Prefeitura de Itamaraju resolve problemas críticos de infraestrutura



A gestão Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) no município de Itamaraju está prestes a completar dois anos e, desde a mudança na administração, em março de 2010, que a população tem percebido uma resposta mais rápida por parte da Prefeitura, no sentido de se resolver problemas de ordem estrutural.

Cruzamento da Rua Almirante Tamandaré com a Carlos Gomes
Problemas como remoção de entulho, recuperação de ruas e redes de drenagem pluvial, coleta de lixo, capina e reposição de lâmpadas, começaram a ser feitos de forma imediata. Outra diferença percebida é que os problemas crônicos do município, aqueles mais difíceis de serem resolvidos, estão sendo atacados e solucionados em definitivo pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras da atual gestão.

Um exemplo dessa tomada imediata de providência foi a resolução de um problema que incomodou durante vários meses os moradores da Cidade Baixa e Vale do Jucuruçu. Quando o atual gestor assumiu, uma de suas primeiras ações foi determinar que fossem concertados todos os pontos de calçamento quebrado e rede de esgoto estourada.
Acesso ao Bairro Vale do Jucuruçu
Assim, uma tubulação pluvial estourada á meses, localizada no cruzamento da Rua Almirante Tamandaré com a Carlos Gomes, e outra bem próximo na mesma Almirante Tamandaré no acesso ao Bairro Vale do Jucuruçu, foram corrigidas em definitivo com um serviço de troca de manilhas. Os moradores da Almirante Tamandaré também viram a Prefeitura resolver um problema no calçamento, que impedia o tráfego de veículos a mais de ano.

Rua Frei Jeremias já recuperada
Outro ponto crítico, a ladeira que dá acesso ao Hospital Municipal de Itamaraju no Bairro Novo Prado, que, diga-se de passagem, estava intransitável, foi recuperada e será liberada ao trânsito de veículos até esta sexta-feira. Mas a PMI já avisa que a mesma via [Rua Frei Jeremias] será interditada do trevo do Hospital até o acesso à rodovia BR-101, para que os operários da PMI possam dar continuidade aos trabalhos de recuperação do calçamento. A Frei Jeremias ainda será iluminada, asfaltada, desde o Bairro Baixa Fria até a BR-101, e receberá calçada para pedestre em toda sua extensão.

A Prefeitura está trabalhando atualmente na recuperação de tubulações de rede pluvial em dois locais considerados complexos, problemas que os ex-gestores não tiveram coragem de mexer, por serem crônicos. Os moradores destes locais estão recebendo a intervenção da administração municipal com alívio, porque não suportavam mais o mau cheiro que exalava do líquido que saia da tubulação.
Um dos pontos, localizado perpendicular às ruas Manuel Vitorino e João da Costa Fontoura, está dando muito trabalho aos operários do município, porque a tubulação passa entre imóveis, ligando uma rua a outra, em área domiciliar e, como esse local é de difícil acesso, as máquinas não puderam ser utilizadas, e todo o trabalho pesado teve que ser feito no braço. Os operários tiveram que cavar as valas com enxadões e remover o barro com pás e carrinhos de mão, mesmo assim, o serviço está quase concluído, como o internauta pode ver nas fotos.

As manilhas antigas que não resistiram e romperam, estão sendo substituídas por manilhas modernas com maior vazão, assentadas sobre uma base de concreto armado, o que reforça ainda mais o duto.

Serviço parecido está sendo feito no Bairro Jaqueira, mas precisamente no cruzamento da Rua Carlos Gomes com a Travessa Dois de Julho, início da Travessa Juscelino Kubitschek, a poucos metros da Rua 5 de Outubro. Naquele local, a rede pluvial também não suportou a pressão e cedeu, abrindo um buraco, imenso, de 4 metros por dois, e dois de profundidade.
 
Quando chovia, a água, proveniente da tubulação, enchia o buraco, transbordava e saia abrindo valas e percorrendo, a céu aberto, várias ruas do bairro, o que deixava os moradores indignados, principalmente por conta do intenso mau cheiro.

No Bairro Jaqueira, os operários da Prefeitura começaram a trabalhar na manhã da última segunda-feira (06). 

De acordo com Juarez, servidor lotado na Secretaria de Obras que está coordenando os trabalhos, o duto se rompeu porque as manilhas são antigas, com mais de 30 anos de uso, “elas estão numa profundidade muito grande, então tem a pressão de dentro pra fora e a pressão externa com o peso do solo, por isso não suportaram”, explica.

O servidor informou que a PMI vai utilizar manilhas de ‘0,60’ fabricadas com tela de metal em sua estrutura, o que garante maior durabilidade, acima de 50 anos, e resistência a pressão. Seguindo padrões de engenharia, os mais de 20 metros de tubulação serão assentados também numa base de concreto, chamada de ‘contra-berço’. A Secretaria de Obras informou que se tudo correr bem e não chover, na tarde de quinta-feira ou manhã de sexta-feira (10), as valas já estarão preparadas para receber as manilhas.
Poste escorado por estacas
Os operários querem resolver logo o problema da Jaqueira, porque a vala que foi aberta para a reposição das manilhas acabou desenterrando um dos postes da rede elétrica, “nós tivemos que escorar o poste e amarramos também, mas os moradores estão muito apreensivos então a gente quer resolver logo esse problema aqui”, conclui Juarez.

Além de todas estas intervenções e seguindo a estratégia de resolver de imediato os problemas mais críticos do município, a Prefeitura já anunciou que algumas ruas dos bairros Marotinho e Fátima, que se encontram intransitáveis, passarão por um trabalho de terraplanagem com compactação, o que vai preparar as vias para pavimentação com paralelepípedo ou asfalto.

Rua Chile
Rua Itapicuru
Entre as ruas que serão recuperadas de imediato estão a Itapicuru, Oiapoque e Ribeirão do Ouro, no Bairro Marotinho; Rua Acre e um trecho da Rua Chile, nas proximidades da 43ª CIPM, no Bairro de Fátima. O Diretor Executivo da empresa ‘Galvão Terraplanagem’ de Teixeira de Freitas, Anderson Pinto, esteve visitando as ruas que serão beneficiadas com a obra de terraplanagem e informou que os trabalhos vão começar imediatamente.
Pinto explicou que, com esse trabalho, chamado tecnicamente de preparação da base e sub-base do terreno, as ruas estarão prontas, com a infraestrutura necessária para a pavimentação.

Rua Oiapoque
Uma patrulha mecânica composta de Retroescavadeira, Motoniveladora (Patrol), Compactador de solo, Caminhão pipa, Caminhão basculante (caçamba), entre outros, com o apoio de maquinário da Prefeitura, irá trabalhar na terraplanagem. Está previsto também o emprego na obra de 16 operários, 10 destes da Prefeitura.

Por Nilson Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju