SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DA BAHIA VISITA ITAMARAJU E DIZ QUE ESTÁ AFINADO COM O MUNICÍPIO

NILSON CHAVES
FOTO: FÁBIO MARINHO

O município de Itamaraju recebeu na tarde desta terça-feira (02) a visita ilustre do secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Seixas de Salles. O titular da SEAGRI nos contou que esteve conversando com alguns proprietários de laticínios da região Extremo Sul durante 3° Encontro das Indústrias Baianas do Setor de Leite e Derivados, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), que aconteceu no último fim de semana no Catussaba Resort em Salvador.
A produção leiteira acabou motivando mais uma visita do secretário à região, entretanto, ele fez questão de enfatizar que sua vinda a Itamaraju também atendeu a um pedido pessoal do Deputado Estadual Ronaldo Carletto (PP). Durante a visita, Salles esteve reunido com a secretária municipal da Agricultura de Itamaraju, Solange Chagas, com quem falou sobre vários assuntos, principalmente a reestruturação do setor produtivo do leite. Ele defendeu que precisa haver uma maior aproximação entre os Governos do Estado e Federal com a Prefeitura Municipal de Itamaraju.

Falando a nossa equipe, Salles procurou incentivar a secretária Solange a buscar saídas para os problemas da Agricultura usando a criatividade para enfrentar o volume limitado de recursos, “nós enfrentamos as mesmas dificuldades no estado, sabemos que existe uma demanda maior por parte dos setores prioritários como Saúde, Educação, Infraestrutura, por isso acaba sobrando uma fatia pequena para a Agricultura, mas com criatividade conseguimos implementar os projetos e fazer um bom trabalho”, ressalta.

Questionado sobre a possível ativação da Fábrica de Chocolate que foi instalada em Itamaraju, mas que nunca funcionou, o secretário afirmou que sua pasta, a CAR e a CEPLAC estão dispostos a trabalhar na reativação da fábrica, entretanto, existe a necessidade da cooperativa que é a atual tutora do projeto, passar a responsabilidade para o poder público, “só assim poderemos intervir”, destaca.

Em novembro do ano passado Eduardo Salles ganhou grande admiração dos agropecuaristas itamarajuenses, quando decidiu optar por fazer o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa nos municípios de Itamaraju, Itanhém e Guaratinga, detentores, nessa ordem, dos três maiores rebanhos bovinos do estado. Em Itamaraju o lançamento ocorreu na Fazenda Santo Amaro, de propriedade de Tassizo Carletto, localizada a 10 quilômetros da BR-101, sentido Nova Alegria. 

Eduardo Salles, 46 anos, aproveitou a oportunidade para destacar o potencial da região Extremo Sul, que segundo ele é uma das mais produtivas do estado, “o Extremo Sul é o maior produtor mundial de Eucalipto e de Café Conilon, é uma região de grande potencial produtivo, sem falar no rebanho bovino e no potencial produtivo de leite”, disse.

Ainda sobre o leite ele falou das deficiências neste seguimento, informando que os laticínios da Bahia são exemplos para o Brasil, mas o estado que tem o 3º maior rebanho leiteiro do país e poderia estar se destacando em produtividade, ocupa hoje o 23º lugar por Vaca – Ordenhada – Ano (VOA).

Enquanto Pernambuco produz 1,5 mil litros por VOA, a Bahia está produzindo 540 litros. Esses números, ainda segundo o secretário, têm gerado um déficit de 400 milhões de litros/ano para o estado, porque produz 1,2 bilhões de litros de leite ano e consome 1,6 bilhões de litros. Por conta disso, a SEAGRI está trabalhando em um projeto com 18 mil pecuaristas de leite da agricultura familiar. O Programa Vida Melhor, acoplado ao Programa Balde Cheio, pretende mudar essa realidade, classificada como vergonhosa pelo secretário Salles.

Comentários