Servidores do HMI participam de mais um curso de capacitação
POR NILSON CHAVES
Cerca
de 60 servidores lotados no Hospital Municipal de Itamaraju, divididos em duas
turmas de 30, participaram nessa sexta-feira, dia 15, de um curso de
capacitação voltado para o atendimento ao público, no caso os pacientes que
dependem da unidade hospitalar. O curso, ministrado por uma equipe de
voluntários extremamente gabaritados, faz parte do projeto de fortalecimento
dos valores institucionais de Itamaraju e é direcionado aos colaboradores (servidores).
Integraram
a equipe o Mestre em Administração de Empresas com várias especializações e,
atual consultor do SEBRAE, Carlos Bolivar; a Bacharela em Direito e Estudos
Sociais com especialização em Docência Superior, Ednete Morais Costa Elias; o
representante comercial graduado em Administração de Empresa, Flávio Pereira
Gonçalves; e o economista Elias Amorim, atual Diretor Regional da SUDIC; todos
professores universitários.
Em
um momento de sua aula, Elias Amorim exibiu um vídeo institucional da Santa
Casa de Votuporanga, no interior de São Paulo, mostrando o salto em
desenvolvimento dado por aquela unidade de Saúde em sete anos. Elias defendeu
que, com o empenho de todos os colaboradores, a mesma experiência vivenciada em
Votuporanga pode acontecer no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI).
Ele
defendeu que apesar de não permitir o plantio do eucalipto a cidade mostra
pujança econômica, possui excelente logística, localização estratégica, capacidade
institucional e mentes fabulosas. “Além disso, o hospital possui uma estrutura
incrível”, destaca o economista, acrescentando que a vinda de um curso federal de
medicina para a cidade de Teixeira de Freitas, por intermédio da Universidade
Federal do Sul da Bahia, vai beneficiar diretamente o município e sua principal
unidade hospitalar.
A
Diretora do HMI, Simone Benigno Brito, 51 anos, informou que a capacitação
continuada gera uma reflexão nos servidores, “a intenção é fazer com que o
colaborador reflita sobre quem ele é dentro da unidade, de que maneira ele pode
contribuir para melhorar o atendimento”, enfatiza.
Simone
também fez questão de ressaltar o papel primordial de cada colaborador do HMI
durante o episódio trágico ocorrido há alguns dias na BR-101 quando várias
vidas foram ceifadas e tantas outras foram postas em risco. “Acho que a atuação
de cada um aqui foi simplesmente impecável, quando nos deparamos com aquela
situação de emergência com a superlotação da unidade, cada colaborador passou a
atuar de forma automática dentro de sua função, o que a gente está passando
para eles hoje é que, aquele comportamento deve ocorrer todos os dias”, explica
Brito.
Simone
informou que os cursos de capacitação vão continuar na unidade, “esse foi
apenas o primeiro módulo de muitos que serão ministrados aqui até o mês de
outubro, queremos uma equipe capaz, em condição de atender bem aos nossos
pacientes, dessa forma vamos melhorar ainda mais o atendimento no Hospital
Municipal de Itamaraju, acho que o gestor tem feito sua parte e cada um de nós devemos
fazer a nossa”, conclui. A capacitação, em grande parte, abordou o aspecto
motivacional. A idéia é motivar a equipe, a fazer o melhor e, dessa forma, escrever
seu nome no processo de restauração histórica da Saúde no município, iniciado na
atual gestão.
Comentários