Gestor Regional da Coelba desmente acusação de sabotagem

POR NILSON CHAVES

Mauricio Zoia
O Gestor Regional da Coelba no extremo sul da Bahia, Mauricio Zoia Avelar, concedeu entrevista por telefone ao programa Tribuna Popular da Rádio 99 FM de Itamaraju, na edição desta terça-feira, dia 15 de maio, esclarecendo sobre a interrupção no fornecimento de energia por algumas horas, no final da tarde de sábado próximo passado (12/05).

Respondendo às indagações dos apresentadores, Benson Silva e Sivaldo Miranda, Zoia afirmou que houve um defeito numa chave a óleo de um alimentador (rede) que atende parte do município de Itamaraju por volta das 16 horas, “assim que foi detectado o problema foi feita a operação necessária de manutenção no equipamento e logo em seguida foi re-energizado o alimentador, resolvendo o problema por volta das 19 horas”, disse, acrescentando que o defeito ocorrido no equipamento está suscetível a acontecer, descartando qualquer hipótese de sabotagem.    

De acordo com Benson Silva, a entrevista foi importante para desmentir os boatos plantados na cidade de que o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares teria, em conluio com a Coelba, sabotado a rede para evitar que a festa acontecesse, “um absurdo sem precedentes”, de acordo com o radialista. Benson afirmou que a informação mentirosa foi, inclusive, divulgada na Rádio do deputado, quando ele afirmou de forma irresponsável e leviana, que houve sabotagem.

O episódio acabou gerando muita polêmica na cidade por conta dos organizadores não aceitarem atender às exigências contidas em Portarias Municipais que já existem desde 2009. O que aconteceu de fato é que os diretores da emissora, quando foram fazer a solicitação da liberação da Praça Castelo Branco para a realização da festa, chegaram em tom de exigência. Eles foram informados de que, devido à proporção do evento, teriam que atender algumas exigências contidas nas Portarias 064/2009 e 045/2009, mas se negaram.

Benson Silva e Sivaldo Miranda
Os proprietários da emissora tentaram passar por cima do poder de polícia do município recorrendo ao Judiciário com um Mandado de Segurança e, a partir daquele momento, passaram a acusar o atual gestor de perseguição, quando na realidade, a Prefeitura estava apenas fazendo valer o que é exigido nas Portarias e que vale para todo e qualquer realizador de evento.

Felizmente, o Juiz da Comarca de Itamaraju, Humberto José Marçal, depois de analisar o teor das Portarias e as justificativas apresentadas pela Prefeitura, entendeu que a razão estava com o município e não autorizou a realização do evento. Na decisão, o Magistrado se embasou no Código de Trânsito Brasileiro que diz que “a fiscalização da via pública cabe ao município e o promotor do evento deve obter autorização deste para realizá-lo apresentando os requisitos mínimos para o deferimento, como pagamento do Alvará de Licença, Recolhimento do ISS, Certificado de Vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, entre outros”. O Magistrado ainda justificou, embasado na legislação, que o Judiciário não pode passar por cima do poder de polícia do município autorizando a realização do evento.  

Os proprietários da emissora ainda tentaram armar o palco na Praça sem a devida autorização judicial, uma atitude desesperada e truculenta de quem está acostumado a achar que pode tudo. Mas foram impedidos pela Prefeitura e Polícia Militar.

O secretário de Administração, Joãodervan Cerqueira, informou que se a empresa cumprisse com pelo menos uma das exigências contidas nas Portarias, a liberação aconteceria, “eles se posicionaram de forma irredutível, de que não iam cumprir com nada, então tivemos que ser firmes, porque a lei é para todos”, defende o secretário.

Em entrevista dada à sua própria emissora, o deputado estadual Ronaldo Carletto ainda colocou em xeque a postura do juiz da Comarca de Itamaraju. A afirmação foi feita em tom de ameaça: _Na verdade, o poder da Vara, dessa Vara da Fazenda Pública, com certeza está conveniente com a não comemoração dessa festa aqui em Itamaraju, com certeza está conivente e eu digo com toda certeza, vai pagar o preço por isso porque na verdade a injustiça é corrigida com a justiça. Sonora Deputado Estadual Ronaldo Carletto

Isso deixa claro para o leitor, quem é o prepotente, quem é o autoritário e, quem quer fazer as coisas passando por cima de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio