PSD vai governar quatro cidades do extremo sul

NILSON CHAVES



Com a consolidação dos resultados e observando os números, podemos afirmar que o recém-criado Partido Social Democrático, ou PSD, foi o grande vencedor das eleições para prefeito nos municípios que compõem o extremo sul baiano. O PSD abocanhou 4 das 21 prefeituras da região (Itamaraju, Jucuruçu, Porto Seguro e Vereda). Depois se apresentam o PV, PP, PDT, PMDB, PSB e PT, todos com duas prefeituras cada. O PRTB, PRP, PR, PSC e DEM venceram em uma cidade cada um (veja o quadro). 


As mulheres também foram destaque nas cidades da região, venceram em Prado, Jucuruçu, Porto Seguro e Belmonte. Em três destas a experiência de ser governada por uma mulher será inédita, apenas Jucuruçu terá uma mulher na Prefeitura pela segunda vez. 

Os atuais prefeitos tentaram a reeleição em doze municípios do extremo sul, em seis destes conseguiram vencer, foi o caso de Caravelas, com JADSON SILVA RUAS; Itagimirim que reelegeu RIELSON SANTOS LIMA; Itamaraju, onde foi reeleito o atual prefeito PEDRO DA CAMPINEIRA; Itanhém, com MILTON FERREIRA GUIMARÃES – BEM-TE-VI; Mucuri, com PAULO ALEXANDRE MATOS GRIFFO - PAULINHO DE TIXA; e Santa Cruz Cabrália, onde foi reeleito o atual prefeito JORGE MONTEIRO PONTES. 

Nos municípios de Alcobaça, com LÉO BRITO; Guaratinga, com ADEMAR PINTO; Ibirapuã, com EDVALDO CARVALHO DOS SANTOS; Itabela, com OSVALDO GOMES CARIBÉ; Jucuruçu, com MANOEL DO CARMO LOYOLA PAIXÃO; e Prado, com JONGA; os eleitores decidiram pela renovação e elegeram BERNARDO OLIVIO do PV; KENOEL VIANA também do PV; RILDO ANDRADE do PRP; JÚNIOR DAPÉ do PR; UBERLANDIA do PSD e MAYRA BRITO do PP; respectivamente. 

Em outras três cidades os atuais prefeitos poderiam concorrer à reeleição, mas preferiram não entrar na disputa alegando questões pessoais. Foi assim em Lajedão, cidade onde o atual prefeito DANILO RODRIGUES FRAGA deve dar posse ao novo gestor BETÃO do DEM (candidato de oposição); em Medeiros Neto, onde BETO PINTO não concorreu e foi eleito NILSON COSTA do PSB; e por fim, em Porto Seguro, município em que o atual prefeito GILBERTO ABADE até iniciou a campanha, mas acabou desistindo da disputa. Em Porto Seguro ganhou a atual deputada estadual CLAUDIA OLIVEIRA do PSD, esposa do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira. 

Aliás, Robério e Eunápolis figuram entre os seis municípios onde os prefeitos já estavam num segundo mandato e não puderam entrar na corrida pela Prefeitura. Em Eunápolis, o candidato da situação NETO GUERRIERI do PRTB foi eleito com votação expressiva. As demais cidades onde os prefeitos já estavam em segundo mandato foram Belmonte, Itapebi, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Vereda. 

Em Belmonte, o atual prefeito IEDO ELIAS vai passar o cargo para ALICE do PP. Em Itapebi, DR. FRANCISCO do PSC assume a Prefeitura no lugar de CLÁUDIO HENRIQUE FERREIRA DE CARVALHO, atual prefeito. Em Nova Viçosa, Robinho deve dar posse ao prefeito eleito nestas eleições, o ex-vereador MÁRVIO do PMDB. No município de Teixeira de Freitas JOÃO BOSCO do PT assume no lugar do Padre APPARECIDO RODRIGUES STAUT. Na pequena cidade de Vereda que possui 6.206 eleitores, o atual prefeito ADALBERTO DA ROCHA NONATO deve passar o cargo ao novo prefeito DINOEL do PSD. 

LEGISLATIVO 

Falando de Legislativo, a emenda constitucional 58/2009 propiciou às Câmaras Municipais do extremo sul, um acréscimo de 47 novas cadeiras. Esse quantitativo representa um aumento de aproximadamente 23%. Apesar da modificação na legislação, em algumas cidades o número de vereadores não sofreu alteração, foi assim com Caravelas, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Ibirapuã, Itagimirim, Vereda e Lajedão. 

A média de vereadores reeleitos nos municípios do extremo sul ficou na casa dos 36%. Proporcionalmente, a cidades que mais reelegeu vereadores foi Guaratinga, 6 dos 9 devem ser reconduzidos no dia 1º de janeiro. Na sequência estão Porto Seguro, Mucuri, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Medeiros Neto, com 5 reeleições cada. Por outro lado, os eleitores mais implacáveis com os atuais legisladores foram os de Teixeira de Freitas e Itapebi, nesses municípios apenas um vereador conseguiu se reeleger. Nas cidades de Alcobaça, Itanhém, Itagimirim e Lajedão, dois vereadores apenas conseguiram a reeleição (veja o quadro).

Comentários