Luiz Viana vence eleições da OAB-BA

TRIBUNA DA BAHIA

O candidato da chapa Mais OAB, Luiz Viana Queiroz, venceu, nesta quinta-feira (22/11), as eleições para a Presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

A chapa Mais OAB, do candidato Luiz Viana Queiroz, obteve 5.923 votos (44,13%).

Em segundo lugar, a chapa Ação e Ética, encabeçada por Antônio Menezes, teve 5.486 votos (40,87%), enquanto a Dignidade e Juventude, comandada por Maurício Góes e Góes, ficou com 1.576 votos (11,74%).

348 votos (2,59%) foram anulados, e 89 (0,66%) ficaram em branco.

Quem é

Na OAB, Luiz Viana foi conselheiro federal pela Bahia de 2007 a 2009, quando integrou a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais.

Reeleito como conselheiro federal para o biênio 2010-2012, Luiz Viana é presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral e Reforma Política.

O que prometeu

Durante a campanha, Luiz Viana prometeu uma Ordem mais atuante, mais combativa na defesa das prerrogativas dos advogados e mais comunicativa.

Segundo ele, em sua gestão a Ordem adotará uma postura mais firme da na defesa das prerrogativas e mais combativa no enfrentamento das autoridades abusivas, ineficientes ou corruptas. “Advogado que enfrentar autoridade não vai ter a carteira cassada, advogado que enfrentar autoridade vai ter aplauso da OAB”, afirmou.

Destacou, também, a necessidade de “um enfrentamento jurídico, como desdobramento ao enfrentamento político da direção da OAB”. Para tanto, propôs profissionalizar a defesa das prerrogativas com a criação da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e de uma Comissão no Fórum em cada grande fórum da capital e do interior.

Entre as propostas para os advogados do interior, Luiz Viana prometeu sedes dignas e mais autonomia financeira para as subseccionais. “Vamos implantar o repasse automático de recursos para as subseccionais, com critérios objetivos a serem definidos, que podem ser o número de advogados de cada subseccional ou o tamanho da área geográfica que ela atua”, revelou.

Viana prometeu ainda uma OAB mais comunicativa, democrática e transparente, com uso intensivo de tecnologia para dialogar com os advogados e envolvê-los nas tomadas de decisão.

“Vamos conectar todos os advogados, através dos meios disponíveis com as novas tecnologias, para construir uma OAB mais comunicativa e para implementar uma verdadeira democracia participativa na Ordem. Nós vamos ter transparência total on-line, diária e em linguagem acessível, para que os advogados saibam quanto a OAB tem em caixa e possam decidir sobre suas prioridades”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio