ITAMARAJU: MARANHÃO E PARTE DA ACRE JÁ ESTÃO ASFALTADAS

NILSON CHAVES


A chuva fraca que caiu durante o dia de ontem (04/10) em Itamaraju não impediu os operários da Prefeitura Municipal de aplicar a massa asfáltica em parte da Rua Acre. Ás 9h30min técnicos, máquinas e três caminhões basculantes carregados com o asfalto já estavam apostos no local, entretanto, só às 10h04min os trabalhadores deram início a aplicação do asfalto, a partir do cruzamento com a Rua Amazonas. 
Dez minutos após o início, a chuva começou a cair e a preocupação era se a precipitação podia causar algum prejuízo, mas por conta da massa quente, o pequeno volume de chuva não atrapalhou e a obra pôde ser tocada. Até as primeiras horas da noite de quinta-feira (04) o asfalto já tinha chegado até o cruzamento com a Rua Eurico Gaspar Dutra onde foi implantado o “engole tudo”. 

A outra parte da via que também será pavimentada nessa primeira etapa, compreendida entre as ruas Eurico Gaspar Dutra e João da Costa Fontoura, recebeu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (05/10), a pintura de ligamento com emulsão e, ainda hoje estará sendo revestida com o CN-30, uma massa fina que tem a finalidade de proteger a base para a aplicação do asfalto. 

De acordo com os técnicos que estão trabalhando na obra, aquele trecho deve ser concluído até às 24 horas de hoje (05). Paralelo a isso, os operários já concluíram o asfaltamento da Rua Maranhão, uma transversal da Acre que passa em frente ao Colégio Estadual Inácio Tosta Filho. Até a conclusão do asfalto várias etapas são concluídas. O processo se iniciou com a preparação da base, composta de solo brita, ou brita graduada, compactada sobre o terreno argiloso. 

Em seguida a base é umedecida com a emulsão ou piche, este processo é chamado de pintura de ligamento, depois é aplicado um produto chamado CN-30 para proteger a base. Depois que esse material endurece é feita mais uma vez a pintura de ligamento e, logo em seguida é aplicada a massa asfáltica quente, concluindo o serviço com a compactação do asfalto. Nessa primeira etapa da pavimentação, que vai da Rua Amazonas até a João da Costa Fontoura, com 8,705 mil metros quadrados de extensão, serão utilizadas 800 toneladas de asfalto, com espessura de 4 centímetros. 

RUA MARANHÃO
De acordo com Hélio Vieira, Diretor de Obras da PMI, assim que concluída essa etapa, a Prefeitura deve iniciar os trabalhos de terraplanagem e compactação do outro trecho da Rua Acre, a partir da Rua João da Costa Fontoura até a parte mais baixa onde está o despenhadeiro. Lá, a Prefeitura vai instalar uma tubulação em forma de escadas e depois uma canalização até o Rio Jucuruçu, “pra vocês verem que essa não é uma obra fácil, esse trecho estava abandonado há muitos anos, foi preciso investimento pesado, mas esse é o papel da Prefeitura”, ressalta Vieira. 

Cronograma

A pavimentação da Rua Acre já deveria estar concluída há muito tempo, se não fossem os contratempos e intempéries que sobrepujaram os planos e cronograma da Prefeitura. Tudo começou em fevereiro deste ano, quando a Secretaria Municipal de Obras anunciou o início da pavimentação para 30 de março. Infelizmente devido a um atraso no processo licitatório para aquisição do material, o início teve que ser adiado. 

No dia 23 de abril, a Prefeitura começou os primeiros trabalhos no pior trecho da Rua Acre, localizado após o cruzamento com a Rua Manuel Vitorino, ocasião em que foi implantada a rede de manilhas da drenagem pluvial que não existia. Aliás, o que existia no local eram as valas com até um metro e meio de profundidade, abertas pela água da chuva, que deixavam a via intransitável até para bicicletas.
 
ESTAVA ASSIM

Em 19 de junho de 2012, depois de instalada a rede coletora de água da chuva com 500 metros de rede e várias caixas de captação, além de um grande captador chamado de ‘engole tudo’, as máquinas da Prefeitura Municipal de Itamaraju começaram a espalhar o solo-brita pela Rua Acre. Simultaneamente, o rolo compactador já ia solando a mistura e preparando o terreno para receber o tapete negro. A obra mais uma vez teve que ser atrasada porque os moradores exigiram modificações no projeto original, eles queriam que as árvores localizadas em uma das margens da via fossem retiradas. 

A PMI fez as modificações exigidas, mas o preço mais uma vez foi mais atraso no cronograma da obra. Depois de mais um longo período de chuva, no dia 17 de setembro a pavimentação foi retomada com implantação das guias de meio-fio e preparação de mais uma parte da Rua com o solo-brita. Com o terreno já preparado, na manhã de 1º de outubro, as máquinas iniciaram o processo de aspersão da emulsão, era a pintura de ligamento demonstrando que a massa asfáltica não iria demorar. Tanto os moradores quanto a Prefeitura respiraram aliviados, afinal, foram 40 anos de espera. 
O trecho pavimentado será de 725 metros de extensão e está compreendido desde a parte mais baixa até a parte mais alta do Bairro de Fátima. A Acre corta ruas importante do centro da cidade, como a Imperatriz Leopoldina, Joana Angélica, Avenida Brasil, Dom Pedro I, Presidente Médici, Paulo VI e Avenida Fernando Martins [Perimetral]. No Bairro de Fátima ela atravessa a Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Eurico Gaspar Dutra, Anísio Teixeira, Inácio Tosta Filho, João da Costa Fontoura e Manuel Vitorino.
Curiosamente, parte da obra está sendo concluída no dia em que Itamaraju comemora 51 anos de emancipação político/administrativa, podemos constatar que este é um excelente presente. 

Comentários

Anônimo disse…
O NILSON CHAVES ESSE RAPAIS QUE ESTA PASSANDO NESTA PASSARELA AER E MEU ERMAO GIVALDO E COMO TAVA ORRIVEL ESTA RUA EM MEU DEUS PARA BEMS PREFEITO PEDRO DA CANPINEIRA
VALEU NILSON AKI E NIVALDO SOU DE ITAMARAJU MAIS TOU MORANDO EM SERRA ESPIRITO SANTO VALEU AMIGO UM ABRAÇO

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju