CDC – CEI está em novo endereço, maior, mais arejado e de fácil acesso

NILSON CHAVES

Muitos não sabem, mas o município de Itamaraju possui um espaço onde as pessoas podem acessar a Internet gratuitamente, sem a necessidade de ter um notebook ou aparelho celular de última geração. Os Centros Digitais de Cidadania – CDC, já disponibilizam aos usuários 10 computadores com diversos softwares, ligados a Internet e uma impressora a laser para impressão de trabalhos escolares, entre outros. 

Até pouco tempo o principal CDC do município funcionava dentro do Centro Educacional de Itamaraju, localizado ao lado da Escola Municipal Reitor Edgard Santos no BNH. Por conta disso, o Centro acabava sendo mais utilizado pelos próprios alunos da unidade, em detrimento de uma restrição natural aos demais potenciais clientes. 

O Coordenador do Programa de Inclusão Sóciodigital no município, Luciano Santos Jeanmonod, conta que, apesar de ser um espaço com boa infraestrutura, o CDC tinha que se adequar às normas e horários da unidade educacional, “o CDC tinha que seguir o regime administrativo da escola, por exemplo, quando a escola fechava os portões ninguém mais podia entrar no CDC; hoje, no novo local, não é mais assim”, conta. 

No novo endereço, Avenida Fernando Martins [Perimetral], 391A, próximo a 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Centro tem recebido diariamente um volume maior de usuários, a média de atendimento nas unidades de Itamaraju chegou há 90 dia. 

Similar ao CDC – CEI, outros três estão em funcionamento no interior do município: O CDC – Nova Alegria, que funciona na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Nova Alegria, na Rodovia Itamaraju - Jucuruçu, Km 60; CDC Assentamento Bela Vista, localizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Bela Vista, na Rodovia Itamaraju - Jucuruçu, Km 32; e o CDC – Piragi, que funciona na Escola Santos Dumont, na Rua Principal, s/nº, no Distrito de Piragi. 

Em Nova Alegria, se utiliza um sistema sem fio via satélite e, dos Centros mencionados, apenas o de Piragi está funcionando sem internet. De acordo com o coordenador, o Governo Federal não disponibilizou uma antena via satélite para o povoado. A Prefeitura ainda tentou contornar o problema contratando uma empresa que fornece o serviço, mas o acesso era caro e não oferecia uma velocidade satisfatória, por isso o contrato teve que ser rescindido. Dessa forma, os usuários de Piragi usam os computadores, porém sem internet. Jeanmonod informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social está buscando uma alternativa para a solução em definitivo do problema. 

Além dos CDCs existe no Bairro Novo Prado um ‘Telecentro’, que está desativado por enquanto, por conta de um serviço de manutenção nas máquinas e troca do sistema operacional, “mas dentro em breve ele estará em pleno funcionamento”, assegura o coordenador. 

Os CDCs integram o ‘Cidadania Digital’, Programa de inclusão Sóciodigital do Estado da Bahia, tocado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para Evando Rodrigues, secretário Municipal do Desenvolvimento Social, é importante que a Secretaria e a Prefeitura apoiem programas como este. Ele informou que recentemente, por intermédio de um projeto de expansão, foram adquiridos novos equipamentos, “o que veio bem ‘a calhar’ porque nós já estávamos planejando mudar o CDC – CEI, tirá-lo de dentro da escola e, o novo local vocês estão vendo aqui, é amplo, iluminado, arejado, próximo do Centro, ficou muito bom”, comemora. 

O secretário destacou que a contra partida da Prefeitura é a disponibilização do local, com água, luz, telefone e internet, além dos dois monitores que fazem o atendimento ao cliente. Em breve o CDC – CEI estará oferecendo cursos de informática gratuitamente aos usuários. Para acessar a rede mundial de computadores no CDC é muito fácil, basta se dirigir ao Centro, fazer o cadastro de usuário, que é obrigatório, com apresentação do RG ou CPF, receber o seu login e senha, e depois é só usar um dos computadores por até 40 minutos, esse tempo pode ser ampliado caso haja disponibilidade. 

Nos computadores do CDC o usuário pode acessar sites de notícias e redes sociais, realizar pesquisas na internet, criar um endereço eletrônico para enviar e receber mensagens pelo e-mail, e, elaborar e enviar currículos. O usuário também pode utilizar o computador para confeccionar documentos de texto ou materiais gráficos como cartões, avisos, cartazes e folders. A velocidade é muito boa, são 2 Megas para Download e 1 Mega para Upload. Atualmente, o Programa Cidadania Digital possui uma rede com mais de 1.000 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em todos os municípios baianos, que proporcionam 20 mil acessos diários.

Comentários