Eleitos, suplentes, populares e autoridades esperam três horas por Diplomação em Prado
NILSON CHAVES
Numa breve, porém concorrida solenidade, o Juízo Eleitoral da 112ª Zona diplomou os eleitos para os cargos majoritário e proporcional, com seus respectivos suplentes, das cidades de Prado e Alcobaça.
Marcada para começar às 10 horas, a cerimônia acabou começando com três horas de atraso, por isso, o Juiz Rogério Barbosa de Souza e Silva, ao dar início ao ato de diplomação, pediu desculpas, justificando que o atraso foi por conta de ter que presidir um julgamento agendado para o mesmo dia da diplomação, “esse pedido de desculpa, eu espero que seja aceito, porque estávamos trabalhando em prol da sociedade”, disse o magistrado.
Cabe dizer que o magistrado é o maior responsável pelo agendamento dos seus compromissos e, se o julgamento não poderia ocorrer noutra data, a diplomação poderia ter sido feita antes, a exemplo do que ocorreu em Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Jucuruçu e várias outras cidades da Bahia. Por conta do atraso, cidadãos de Prado e, principalmente de Alcobaça, que se deslocaram mais cedo até a Câmara de Prado, tiveram que esperar, e muito, para assistir a solenidade.
Inicialmente, o ato havia sido agendada para dois horários, 8 horas, quando seriam diplomados os eleitos e suplentes de Alcobaça e, às 10 horas, os de Prado. Depois, em um novo comunicado, foi alterado o horário, unificando as diplomações para às 10 horas. No entanto, nem 8, nem 10, quando o Hino Nacional foi executado no plenário da Câmara Municipal de Prado, o relógio assinalava pontualmente 13 horas.
Os prefeitos, eleito e reeleito, de Teixeira de Freitas e Caravelas, respectivamente, João Bosco Bittencourt (PT) e Jadson Silva Ruas (PDT), prestigiaram a solenidade de Diplomação. Ruas, inclusive, acabara de ser diplomado em sua cidade.
Como a solenidade foi sucinta, apenas o juiz e o promotor Wallace Carvalho Mesquita de Barros, formaram a mesa e se pronunciaram aos presentes, que lotaram o recinto para acompanhar a Diplomação. Logo após ser solicitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-vereador Dr Fernando Rodrigues Filho, que morreu recentemente em Teixeira de Freitas, vencido por um câncer de próstata; o representante do Ministério Público da Bahia fez uso da palavra.
“As comunidades de Prado e Alcobaça depositam nos senhores uma confiança e uma responsabilidade tamanha que, talvez os senhores não tenham noção, cheguei a Prado e encontrei um quadro de extrema pobreza, estou saindo e vendo a mesma situação quando aqui cheguei”, disse Dr Wallace, se referindo a sua transferência, já publicada, para outra Comarca.
O promotor também criticou os atuais prefeitos de Prado e Alcobaça, pela situação em que os municípios se encontram atualmente, “na última transição onde o candidato eleito assumiu um compromisso, pude perceber que não houve catástrofe e acontecimentos que hora se abatem sobre o Prado, o candidato é eleito para administrar quatro anos, não é três anos e seis meses, são quatro anos, perdendo ou não a eleição ele tem que ser fiel àquele compromisso que ele assumiu anteriormente, é com muita tristeza que eu tenho visto, tanto em Alcobaça quanto em Prado, que aquele compromisso foi traído”, disse.
Complementando, se dirigiu aos prefeitos eleitos, Mayra (Prado) e Bernardo (Alcobaça), pedindo que honrem o compromisso, “saiam da Prefeitura com a mesma dignidade com a qual estão entrando, pelos braços do povo, vocês hoje representam a esperança num amanhã melhor, que os senhores possam fazer em Prado e Alcobaça as melhores gestões que estas comunidades já experimentaram, que Deus ilumine vocês”, destacou.
Logo após, o Juiz eleitoral diplomou os eleitos, começando pelo prefeito e vice-prefeito, eleitos, em Alcobaça, Bernardo Olivio Firpo Oliveira (PV) e José Carlos da Rocha (PDT), em seguida foram diplomados os onze vereadores eleitos no mesmo município (veja lista), seguidos dos suplentes.
Na sequência foram diplomados os eleitos de Prado: Prefeita eleita Mayra Pires Brito (PP) e vice-prefeito eleito Fabiano Santos Rodrigues (PSC). E os onze novos integrantes do Legislativo pradense (veja lista) com seus suplentes. Com a diplomação, os eleitos estão aptos a tomar posse em seus respectivos cargos no próximo dia 1º de janeiro.
Comentários