Sargento PM Romenny Larissy Favaratto, instrutora do programa na 43ª CIPM.
Tudo isso aconteceu na manhã desta terça-feira (11/12) na quadra coberta da Escola São João Evangelista, localizada na região central de Itamaraju. Depois de assistirem a 10 aulas, uma por semana, com aproximadamente 50 minutos de duração, nas quais, fazendo uso da música e de outros dispositivos, agradáveis aos alunos, os instrutores ensinaram o mais importante, sobre os perigos e consequências do uso das drogas; o momento de fechar com chave de ouro havia chegado, e foi assim.
De cada uma das sete escolas municipais de Itamaraju (Duque de Caxias, Rui Barbosa, Centro Educacional, Mário Andreazza, Cristo Redentor, Benedita Malaquias e Furlan) foram premiados alunos que se destacaram com a redação do Proerd, destaque maior para a aluna Maria Clara de Souza da Escola Duque de Caxias, que teve sua redação escolhida entre as melhores, por isso foi convidada a fazer a leitura da redação e ainda ganhou medalha e um brinde.
Os certificados de conclusão do Proerd foram entregues aos diretores das instituições de ensino que abriram as portas à Polícia Militar do Estado da Bahia. Na hora do juramento, a Sargento falava e os proerdianos repetiam, “prometo, ao concluir o curso Proerd, cumprir meus deveres de criança, honrar meus pais e professores da minha escola, não esquecendo dos ensinamentos recebidos, do respeito a Deus e ao próximo e, de resistir às drogas e a violência, prometo dizer não as drogas, hoje e sempre, eu prometo, eu prometo!”.
Em seguida, chegou à vez da musiquinha, tradicional canção do Proerd, que diz ‘Proerd é o programa, Proerd é a solução, Lutando contra as drogas, Ensinando a dizer não’. Desta feita, a coreografia contou com a participação especial do Léo, o mascote do Proerd, fruto do empenho do ator e conselheiro tutelar Irismar Santana, que, diga-se de passagem, incorporou bem o personagem.
Antes do final, o Major PM Gilson Paixão Silva Santos, comandante da 43ª CIPM, fez questão de afirmar aos proerdianos que nasceu numa família humilde, mas o fato de nunca ter se envolvido com drogas lhe proporcionou chegar aonde chegou, ele também fez questão de agradecer a Secretaria Municipal da Educação e a Prefeitura Municipal de Itamaraju pelo apoio dispensado ao Programa.
A solenidade foi encerrada com uma homenagem a instrutora do Proerd na área de abrangência da 43ª CIPM, “queremos render homenagem àquela que pela dedicação e profissionalismo, tem feito com que o Proerd atingisse seus objetivos nas cidades de Itamaraju, Prado e, futuramente, quem sabe, em Jucuruçu”, disse o Tenente PM Sidney Rodrigues de Oliveira, mestre de cerimônia da solenidade, acrescentando que a policial recebeu recentemente o reconhecimento do Comando da Corporação sendo listada no rol dos policiais militares que tiveram a melhor produtividade na aplicação do Programa em todo o estado, o que lhe rendeu uma viagem ao Rio de Janeiro, pioneiro em matéria de Proerd no Brasil.
A sargento recebeu dos pais um buquê de rosas e das crianças a apresentação de um belo coral que cantou, em conjunto com um policial, a música ‘Fico Assim Sem Você’ de Claudinho & Buchecha.
Com 38 anos de idade, 13 destes dedicados a briosa Polícia Militar, a PM ressaltou que o reconhecimento veio por conta da iniciativa da própria Companhia, de separá-la única e exclusivamente para cuidar do Programa, “em outras cidades, por conta das dificuldades com limitação no efetivo, o policial que cuida do Proerd acaba tendo que fazer isso nas horas vagas, aqui em Itamaraju eu recebi essa incumbência, mas exclusivamente, então tive a oportunidade de me dedicar 100% e isso possibilitou os resultados”, diz.
Para 2013, a Sargento espera atingir 1000 crianças em 16 escolas do município. Integraram a mesa o Major PM Gilson Paixão; o Capitão PM Leonardo Gouvea Dumas, Subcomandante da Companhia; a Juíza Michelle Patrício; a professora Núbia Cajaíba, representando a secretária de Educação do município; o 1º Sargento de Comunicação do Exército Almiro Leonel Elesbão da Cruz, atual Chefe de Instrução do TG 06.025; Jorge Kalid Filho, Coordenador da 12ª CIRETRAN; o vereador eleito José Antonio Sousa Portugal, representando a Maçonaria; Luis Carlos Arcebispo, representante do Lions Clube Itamaraju/Fátima; e, Patrícia Pereira Araújo – mãe do aluno Gabriel, representando as famílias dos alunos.
Acompanharam a solenidade também, além dos familiares dos alunos, professores e diretores de unidades educacionais, a imprensa local, o gerente da agência de Itamaraju da Caixa Econômica Federal, Jessenito Costa Almeida e o professor Armando Azevedo.
O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. A metodologia aplicada no Proerd consiste em ensinar às crianças a reconhecer e resistir às pressões para o uso de drogas, por isso é considerado pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo.
Comentários