POR NILSON CHAVES
Cerca
de 60 servidores lotados no Hospital Municipal de Itamaraju, divididos em duas
turmas de 30, participaram nessa sexta-feira, dia 15, de um curso de
capacitação voltado para o atendimento ao público, no caso os pacientes que
dependem da unidade hospitalar. O curso, ministrado por uma equipe de
voluntários extremamente gabaritados, faz parte do projeto de fortalecimento
dos valores institucionais de Itamaraju e é direcionado aos colaboradores (servidores).
Integraram
a equipe o Mestre em Administração de Empresas com várias especializações e,
atual consultor do SEBRAE, Carlos Bolivar; a Bacharela em Direito e Estudos
Sociais com especialização em Docência Superior, Ednete Morais Costa Elias; o
representante comercial graduado em Administração de Empresa, Flávio Pereira
Gonçalves; e o economista Elias Amorim, atual Diretor Regional da SUDIC; todos
professores universitários.
Em
um momento de sua aula, Elias Amorim exibiu um vídeo institucional da Santa
Casa de Votuporanga, no interior de São Paulo, mostrando o salto em
desenvolvimento dado por aquela unidade de Saúde em sete anos. Elias defendeu
que, com o empenho de todos os colaboradores, a mesma experiência vivenciada em
Votuporanga pode acontecer no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI).
Ele
defendeu que apesar de não permitir o plantio do eucalipto a cidade mostra
pujança econômica, possui excelente logística, localização estratégica, capacidade
institucional e mentes fabulosas. “Além disso, o hospital possui uma estrutura
incrível”, destaca o economista, acrescentando que a vinda de um curso federal de
medicina para a cidade de Teixeira de Freitas, por intermédio da Universidade
Federal do Sul da Bahia, vai beneficiar diretamente o município e sua principal
unidade hospitalar.
A
Diretora do HMI, Simone Benigno Brito, 51 anos, informou que a capacitação
continuada gera uma reflexão nos servidores, “a intenção é fazer com que o
colaborador reflita sobre quem ele é dentro da unidade, de que maneira ele pode
contribuir para melhorar o atendimento”, enfatiza.
Simone
também fez questão de ressaltar o papel primordial de cada colaborador do HMI
durante o episódio trágico ocorrido há alguns dias na BR-101 quando várias
vidas foram ceifadas e tantas outras foram postas em risco. “Acho que a atuação
de cada um aqui foi simplesmente impecável, quando nos deparamos com aquela
situação de emergência com a superlotação da unidade, cada colaborador passou a
atuar de forma automática dentro de sua função, o que a gente está passando
para eles hoje é que, aquele comportamento deve ocorrer todos os dias”, explica
Brito.
Simone
informou que os cursos de capacitação vão continuar na unidade, “esse foi
apenas o primeiro módulo de muitos que serão ministrados aqui até o mês de
outubro, queremos uma equipe capaz, em condição de atender bem aos nossos
pacientes, dessa forma vamos melhorar ainda mais o atendimento no Hospital
Municipal de Itamaraju, acho que o gestor tem feito sua parte e cada um de nós devemos
fazer a nossa”, conclui. A capacitação, em grande parte, abordou o aspecto
motivacional. A idéia é motivar a equipe, a fazer o melhor e, dessa forma, escrever
seu nome no processo de restauração histórica da Saúde no município, iniciado na
atual gestão.
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