Ministério da Saúde avalia trabalho de 17,5 mil equipes de atenção básica
Avaliação tem início no
Rio de Janeiro nesta segunda-feira (07). Equipes bem avaliadas receberão
recursos adicionais como incentivo
Por Samuel Bessa, da Agência Saúde
Como forma de incentivar a
melhoria da qualidade do atendimento feito aos usuários do SUS, o Ministério da
Saúde inicia, nesta segunda-feira (7), a avaliação das equipes de atenção
básica que atuam nos municípios. A primeira análise in loco será feita na no
Rio de Janeiro, na Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo. Ela se dá através
de um questionário realizado com o gestor, um trabalhador e quatro usuários
atendidos por cada equipe de saúde. Avaliadores certificarão o trabalho de 17,5
mil equipes de saúde em 3.972 municípios.
O resultado servirá de
indicador para aumento nos repasses às equipes que conseguirem desempenho
positivo, que poderão receber até o dobro de recursos por mês. Além da
entrevista, serão analisadas a qualidade do atendimento, a infraestrutura das
unidades e a disponibilidade de medicamentos. Este conjunto de critérios compõe
uma certificação, pelo qual será definido o desempenho das equipes.
A avaliação faz parte da
terceira fase do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da
Atenção Básica (PMAQ), que busca a ampliação do acesso e a melhoria do
atendimento, com garantia de um padrão de qualidade. Ao todo, serão destinados
quase R$ 800 milhões para as equipes avaliadas pelo PMAQ apenas em 2012. Cada
unidade participante receberá uma placa de participação no programa e,
posteriormente, uma placa de certificação.
A equipe de avaliação
conta com um supervisor e até quatro avaliadores, dependendo do tamanho da
unidade a ser visitada. Para realizar o questionário, os membros estarão
uniformizados e portarão tablets, nos quais serão respondidas as perguntas.
Após a coleta das respostas, os dados são exportados para um banco do
Ministério da Saúde. São quase 800 avaliadores em todo país, de 38 instituições
de ensino e pesquisa.
Hêider Pinto, diretor do
Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, explica que a iniciativa
vai melhorar o atendimento básico das equipes de todo país. “Com o PMAQ, tanto
os trabalhadores quanto os usuários passam a ter um padrão a ser buscado. O
usuário fica mais informado para cobrar e ajudar no serviço, enquanto o
profissional passa a ter referência para qualificar mais sua ação e o
Ministério da Saúde dá mais condições para os gestores investirem. O programa é
um processo de melhoria permanente da qualidade dos serviços. É melhor
atendimento para a população e melhores condições de trabalho aos
profissionais”, afirma.
Etapas
OPMAQ está
organizado em quatro fases que se complementam e formam um ciclo contínuo de
melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica: Adesão e Contratualização;
Desenvolvimento; Avaliação Externa (que se inicia hoje); e Recontratualização.
O programa está dentro da Rede Saúde Mais Perto de Você, cujo objetivo é
incentivar os gestores locais do Sistema Único de Saúde a melhorar o padrão de
qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de
Saúde (UBSs) e por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde.
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