Papai Noel de garrafa PET embeleza Praça Castelo Branco
NILSON CHAVES
Servidores da Prefeitura Municipal de Itamaraju lotados principalmente nas Secretarias Municipais de Obras e Assistência Social instalaram em um ponto da Praça Castelo Branco (localizado nos fundos da Rodoviária) um boneco do Papai Noel feito de garrafas PET com mais de 4 metros de altura. Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo diretor de Obras da Prefeitura, Hélio Vieira, o secretário de Assistência Social, Evando Rodrigues e, pela secretária de Finanças do município, Lucilene Alves Curvelo.
Lucilene contou a nossa equipe que o projeto já valeu apena não só pela beleza e esplendor do grande enfeite, mas também pela contribuição ao meio ambiente com o reaproveitamento das garrafas e pelo fato de grande parte do trabalho ter sido feito por jovens assistidos pelo PROJOVEM ADOLESCENTE, “nos dias de hoje, quando a gente consegue canalizar a energia desses meninos pra algo positivo e saber que eles estão tendo prazer nisso, já valeu o investimento”, comemora a secretária.
Aliás, o investimento foi ínfimo, haja vista que a maior parte da matéria prima veio de graça, o município só teve gastos com a base para fixação do boneco, com a estrutura de metal localizada em seu interior, mais a tinta e a iluminação, além da cerquinha de proteção que ainda será fixada. Todo o material restante foi coletado por servidores e participantes do PROJOVEM ADOLESCENTE (Programa nacional de Inclusão de Jovens), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e CRAS I e II (Centro de Referência de Assistência Social).
Selma Ribeiro de Oliveira, coordenadora do PROJOVEM detalhou que quando foi decidido que iriam fazer o Super Papai Noel, há cerca de 20 dias, foi realizado um grande mutirão para coleta do material necessário (as garrafas PET), depois foi feito um trabalho de higienização das garrafas que, em seguida, foram cortadas. O próximo passo, de acordo com a coordenadora, foi a fixação do material plástico na estrutura de ferro encoberta com tela de metal, dando assim, forma ao boneco gigante. Por último, a pintura deu o toque final ao projeto.
Outro boneco já confeccionado será fixado na Praça da Independência na tarde desta quinta-feira (29/11). “Este é o Papai Noel ecologicamente correto e sustentável, porque possibilitou o reaproveitamento de um material que seria depositado de forma indiscriminada como resíduo sólido no meio ambiente”, afirmou um dos populares que acompanharam o trabalho de instalação do enfeite. Para a confecção do bonecão, foram utilizados aproximadamente 3 mil garrafas PET. Mais de 200 pessoas estiveram envolvidas no projeto, com participação maior dos meninos do PROJOVEM ADOLESCENTE, por se tratar de adolescentes e, estar em maior número.
O trabalho de montagem do Super Papai Noel, que começou por volta das 15 horas, só foi concluído depois das 20, no entanto, ainda existem alguns detalhes a serem enviesados. Quando o bonecão foi iluminado, de dentro pra fora, a criação brilho e arrancou suspiros de todos que acompanhavam o trabalho de fixação. “Oh que lindo! nossa ficou maravilhoso! Gente, lindo de mais!”, foram algumas exclamações produzidas pela voz rouca da multidão.
O projeto, que contou com o apoio das Secretarias Municipais de Obras, Assistência Social e Finanças, foi o toque de requinte dado a iluminação típica natalina que deu nova cara as Praças Castelo Branco, Dois de Julho, Independência e aos trevos da cidade. Na Praça Castelo Branco, onde está localizado o Terminal Rodoviário, as pessoas que passam por ali no interior dos ônibus ou em veículos próprios se dirigindo a cidades vizinhas, levam consigo uma ótima impressão da cidade.
No caso específico do Super Papai Noel, bastou ligar a iluminação para que um verdadeiro batalhão de populares, maravilhados com a novidade, começasse a tirar fotografia do atrativo, ou ao lado dele. O aposentado Devalte Milli Laia, 60 anos, que chegou a cidade há mais de 30 anos, afirmou a nossa equipe que nunca viu antes em Itamaraju algo daquele tipo, ele aproveitou o momento para parabenizar o atual gestor e sua equipe pela iniciativa. “A iluminação das praças já havia ficado muito bonito, agora com esse Papai Noel, ficou maravilhoso”, disse o morador.
Os alunos do PROJOVEM ADOLESCENTE, Andra, Andrielle, Carol, Mariene, Milena e Igor, contaram que todos ajudaram a construir o boneco, mas o que deu mais trabalho, segundo eles, foi coletar o material, “a gente teve que pedir aos parentes, vizinhos, teve gente que se sensibilizou e levou as garrafas até o projeto, foi mutirão mesmo, mas o resultado é gratificante”, conta uma aluna.
Andra, Andrielle, Carol, Mariene, Milena e Igor (agachado) |
Como já foi dito, ainda faltam alguns detalhes, a fivela do cinto do bom velinho, o tradicional saco do Papai Noel e o cercadinho de proteção, mas, o que foi feito até agora, já deu um impacto na ornamentação. De acordo com Lucilene, o trabalho de ornamentação começou pelo Paço Municipal, lá também foram feitos arranjos com material reciclável tudo construído em regime de mutirão pelos próprios servidores, o que proporcionou o embelezamento do Centro Administrativo de Itamaraju com economia de recursos. Ainda de acordo com a secretária, os gastos mais significativos foram mesmo com a iluminação, “foram muitos metros de fio e não sei quantos pisca-piscas, mas ficou lindo, isso é o que importa”, ressalta.
Comentários