Servidores do HMI participam de mais um curso de capacitação


POR NILSON CHAVES



Cerca de 60 servidores lotados no Hospital Municipal de Itamaraju, divididos em duas turmas de 30, participaram nessa sexta-feira, dia 15, de um curso de capacitação voltado para o atendimento ao público, no caso os pacientes que dependem da unidade hospitalar. O curso, ministrado por uma equipe de voluntários extremamente gabaritados, faz parte do projeto de fortalecimento dos valores institucionais de Itamaraju e é direcionado aos colaboradores (servidores).

Integraram a equipe o Mestre em Administração de Empresas com várias especializações e, atual consultor do SEBRAE, Carlos Bolivar; a Bacharela em Direito e Estudos Sociais com especialização em Docência Superior, Ednete Morais Costa Elias; o representante comercial graduado em Administração de Empresa, Flávio Pereira Gonçalves; e o economista Elias Amorim, atual Diretor Regional da SUDIC; todos professores universitários.

Em um momento de sua aula, Elias Amorim exibiu um vídeo institucional da Santa Casa de Votuporanga, no interior de São Paulo, mostrando o salto em desenvolvimento dado por aquela unidade de Saúde em sete anos. Elias defendeu que, com o empenho de todos os colaboradores, a mesma experiência vivenciada em Votuporanga pode acontecer no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI).

Ele defendeu que apesar de não permitir o plantio do eucalipto a cidade mostra pujança econômica, possui excelente logística, localização estratégica, capacidade institucional e mentes fabulosas. “Além disso, o hospital possui uma estrutura incrível”, destaca o economista, acrescentando que a vinda de um curso federal de medicina para a cidade de Teixeira de Freitas, por intermédio da Universidade Federal do Sul da Bahia, vai beneficiar diretamente o município e sua principal unidade hospitalar.

A Diretora do HMI, Simone Benigno Brito, 51 anos, informou que a capacitação continuada gera uma reflexão nos servidores, “a intenção é fazer com que o colaborador reflita sobre quem ele é dentro da unidade, de que maneira ele pode contribuir para melhorar o atendimento”, enfatiza.

Simone também fez questão de ressaltar o papel primordial de cada colaborador do HMI durante o episódio trágico ocorrido há alguns dias na BR-101 quando várias vidas foram ceifadas e tantas outras foram postas em risco. “Acho que a atuação de cada um aqui foi simplesmente impecável, quando nos deparamos com aquela situação de emergência com a superlotação da unidade, cada colaborador passou a atuar de forma automática dentro de sua função, o que a gente está passando para eles hoje é que, aquele comportamento deve ocorrer todos os dias”, explica Brito.

Simone informou que os cursos de capacitação vão continuar na unidade, “esse foi apenas o primeiro módulo de muitos que serão ministrados aqui até o mês de outubro, queremos uma equipe capaz, em condição de atender bem aos nossos pacientes, dessa forma vamos melhorar ainda mais o atendimento no Hospital Municipal de Itamaraju, acho que o gestor tem feito sua parte e cada um de nós devemos fazer a nossa”, conclui. A capacitação, em grande parte, abordou o aspecto motivacional. A idéia é motivar a equipe, a fazer o melhor e, dessa forma, escrever seu nome no processo de restauração histórica da Saúde no município, iniciado na atual gestão.

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