Enquanto o Nordeste vive o dilema da seca, chove no extremo sul da Bahia


POR NILSON CHAVES

Definitivamente, as chuvas chegaram à região Sul da Bahia, contrastando com a maior parte do Nordeste, onde impera a seca. Falando especificamente da região Extremo Sul, a chuva chegou acompanhada de queda na temperatura e aumento na umidade relativa do ar. Observando o relatório de ocorrência de precipitação (chuva) nas Estações Convencionais do INMET em Caravelas e Guaratinga, chegamos á conclusão que choveu em maior volume nas cidades mais próximas do litoral.

    
A Estação de Caravelas registrou 104,8 milímetros de chuva, entre 9 horas do dia 1º de maio às 9 horas desta terça-feira (08/05). Já a Estação de Guaratinga registrou apenas 27,3 milímetros de precipitação no mesmo período. O maior índice de chuva foi observado em Caravelas entre 9h de quinta-feira (03/05) e 9 horas de sexta-feira (04/05), com volume de 31,7 milímetros, e, em Guaratinga, entre 9h de sexta-feira (04/05) e 9 horas de sábado (05/05), com 13,6 milímetros.  

Na imagem de satélite feita nesta terça-feira (08/05) às 5h observam-se nuvens carregadas sobre o norte da Região Norte, parte da Região Nordeste e norte de MT, formadas pelo calor, alta umidade do ar e pelo padrão dos ventos em altitude. Entre o sul da BA e o litoral de SC observam-se nuvens baixas associadas ao transporte de umidade do oceano para o continente, devido a um anticiclone que atua sobre o oceano Atlântico adjacente a costa do Brasil.


De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a terça-feira (08/05) será de céu nublado com possibilidade de chuva em parte do leste baiano, isso inclui o litoral e parte da região cacaueira (Sul da Bahia), situação que persiste na quarta-feira (09/05).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), por sua vez, prevê para terça-feira, chuvas esparsas (chuva fina) na região Cacaueira, como ocorreu no domingo e na segunda-feira (07/05). No mesmo dia, a temperatura deve oscilar entre 20°c (mínima) e 29°c (máxima). Para a quarta-feira, 9 de maio, o INMET prevê chuva fraca na região cacaueira; e para a quinta, chuvas esparsas, divergindo do que espera o INPE: _Instituto que aponta fim da instabilidade na quinta-feira (10/05).

Na previsão especial para Itamaraju, o INPE afirma que a quarta-feira (09/05) será de muitas nuvens com curtos períodos de sol, chuva em algumas áreas (isoladas) com 30% de probabilidade de ocorrer; a quinta-feira será de sol entre poucas nuvens (parcialmente nublado) e 5% de probabilidade de chuva; e a sexta-feira (11/05) trará possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde, probabilidade inferior a 30%.

Ainda de acordo com o INPE existe uma pequena chance de ocorrer chuva no sábado, mas as precipitações podem vir com força, em forma de pancadas de curta duração, a partir de segunda-feira (14/05), acompanhadas de trovoadas. Vale salientar que as previsões para datas distantes estão mais passíveis de erro.

Comentários