Feira de empreendedorismo estimula novos negócios em Itamaraju


Débora Vicentini


Com foco na geração de emprego e renda para a cidade de Itamaraju, no extremo sul baiano, a Facisa, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro  de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (Cesesb), vai promover uma feira de empreendedorismo nos próximos dias 29 e 30 de maio, das 19 às 22 horas, na quadra coberta da faculdade. A iniciativa é da Empresa Junior do curso de Administração. O Sebrae, que apoia o evento, terá um estande no local exclusivamente para orientação, atendimento e formalização de Empreendedores Individuais (EI).

O coordenador da Empresa Junior, Reinaldo Borges Mendes, informou que estão sendo esperadas três mil pessoas nas duas noites do evento, que é aberto à comunidade. Haverá estandes de empresas locais, sorteio de brindes, programação cultural e praça de alimentação. “É um evento que tem atrativos para toda a comunidade, com opções de lazer e acesso à informação”, declarou o coordenador, lembrando que a ideia é proporcionar novas oportunidades de negócios para o comércio regional.

Um dos grandes atrativos da feira será o estande da Empresa Junior de Administração, que vai oferecer seus produtos e serviços para a comunidade, entre eles pesquisa de mercado, plano de negócios e administração financeira. Segundo Reinaldo Borges, a empresa não tem finalidade financeira e cobra preços simbólicos, apenas para a manutenção dos serviços. Ele adiantou ainda que os alunos estão sendo preparados para atender os Empreendedores Individuais. Professores do curso de Administração também vão participar oferecendo clínicas tecnológicas e tirando dúvidas sobre formalização, direitos trabalhistas, associativismo e outros temas ligados ao empreendedorismo.

Para o coordenador do Sebrae no extremo sul, Alex Brito, a realização da feira reflete o crescimento dos pequenos negócios em Itamaraju e vai ajudar na formação e troca de experiências de novos profissionais ligados às áreas administrativa e financeira. “Levando o trabalho da Empresa Junior de Administração da Facisa para o conhecimento da comunidade, o empresariado local, inclusive os recém formalizados, irá despertar para as ações coletivas que podem ajudar a cidade a crescer ainda mais”, avaliou.

Comentários