O que mudou na Frei Jeremias?



A Rua Frei Jeremias, via que liga a Ângelo Polon, na Baixa Fria, à rodovia BR-101, altura do Novo Prado, foi liberada ao tráfego de veículos nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro. Apesar de estar localizada na periferia do município, a Frei Jeremias é a principal via de acesso dos veículos e pedestres que seguem da Cidade Baixa para o Hospital Municipal de Itamaraju, localizado no alto do Novo Prado.

Desde que foi pavimentada no governo Dilson Santiago, a rua tem experimentado constantes afundamentos de paralelepípedos, talvez por uma terraplanagem mal feita. Como não ocorria manutenção, a pavimentação foi se deteriorando, tornando a via intransitável. Para piorar, a rua não tinha um poste sequer, o que acarretava inúmeras reclamações dos transeuntes e condutores que passavam à noite pelo local.

Mas, a atual gestão, marcada pelo uso responsável do erário público em prol da resolução de problemas crônicos do município, decidiu resolver em definitivo o problema da Frei Jeremias. No último mês de janeiro, a rua foi parcialmente interditada, no trecho que liga a Baixa Fria ao trevo do HMI e, em aproximadamente 20 dias de intervenção, a obra de recuperação daquele trecho foi totalmente concluída.

A novidade é que, além da recuperação do calçamento da Frei Jeremias com implantação de três quebra-molas, quem passa pelo local, já pode ver o que não existia, parte dos postes dos dois lados da via, já implantados e cabeados, aguardando apenas a instalação das luminárias. A iluminação vai beneficiar todo a extensão da Frei Jeremias e está sendo executada pela empresa Engelmig, a serviço da Coelba, financiada pelo Governo da Bahia.

Os trabalhos de implantação da iluminação vão compreender a remoção de alguns postes antigos localizados no trevo do HMI (o que vai melhorar o visual do local) e a implantação de aproximadamente 60 novos postes no formato cilíndrico, como os que foram utilizados na iluminação da BA-489. A previsão é que tudo seja concluído em até 15 dias.

Segundo informações de técnicos da Secretaria Municipal de Obras, a Frei Jeremias receberá ainda, implantação de calçada e asfalto, o que vai representar uma transformação no estado da via pública, se tornando uma das marcas da atual gestão, que, diga-se de passagem, não completou nem 2 anos ainda e já realizou muito mais do que muitos prefeitos que passaram por Itamaraju.

Mesmo diante dos ataques desesperados de dois grupos políticos adversários, que tentam vender a imagem em seus veículos de que as coisas não vão bem, a Prefeitura Municipal de Itamaraju não tem parado, muito pelo contrário, tem trabalhado a um ritmo alucinante e usado os recursos do município, para que as coisas aconteçam.

De acordo com Hélio Vieira, Diretor da Secretaria Municipal de Obras, a Frei Jeremias não seria liberada ao tráfego de veículos nesta quinta-feira, a idéia era aguardar a conclusão dos trabalhos de implantação da nova iluminação, mas ocorreu um problema na via alternativa [ladeira do cemitério], por isso a Frei Jeremias teve que ser liberada às pressas.

O gestor Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) já falou que não está preocupado com as eleições municipais, está preocupado em fazer com que todos os seus projetos para Itamaraju sejam concluídos até o dia 31 de dezembro, data em que termina o atual mandato.

Segundo informações de pessoas próximas do prefeito, ele quer deixar o seu nome escrito no livro da história do município como um dos gestores que mais trabalharam por Itamaraju. Se for observar friamente a atual conjuntura, podemos afirmar que o atual gestor está próximo de alcançar essa façanha, se não já a alcançou.

Há muito tempo não se via em Itamaraju, tantas intervenções sendo tocadas com recursos próprios do município, isso só não ver quem não quer. Depois de concluída a iluminação, o pessoal da Prefeitura deve interditar a outra parte da Frei Jeremias [trecho do HMI à BR-101], para também efetuar reparos no calçamento, deixando a via preparada para receber o asfalto.

Por Nilson Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju