Prefeitura inicia obra de construção da nova Praça da Independência em Itamaraju




Os moradores da Cidade Baixa estão radiantes, isso por conta da reconstrução da Praça da Independência. O logradouro que hoje abriga as sedes dos poderes Executivo e Legislativo, a Igreja da Matriz de Santos Cosme e Damião, agências bancárias e algumas lojas comerciais, já foi o principal do município, na ocasião em que o comércio se concentrava na Cidade Baixa, com foco na Rua 5 de Outubro.

A obra de reconstrução foi iniciada na manhã de quinta-feira passada, dia 2 de fevereiro e, se o Governo do Estado não se adiantar em mandar os recursos, ela será tocada com dinheiro do município. Para o gestor, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), a obra seria iniciada no ano passado, mas não foi por conta das limitações no orçamento municipal.

Ele disse que por entender que a construção da praça é um dos grandes anseios da população, não vai aguardar a resposta do Governo da Bahia, “temos um projeto em Salvador, mas não poderia ficar aguardando a liberação dos recursos, porque não sabemos se vem amanhã, ou vem daqui a um mês, ou a um ano, então eu tenho até o final do ano para concluir tudo que planejei e essa praça está no meu planejamento”, justifica.

A obra da praça é um compromisso firmado pelo prefeito em entrevista a imprensa no final do ano passado, na oportunidade ele falou do projeto que fora protocolado em Salvador e se comprometeu em executar a obra com recursos próprios caso o Governo não autorizasse até o mês de março.
Para Manoel Pedro, que completa dois anos de administração no próximo mês, a construção da nova praça é uma questão de honra, “eu prometi pra população e eu vou fazer, porque quando eu tiver que sair, quero sair de cabeça erguida, e quero mostrar para muitos, que enquanto eles falam muito, e nunca fizeram nada, eu fico calado, mas trabalho e faço”, desabafa.
Na tarde desta segunda-feira, 06, a retroescavadeira retirou o último toco de árvore do local onde era a antiga praça e dentro de mais alguns dias, a primeira fase da obra, que é a terraplanagem, estará totalmente concluída. A partir daí, o pessoal da Prefeitura inicia os trabalhos de execução do projeto.

A nova Praça da Independência terá, além dos canteiros com árvores e grama, parque infantil, fonte luminosa e dois quiosques. Os canteiros serão cercados por alvenaria com 90 centímetros de altura feita de tijolinho. 

Ninguém quis fazer uma previsão de entrega da obra, mas segundo servidores da Secretaria Municipal de Obras, a idéia é que ela fique pronta até o mês de setembro, quando ocorre a festa dos padroeiros da cidade.

Por Nilson Chaves

Comentários