A mais tradicional voz de Itamaraju se cala na Rádio Terramar FM



Sivaldo Miranda foi o segundo radialista a ser dispensado da Terramar FM de Itamaraju

Por Athylla Borborema



Com fala grave e dicção peculiar, a mais tradicional voz do rádio regional não foi mais ouvida na manhã desta quarta-feira (15) em Itamaraju e também não será mais ouvida na região pelo programa jornalístico que apresentava ao meio-dia, pois foi demitida na tarde desta última terça-feira (14/02), dos quadros da Rádio Terramar FM.

Com 25 anos nos quadros do rádio itamarajuense e há 6 anos na Rádio Terramar, o radialista Sivaldo Miranda foi afastado do quadro de funcionários da emissora, sem o direito de cumprir o aviso. As informações na cidade e dos bastidores dos demais veículos de comunicação são que o radialista que comandava o programa sertanejo das 05h às 08h e o programa jornalístico da casa, das 12h às 13h, teria sido afastado porque não estaria fazendo a vontade política dos gestores da emissora, principalmente porque não estaria comentando como eles queriam em cima das matérias veiculadas contra o atual governo municipal de Itamaraju.

Ou seja, o radialista teria se recusado a fugir do seu estilo de trabalho e quebrar a ética profissional que sempre lhe acompanhou, quando teria rejeitado a tecer comentários agressivos em  matérias desmunidas das devidas provas robustas que ele teria necessariamente de ter em mãos para comprovar os fatos que por ventura denunciassem. A Rádio Terramar FM pertence à família Carletto em que o patriarca Tarcisio Carletto já foi prefeito de Itamaraju entre 2001 á 2004 e a esposa Marizette Carletto é pré-candidata a prefeita em 2012, além do filho, Ronaldo Carletto já estar exercendo o seu terceiro mandato de deputado estadual e é tido como um dos mais influentes parlamentares do estado.

O Teixeira News falou por telefone com o radialista Sivaldo Miranda, que sempre foi tido como homem de confiança da família Carletto e exercia também o cargo de coordenador artístico da emissora, mas quando indagado sobre os boatos que motivaram a sua saída da Rádio Terramar, ele não negou e nem confirmou, disse apenas que prefere não gerar comentários sobre o assunto e acrescentou dizendo que vai aproveitar a oportunidade para descansar um pouco e curtir a família, para só depois recomeçar sua trajetória profissional.

Na última sexta-feira (10/02), a população já havia sido surpreendida com a demissão do radialista Rismar Santana que apresentava diariamente o programa policial “Rota 92” e o programa “Clube do Amado” nas manhãs de sábado. Por ocasião que ele informou que foi demitido porque não aceitou que fizesse cortes no seu salário, cuja versão foi confirmada pela direção da emissora, que por sua vez informou que a demissão se deu por ausência de diálogo em um novo acordo que se estabelecia.

Esta semana a estação anunciou a contratação da radialista Iris Marques e informações pela cidade dão conta que eles estariam negociando com outros dois profissionais para somar com a programação da casa. As demissões ocorrem no momento que a emissora está recebendo um investimento na ordem de R$ 600 mil, tanto na construção da sua nova sede com seus estúdios, quanto no seu parque de transmissão que fará da estação a maior emissora da região com um transmissor de 18 mil watts de potência na sua nova antena que passará de uma altura de 40 para 105 metros, instalada no alto do bairro Cristo Redentor.

As mudanças começaram a ocorrer desde o último dia 1º de fevereiro, quando o economista Jorge Kalid assumiu a diretoria geral da Rádio Terramar FM e nesta segunda-feira (13), foi anunciado o nome do radialista Aminthas de Jesus para a coordenadoria artística da emissora, que já era dos quadros do jornalismo da casa, quando indiretamente todos já sabiam que Sivaldo Miranda, com 25 anos de tradição na cidade, poderia ser o próximo a ser demitido.

O radialista Sivaldo Miranda, pioneiro e dono da voz mais valorizada da região pelo peso e fácil dicção que possui na sua locução, foi fundador da Rádio Terramar 92,9 FM de Itamaraju, tendo estreado na emissora justamente na sua inauguração em 14 de novembro de 2005. Contudo, ele atua no rádio Itamarajuense desde 1987, por ocasião da inauguração da Rádio Extremo Sul AM, onde esteve por 14 anos comandando o programa matinal da estação, havido ainda trabalhado na década de 80 na Rádio Costa do Sol AM de Araruama, na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro.
A sua trajetória profissional no rádio, semeou muitos frutos que lhe outorgam como um dos grandes mestres que a região já produziu na descoberta de talentos e, não foram poucos, foram muitos que se espelharam e aprenderam com Sivaldo Miranda e hoje estão aqui por perto ou em outros lugares mais distantes vendendo o seu exemplo dedicado de fazer rádio por amor e paixão pela missão de informar e espalhar a paz. Afinal, informar com responsabilidade e difundir a harmonia é o verdadeiro papel do radialista.

Comentários