Prefeitura Municipal de Itamaraju inicia recuperação de rede de esgoto em Campo Alegre nesta quinta-feira (20)


NILSON CHAVES
 
Apesar da aproximação do dia 7 de outubro, data em que os cerca de 40 mil eleitores do município de Itamaraju vão poder optar entre uma das quatro candidaturas que pleiteiam administrar o município pelos próximos quatro anos, a Prefeitura Municipal de Itamaraju não para. Mesmo mantendo todos os compromissos com fornecedores e servidores rigorosamente em dia, as obras de infraestrutura que transformam o município continuam acontecendo em todos os cantos da sede e do interior do município.

RUA FREI JEREMIAS - BAIRRO NOVO PRADO

Os “eternos insatisfeitos” costumam argumentar que as obras só estão acontecendo porque é ano eleitoral, mas esse argumento cai por terra quando confrontado com a informação de que a atual gestão assumiu a Prefeitura a cerca de dois anos e meio e, pra melhorar, a casa estava completamente desarrumada. O atual gestor só se deu conta da situação depois que sentou na cadeira de prefeito.

Salários atrasados, dívidas com fornecedores, sem crédito na praça e sem dinheiro em caixa. Como a fama da Prefeitura de Itamaraju de mau pagadora já havia rompido os limites territoriais do município, o gestor tinha dificuldade até para comprar os produtos que seriam usados nas obras emergenciais, que não eram poucas.

Rua Frei Jeremias totalmente esburacada e sem uma lâmpada sequer; várias ruas do centro intransitáveis por conta da ruptura do sistema de drenagem pluvial (as manilhas velhas não suportavam a força da água da chuva), algumas destas passaram mais de um ano sem manutenção, privando seus moradores até de colocar seus carros em suas garagens; lixo e mato por todos os cantos; a esperança do povo de Itamaraju estava apagada, não havia expectativa de melhora; foi assim que o gestor recebeu o município.

Por cerca de um ano e meio, a Prefeitura se preocupou tão somente com a resolução dos problemas deixados pelo ex-prefeito, até porque, esses percalços demandavam a maior parte dos investimentos e quase 100% do tempo disponível da equipe de secretários. Os problemas estruturais começaram a ser resolvidos com obras de qualidade e, hoje, a situação é outra: “Itamaraju tem suas contas saneadas, tem dinheiro em caixa pra resolver os problemas de infraestrutura, até os mais crônicos e, a equipe de governo está se esmerando ao máximo para buscar a solução para os problemas mais complexos.

Por mais que um grupo reduzido de pessoas insista em afirmar que Itamaraju não vive um bom momento, ou que as coisas não acontecem, ou quiçá, que não estão ocorrendo avanços; a organização do trânsito com implantação da sinalização e guarda municipal, a limpeza da cidade, bem como a recuperação das ruas que passaram décadas esquecidas, mostram que Itamaraju vive um bom momento sim, dos melhores de sua história.    
       
Para a Secretaria Municipal de Obras, as intervenções não devem parar, mesmo diante do advento eleitoral, “nós tivemos que dar uma esperada por conta das chuvas que caíram em Itamaraju, mas temos uma demanda muito grande de serviços a serem feitos e isso realmente não pode esperar”, conta um servidor da Prefeitura Municipal.

Ele informou que a Escola Municipal Paulo Freire, localizada na Praça Castelo Branco, está sendo reformada e, a Escola Municipal São Roque do Bairro Corujão, também. Na Paulo Freire as intervenções ocorrem principalmente no telhado, que está sendo totalmente recuperado, e nas paredes, que receberam novo reboco e pintura. Já a São Roque está sendo beneficiada com reforma completa.

As obras da Rua Acre foram retomadas desde segunda-feira (17) com a implantação do meio-fio e, em breve, a implantação do asfalto, conforme já prometido pelo prefeito do município. Outra frente de trabalho está atuando na Rua Mem de Sá, no BNH, com serviço de concretagem (estão sendo utilizados mais de 15 metros cúbicos de brita). 

A Prefeitura está fazendo também a manutenção nos bueiros com recuperação de tampas no bairro Vale do Jucuruçu, objetivando o melhor escoamento das águas da chuva e, amanhã, a PMI inicia uma obra de recuperação da rede de esgoto em Campo Alegre, de acordo com a Secretaria de Obras, haverá reposição de manilhas na entrada do povoado. O material já foi adquirido e nesta quinta-feira (20), bem cedo, os operários da PMI começam o trabalho.

Nos bairros Canaã e Liberdade foi feito um trabalho de terraplanagem com compactação, entretanto a PMI adiantou que no Canaã, o problema só será resolvido em definitivo com a implantação de um sistema de drenagem pluvial, semelhante ao que foi feito na Rua Acre. Esses bairros também serão contemplados com obras de pavimentação, graças a uma emenda do Deputado Federal Paulo Magalhães, disparado o parlamentar campeão de emendas ao orçamento da união que beneficiam Itamaraju.   

O município também está concluindo a pavimentação das ruas Artur Fontes Mascarenhas e Paissandu, no bairro Novo Prado, tudo com recursos do município. Isso, sem falar nas ruas Pedro Álvares Cabral, Manoel Elias Ribeiro (entre a Perimetral e o BNH), Almirante Barroso e Paulo VI (Bairro de Fátima), e ainda as ruas Jacobina (Centro) e Amélia Rodrigues (Bairro de Fátima). Essas vias foram pavimentadas por paralelepípedos.

Mas a PMI também está concluindo a pavimentação das ruas do Bairro Jaqueira e já entregou o asfaltamento de todas as ruas do Bairro Primavera, o que proporcionou uma transformação no visual do bairro e na qualidade de vida de seus moradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju