Itamaraju: Exames para detectar hepatite e vacinas contra a doença são disponibilizados durante Seminário

NILSON CHAVES

A ação aconteceu na manhã da última sexta-feira, 27 de julho, durante o 4º Seminário de Hepatites Virais promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com organização do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, e Serviço de Atenção Especializada – SAE.


Os cerca de 250 participantes receberam camiseta com a logomarca do evento, fizeram a coleta de sangue para os exames que detectam a Hepatite, HIV e HTLV; e ainda foram vacinados com a 1ª de três doses da vacina contra Hepatite B. Os vacinados foram orientados sobre a necessidade de tomarem a segunda e a terceira doses, que devem ser administradas com 30 e 60 dias, respectivamente, contados da aplicação da primeira, em qualquer Posto de Saúde da Família - PSF.

De acordo com a enfermeira Claudia Ferreira, coordenadora do Programa DST/AIDS em Itamaraju, a quarta edição do evento, à exemplo das outras, objetiva lembrar o Dia Mundial de Luta contra Hepatite (28 de julho). Ela informou que por três anos consecutivos, o Seminário foi direcionado aos profissionais de beleza, principalmente manicures. A escolha dos garis e agentes de limpeza pública esse ano foi em virtude do grande número de acidentes ocorridos com esses trabalhadores. 

"Durante o evento foram proferidas inúmeras palestras voltadas para o assunto e os participantes ficaram informados sobre as formas de contágio e os cuidados com instrumentos ou objetos perfurocortantes contaminados."

A Hepatite age de forma sorrateira e silenciosa e acaba ocasionando doenças graves como a cirrose hepática. Ela pode ser contraída durante uma relação sexual, ou uso compartilhado de seringas ou navalhas entre outros. Por isso, as pessoas devem estar atentas até no momento de fazer a barba ou se depilar no caso da mulher, os instrumentos utilizados não devem ser compartilhados.

No ano passado foram registrados em Itamaraju, 1 caso de Hepatite A, 51 de Hepatite B e, 11 casos de Hepatite C. Após a realização das coletas de sangue e aplicações da vacina, os participantes puderam saborear um delicioso ‘Coffee Break’ com distribuição de brindes.

Na oportunidade, a enfermeira Cláudia chamou a atenção para o trabalho realizado pelo CTA em Itamaraju, onde qualquer cidadão que quiser, pode fazer os exames para detecção de Hepatite, HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, sem a necessidade de solicitação médica. 


No CTA também é possível ter acesso aos medicamentos que tratam as doenças detectadas e também aos preservativos, masculino e feminino. Para a secretária municipal de Saúde, Jane Matos, o evento demonstra a preocupação do município com os trabalhadores que atuam na limpeza pública e deixa patente que sua Secretaria não está alheia aos problemas de saúde pública, “estamos atentos a tudo”, disse a secretária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju