Eleitos, suplentes, populares e autoridades esperam três horas por Diplomação em Prado

NILSON CHAVES

Numa breve, porém concorrida solenidade, o Juízo Eleitoral da 112ª Zona diplomou os eleitos para os cargos majoritário e proporcional, com seus respectivos suplentes, das cidades de Prado e Alcobaça. 

Marcada para começar às 10 horas, a cerimônia acabou começando com três horas de atraso, por isso, o Juiz Rogério Barbosa de Souza e Silva, ao dar início ao ato de diplomação, pediu desculpas, justificando que o atraso foi por conta de ter que presidir um julgamento agendado para o mesmo dia da diplomação, “esse pedido de desculpa, eu espero que seja aceito, porque estávamos trabalhando em prol da sociedade”, disse o magistrado. 

Cabe dizer que o magistrado é o maior responsável pelo agendamento dos seus compromissos e, se o julgamento não poderia ocorrer noutra data, a diplomação poderia ter sido feita antes, a exemplo do que ocorreu em Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Jucuruçu e várias outras cidades da Bahia. Por conta do atraso, cidadãos de Prado e, principalmente de Alcobaça, que se deslocaram mais cedo até a Câmara de Prado, tiveram que esperar, e muito, para assistir a solenidade. 

Inicialmente, o ato havia sido agendada para dois horários, 8 horas, quando seriam diplomados os eleitos e suplentes de Alcobaça e, às 10 horas, os de Prado. Depois, em um novo comunicado, foi alterado o horário, unificando as diplomações para às 10 horas. No entanto, nem 8, nem 10, quando o Hino Nacional foi executado no plenário da Câmara Municipal de Prado, o relógio assinalava pontualmente 13 horas. 

Os prefeitos, eleito e reeleito, de Teixeira de Freitas e Caravelas, respectivamente, João Bosco Bittencourt (PT) e Jadson Silva Ruas (PDT), prestigiaram a solenidade de Diplomação. Ruas, inclusive, acabara de ser diplomado em sua cidade. 

Como a solenidade foi sucinta, apenas o juiz e o promotor Wallace Carvalho Mesquita de Barros, formaram a mesa e se pronunciaram aos presentes, que lotaram o recinto para acompanhar a Diplomação. Logo após ser solicitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-vereador Dr Fernando Rodrigues Filho, que morreu recentemente em Teixeira de Freitas, vencido por um câncer de próstata; o representante do Ministério Público da Bahia fez uso da palavra. 

“As comunidades de Prado e Alcobaça depositam nos senhores uma confiança e uma responsabilidade tamanha que, talvez os senhores não tenham noção, cheguei a Prado e encontrei um quadro de extrema pobreza, estou saindo e vendo a mesma situação quando aqui cheguei”, disse Dr Wallace, se referindo a sua transferência, já publicada, para outra Comarca. 

O promotor também criticou os atuais prefeitos de Prado e Alcobaça, pela situação em que os municípios se encontram atualmente, “na última transição onde o candidato eleito assumiu um compromisso, pude perceber que não houve catástrofe e acontecimentos que hora se abatem sobre o Prado, o candidato é eleito para administrar quatro anos, não é três anos e seis meses, são quatro anos, perdendo ou não a eleição ele tem que ser fiel àquele compromisso que ele assumiu anteriormente, é com muita tristeza que eu tenho visto, tanto em Alcobaça quanto em Prado, que aquele compromisso foi traído”, disse. 

Complementando, se dirigiu aos prefeitos eleitos, Mayra (Prado) e Bernardo (Alcobaça), pedindo que honrem o compromisso, “saiam da Prefeitura com a mesma dignidade com a qual estão entrando, pelos braços do povo, vocês hoje representam a esperança num amanhã melhor, que os senhores possam fazer em Prado e Alcobaça as melhores gestões que estas comunidades já experimentaram, que Deus ilumine vocês”, destacou. 

Logo após, o Juiz eleitoral diplomou os eleitos, começando pelo prefeito e vice-prefeito, eleitos, em Alcobaça, Bernardo Olivio Firpo Oliveira (PV) e José Carlos da Rocha (PDT), em seguida foram diplomados os onze vereadores eleitos no mesmo município (veja lista), seguidos dos suplentes. 

Na sequência foram diplomados os eleitos de Prado: Prefeita eleita Mayra Pires Brito (PP) e vice-prefeito eleito Fabiano Santos Rodrigues (PSC). E os onze novos integrantes do Legislativo pradense (veja lista) com seus suplentes. Com a diplomação, os eleitos estão aptos a tomar posse em seus respectivos cargos no próximo dia 1º de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio