Itamaraju: Iniciada implantação do asfalto na Praça Castelo Branco


POR NILSON CHAVES

A obra mais esperada pela população de Itamaraju finalmente começou. Quem passou pela Praça Castelo Branco, na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, acompanhou os preparativos para o asfaltamento da via localizada entre a Avenida Antonio Carlos Magalhães e o Terminal Rodoviário de Itamaraju. Por volta de meio dia, as máquinas começaram a trabalhar e, a previsão, é que a via seja toda pavimentada até o final do dia.





De acordo com Juarez, servidor lotado na Secretaria de Obras do município, as ruas que serão beneficiadas em seguida com a implantação do asfalto são a Avenida José de Anchieta, Rua Alvarenga Peixoto e Rua Piauí, entretanto, está prevista a implantação de aproximadamente 15 quilômetros do tapete negro, ou 147 mil metros quadrados de asfalto.


Nos últimos dias os fofoqueiros de plantão que torcem contra o desenvolvimento de Itamaraju espalharam muitos boatos pela cidade, informando que a obra de asfaltamento não mais aconteceria. Os oportunistas aproveitaram o fato de a máquina pavimentadora ter sido retirada da Praça Castelo Branco para iniciar o bombardeio.


Mas, a verdade é que, por três vezes seguidas o início da obra foi anunciado e, acabou tendo que ser adiado, devido ao mal tempo. Inicialmente a Secretaria Municipal de Obras havia decidido que a pavimentação começaria pelas ruas sem nenhuma pavimentação como os trechos das ruas Acre e Maranhão, localizados no Bairro de Fátima, por conta da Emulsão se adaptar mais ao solo.

“Infelizmente, como a preparação dessas ruas demanda mais tempo e a chuva não tem dado trégua, decidimos começar os trabalhos nas ruas calçadas e, assim que possível, vamos trabalhar nas ruas de chão, os moradores da Rua Acre podem ficar tranquilos que lá nós já concluímos 70% dos trabalhos e na próxima semana, se não chover vamos terminar a preparação daquela rua para receber o asfalto”, afirmou Juarez, acrescentando que parte da Acre já foi compactada inclusive com a utilização do solo-brita, “aquele trecho já está preparado”, explica. Na pavimentação das ruas calçadas está sendo empregado um material conhecido como CM30.

Segundo o Diretor de Projetos e Convênios da Prefeitura Municipal de Itamaraju, Wilson Júnior, o asfalto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itamaraju, “o Estado está fornecendo a Emulsão e está entrando também com o assessoramento técnico por intermédio da empresa OPF, agora a parte de maquinário incluindo os tanques, os demais produtos e a parte de pessoal é de responsabilidade da Prefeitura, se for colocar na ponta do lápis, o custo da obra foi dividido meio a meio praticamente”, conta o diretor.

Em entrevista concedida ao Programa Tribuna Popular da Rádio 99 FM, nesta sexta-feira, Juarez fez questão de enfatizar que as duas pontes que ligam a sede do município ao povoado de Campo Alegre já foram concluídas. Quanto à ponte que dá acesso ao povoado de Itabrasil, a obra foi iniciada. Juarez ainda anunciou para esta segunda-feira o início da obra de implantação da drenagem pluvial no Bairro Liberdade nas imediações do Conjunto Habitacional Urbis-III.

O Bairro Liberdade será beneficiado com pavimentação em Paralelepípedo de várias ruas com recursos federais oriundos de mais uma emenda do Deputado Federal Paulo Magalhães, no valor de R$ 1 milhão. Essa mesma rubrica irá beneficiar ainda parte do bairro Canaã.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju