Com missas e procissão, pradenses comemoram dia da padroeira Nossa Senhora da Purificação


“Á medida que seguia, crescia”, foi assim a procissão feita pelos católicos da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em homenagem à padroeira de Prado na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, dia da santa. Á medida que a procissão seguia, mais católicos iam se juntando aos já participantes.
Com três filarmônicas [Prado, Alcobaça e Caravelas], grupos da paróquia, como o ‘Irmandade Coração de Jesus’, ‘Irmandade do Divino’ e o ‘Terço dos Homens’, o cortejo, puxado pelos ‘Mouros e Cristãos’, com três andores levando as imagens de São Sebastião, Santo Antonio e Nossa Senhora da Purificação, deixou a Praça da Matriz às 17h20min.
Com cânticos e orações, a procissão percorreu várias ruas do município e, duas horas depois, retornou à Praça da Matriz, onde ocorreu uma Missa Campal de encerramento, celebrada pelo pároco Padre Ariston Domingues de Araújo, de 49 anos. Durante a liturgia, Pe Ariston falou sobre ser cristão, “muitos aqui tem sido católicos, mas precisamos ser cristãos, imitadores de Cristo, isso é mais importante”, disse o pároco.
Quando o Padre pronunciou a célebre frase, “ide em paz e que Deus vos acompanhe”, já passava das 21h15min, momento em que tradicionalmente, os sinos badalaram e houve uma grandiosa queima de fogos.
Falando com exclusividade ao Portal Cocobongo, Padre Ariston, há sete anos na paróquia, disse que todas as missas realizadas durante a novena experimentaram um bom público de fiéis, “as nove noites tiveram uma participação muito grande e hoje, dia da padroeira não poderia ser diferente, parece que a cada ano que passa a coisa fica mais bonita ainda”, destaca.
Para o pároco, a participação mais atuante dos católicos do sexo masculino, por intermédio do ‘Terço dos Homens’, tornou a organização do evento muito melhor, “esse ano a festa foi toda trabalhada por eles, pelos homens do Terço e o resultado foi muito bom”, enfatiza.
Durante os dias de novena, assim como ocorre todos os anos, os pradenses foram acordados às 5 horas da manhã com a tradicional ‘alvorada’, um misto de fogos de artifício com música entoada pela ‘Filarmônica Lira Pradense’.
No dia da padroeira, feriado religioso municipal em Prado, a programação teve início às 9h com a celebração da missa principal na Igreja da Matriz. A missa, com a igreja completamente lotada, foi presidida pelo Bispo Dom José Edson. Entre os presentes estava o prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral, “Jonga” (PC do B).
Jonga, que acompanhou todos os momentos dos festejos, falou do seu respeito como católico que é, para com a santa padroeira, Nossa Senhora da Purificação, ou Maria, mãe de Deus. “Todos nós somos filhos de Deus e, o que Deus quer para todos nós é a paz, o respeito, o carinho, por isso estamos aqui hoje, buscando em Deus, com a interseção de Nossa Senhora da Purificação, dias melhores para o município e para nossa comunidade”, relata.
A Igreja da Matriz completou em 2011, 265 anos. Já a paróquia de Nossa Senhora da Purificação, é um pouco mais nova, tem 216 anos de existência. Antes do final da Missa de encerramento, Padre Ariston agradeceu aos que deram a sua contribuição para que a festa acontecesse em um clima de harmonia.
Por Nilson Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju