Um ano depois, Chefe da STG da 6ª Região Militar volta ao Tiro de Guerra de Itamaraju


NILSON CHAVES

Na última vez que esteve em Itamaraju, em 21 de junho do ano passado; quando o chefe de instrução do Tiro de Guerra 06-025 ainda era o Sub-Tenente Manoel Luiz França do Nascimento; o Coronel do Exército, Omar Pereira Bejarano, chefe da Seção de Tiro de Guerra – STG – da 6ª Região Militar, pôde constatar as reais condições das instalações da unidade. O Coronel tinha assumido a Seção havia poucos meses e fez questão de visitar cada um dos 20 TG sob a responsabilidade da 6ª Região (18 na Bahia e 2 em Sergipe).


Apesar do excelente trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro, por intermédio do TG 06-025, em Itamaraju, a unidade ficou cerca de nove anos sem uma reforma sequer, “a situação estava precária”, reconheceu o Chefe de Instrução na época. De dois anos para cá, o tratamento dado a esse patrimônio do povo itamarajuense começou a ser diferenciado. Essa constatação foi feita pelo próprio Coronel Bejarano.

O oficial foi recepcionado em uma breve solenidade de formatura ocorrida às 6h30 da manhã desta quinta-feira, 26, e, na oportunidade, fez questão de agradecer a Prefeitura Municipal de Itamaraju pelo apoio dado ao Tiro de Guerra, “essas melhorias acabam interferindo de forma positiva na instrução dada aos jovens aqui”, enfatiza. O Coronel afirmou que para o Exército, o diretor do Tiro de Guerra é o prefeito do município, por isso, na posição de diretor da unidade, o gestor deve ter a responsabilidade de apoiá-la.


Atualmente, cerca de 30 jovens estão servindo na unidade e, foram estes que marcharam em continência ao Chefe da STG. Para o Instrutor Chefe do TG, Sargento Almiro Leonel Cruz, que assumiu a unidade no dia 5 de janeiro deste ano, a vinda do Coronel demonstra todo o cuidado que o comando da 6ª Região Militar tem tido com a unidade de Itamaraju. Sargento Cruz fez questão de pontuar as intervenções feitas na reforma do prédio, destacando a reforma do piso na área externa, recuperação do forro e telhado, intervenção na parte hidráulica e pintura interna do prédio, “parte do muro também foi pintado e os trabalhos continuam, queremos começar o quanto antes a pintura da área externa, mas, como você pode ver o que foi feito até agora já deu uma melhorada, nosso prédio já está em melhores condições”, ressalta o Sargento.  

Nessa viagem ao interior da Bahia, o Chefe da STG passou por Itabuna, antes de Itamaraju e, daqui, ele seguiu para Itapetinga, depois Vitória da Conquista e Jequié. À exemplo do que ocorreu na primeira visita, ele estava acompanhado de um itamarajuense, o Cabo da Polícia do Exército – PE – Almir Rodrigues dos Santos, lotado na Companhia de Polícia do Exército da Avenida Paralela em Salvador.


Comentários