Fato Inédito: PT perde prazo e pode ficar fora da disputa eleitoral em Itamaraju


POR NILSON CHAVES


Momento em que a porta do Fórum foi fechada

Parece intriga da oposição, mas para o desespero dos petistas não é, trata-se de uma realidade pura e inédita na história do município de Itamaraju. No último dia determinado pela Resolução 23.341 para que os partidos políticos e coligações apresentassem nos Cartórios Eleitorais, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, de acordo com o artigo 11 da Lei nº 9.504/97; o Partido dos Trabalhadores se atrasou e por isso deixou de requerer o registro de seus candidatos em Itamaraju.

Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu, o que se sabe é que as portas do Fórum de Itamaraju foram fechadas impreterivelmente às 19 horas e o candidato do partido ao cargo majoritário, Dalvadísio Lima, chegou ao local às 19h06min. Pessoas que presenciaram a chegada do candidato petista informaram que ele tinha em mãos apenas um envelope, incompatível com o volume de documentos necessários para o registro das 32 candidaturas, 30 destas para os cargos proporcionais. O PT iria registrar uma coligação com mais dois partidos, o PSDB e o PRTB. A chapa tinha como candidato a Vice-Prefeito o atual vereador tucano, Elan Wagner Santos Chaves, o Elan de Lozinho, indicado pelo líder político Ivan Favarato.


Com o tic-tac dos relógios e, a medida em que se aproximava das 19 horas, as pessoas ficavam cada vez mais atônitas e apreensivas, sem compreender o que estava acontecendo. Alguns até chegaram a cogitar que aquilo poderia ser uma estratégia do Partido dos Trabalhadores. A ficha só caiu para todos os presentes às 19 horas e 30 segundos quando o administrador do Fórum fechou as portas. O Juiz eleitoral, Humberto José Marçal, que estava no prédio passou pela porta às 19 horas e 10 minutos sem falar com a imprensa.

Mesmo depois do ocorrido, muitos custaram a acreditar no que estava acontecendo. Coincidentemente, naquele momento estava na sede do Judiciário em Itamaraju a pessoa que sempre atuou com muita competência nos trabalhos de registro de candidatura do PT de Itamaraju, garantido ao longo dos últimos 20 anos que não acontecesse o que ocorreu nesta quinta-feira. A petista Lucilene Alves Curvelo, que foi afastada do PT pelo próprio diretório do partido, lamentou profundamente o ocorrido, principalmente pelos candidatos a vereador.

“Felizmente os candidatos a vereador do partido ainda podem registrar as candidaturas individualmente até 10 de julho”, ressaltou Curvelo. Edmilson Ciriaco, candidato a vice-prefeito na chapa de Marcos Ribeiro, da Coligação composta pelo PMDB e PT do B, também não conseguiu requerer o registro de sua candidatura. Ele chegou a tempo, às 18h50 minutos, mas não trouxe os documentos exigidos por lei. Ciriaco disse que teve dificuldade em baixar o programa no site do TSE. A coligação da qual fazia parte tinha 15 candidatos a vereador.


Quando questionada sobre a razão dos dois candidatos não terem conseguido requerer o registro de suas candidaturas, a analista judiciária Valdenizia Souza Santos, Chefe do Cartório da 172ª Zona Eleitoral, informou que o cartório funcionou até as 19 horas, conforme determina a lei eleitoral. Ela confirmou que agora só será permitido o registro individual.  

Quando nossa equipe chegou ao Fórum de Itamaraju, já passava das 15 horas e o candidato do PSOL a prefeito do município, Sérgio Lacerda, e seu Vice, Braz José de Souza, tinham acabado de dar entrada com a documentação para o registro das candidaturas de seu partido. O PSOL teve dois candidatos a vereador inscritos.

Às 16h50min, Lucilene Curvelo, vários presidentes de partidos e delegados, além do candidato a reeleição Manoel Pedro Rodrigues Soares e seu candidato a Vice, Luiz Mário, chegaram ao Fórum de Itamaraju com todos os documentos exigidos pela legislação eleitoral. Na coligação ‘A Força do Trabalho’, que apóia a reeleição de Manoel Pedro, estão 12 partidos, divididos em três coligações visando os cargos proporcionais: A Força do Trabalho 1, composta pelos partidos PSD, PSB, PSC e PCdoB; A Força do Trabalho 2, com os partidos PPS, PR, PTN, PTB e PHS; e a Coligação Transparência, com o PP, PRB e PV. Ao todo são 89 candidatos a vereador nas três coligações.

Depois que Lucilene, delegada da coligação para os cargos majoritários, entregou os documentos, foi a vez do delegado da coligação ‘Esperança e Renovação’, Gustavo Correia, fazer a entrega dos seus e requerer os registros das candidaturas. Ele estava acompanhado do professor Armando Azevedo. A coligação da qual faz parte é integrada pelo PPL, PDT, PSDC e Democratas, válida apenas para os cargos proporcionais e independente para os majoritários. Os quatro partidos juntos vêm com 29 candidatos a vereador. A Coligação foi a última de Itamaraju a registrar candidaturas.

No final da noite desta quinta-feira (05/07), pessoas ligadas ao pretenso candidato, Dalvadísio Lima, informaram que ele vai tentar, juntamente com seus advogados, uma saída jurídica para obter o registro de sua candidatura a prefeito de Itamaraju, entretanto, alguns juristas acreditam piamente na impossibilidade da reversão do quadro, haja vista que o prazo até as 19 horas estava previsto em lei, além disso, o Juízo da Vara Eleitoral, fez publicar portaria regulamentando o funcionamento do Cartório Eleitoral no mesmo horário determinado pela lei. A portaria foi, inclusive, amplamente divulgada em vários veículos de comunicação da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio