PSF’s Fátima-I e II estão sendo reconstruídos



Os Postos da Urbis-II/Liberdade, Várzea Alegre e Centro estão sendo reformados e o Posto de Saúde do Bela Vista será ativado

Por Nilson Chaves
PSF URBIS-II / LIBERDADE
Os moradores dos bairros Liberdade, Várzea Alegre, Fátima e Centro serão beneficiados com serviços médicos oferecidos em ambientes mais arejados, amplos e com cheiro de novo. Por intermédio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Itamaraju e o Ministério da Saúde, estão sendo reformados os Postos de Saúde da Família (PSF) da Urbis-II, os dois da Várzea Alegre e dois do Centro, a exemplo do que já aconteceu com os PSF’s do Cristo Redentor, Novo Prado, Fátima-III, São João da Prata (ampliado) e Vila União.

A Prefeitura também deve colocar em atividade nos próximos dias o Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, mantido pelo município em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (FACISA/CESESB), haja vista que seu funcionamento não fora autorizado pelo MS. O Posto de Saúde do Bela Vista foi construído no Governo Frei Dilson Santiago, mas nunca funcionou. Os moradores do bairro que precisavam de atendimento médico tinham que se deslocar até a Jaqueira, distante cerca de 4 quilômetros.

PSF FÁTIMA-I e II SENDO DEMOLIDO
No Bairro de Fátima, os PSF’s Fátima-I e Fátima-II, considerados por médicos e moradores como os mais precários do município, foram demolidos e estão sendo reconstruídos. O novo prédio, com quase 300 metros quadrados de área construída, tem arquitetura imponente, com Janelas de vidro em espessura de 8 milímetros e cobertura em laje e telha branca.

PSF FÁTIMA-I e II, OBRA EM ANDAMENTO
Construídos no mesmo endereço, à Rua Waldemar Fontes de Azevedo, os PSF’s têm em sua planta seis consultórios, sendo dois destes odontológicos; salas de vacina, curativo, esterilização, reunião, nebulização; quatro banheiros; copa e cozinha; farmácia; e depósito de material de limpeza. O projeto ainda contempla rampa de acesso e sala de espera com aproximadamente 30 metros quadrados.

O mestre de obras José Leal informou à nossa equipe que a parte de fundação já foi concluída e dentro de trinta dias as paredes já estarão erguidas, “em ponto de laje”, disse. Leal enfatizou que o prazo de entrega é de 180 dias, mas a equipe está trabalhando em ritmo acelerado para concluí-la em três meses.

ERIVALDA
ETEVALDO
GRAZIELE
Moradores como dona Erivalda de Jesus Souza, 37 anos; seu Etevaldo Lima dos Santos, 54 anos; a jovem Graziele; Iraildes Jesus dos Santos, residente na Rua Sergipe há 26 anos; e dona Maria D’Ajuda de Jesus, 54 anos, há mais de 30 anos no bairro; foram unânimes em afirmar que o antigo prédio não oferecia nenhum conforto aos pacientes, “era muita gente pra ser atendida e um espaço muito limitado, era um empurra empurra danado”, conta Iraildes.

MARIA D'AJUDA E IRAILDES
A enfermeira Ilza Geltrudes, coordenadora da Atenção Básica em Itamaraju, afirmou que a Secretaria de Saúde percebeu a necessidade, haja vista o grande número de famílias atendidas nos dois PSF’s, 1,6 mil. Geltrudes reconheceu que a antiga estrutura não era compatível com a necessidade, mas demonstrou muito entusiasmo quando perguntamos sobre a nova estrutura, “vai ser um dos mais bem instalados de toda Itamaraju”, comemora. A obra foi orçada em mais de R$ 300 mil, em recursos federais com contrapartida do município.

Para a secretária municipal de Saúde, Jane Evangelista Matos de Araújo, a iniciativa de reformar os Postos de Saúde, reconstruir os do Bairro de Fátima e ativar o do Bela Vista, atende a uma determinação do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), que tem cobrado constantemente a eficientização do atendimento nos Postos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio