Com missas e procissão, pradenses comemoram dia da padroeira Nossa Senhora da Purificação


“Á medida que seguia, crescia”, foi assim a procissão feita pelos católicos da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em homenagem à padroeira de Prado na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, dia da santa. Á medida que a procissão seguia, mais católicos iam se juntando aos já participantes.
Com três filarmônicas [Prado, Alcobaça e Caravelas], grupos da paróquia, como o ‘Irmandade Coração de Jesus’, ‘Irmandade do Divino’ e o ‘Terço dos Homens’, o cortejo, puxado pelos ‘Mouros e Cristãos’, com três andores levando as imagens de São Sebastião, Santo Antonio e Nossa Senhora da Purificação, deixou a Praça da Matriz às 17h20min.
Com cânticos e orações, a procissão percorreu várias ruas do município e, duas horas depois, retornou à Praça da Matriz, onde ocorreu uma Missa Campal de encerramento, celebrada pelo pároco Padre Ariston Domingues de Araújo, de 49 anos. Durante a liturgia, Pe Ariston falou sobre ser cristão, “muitos aqui tem sido católicos, mas precisamos ser cristãos, imitadores de Cristo, isso é mais importante”, disse o pároco.
Quando o Padre pronunciou a célebre frase, “ide em paz e que Deus vos acompanhe”, já passava das 21h15min, momento em que tradicionalmente, os sinos badalaram e houve uma grandiosa queima de fogos.
Falando com exclusividade ao Portal Cocobongo, Padre Ariston, há sete anos na paróquia, disse que todas as missas realizadas durante a novena experimentaram um bom público de fiéis, “as nove noites tiveram uma participação muito grande e hoje, dia da padroeira não poderia ser diferente, parece que a cada ano que passa a coisa fica mais bonita ainda”, destaca.
Para o pároco, a participação mais atuante dos católicos do sexo masculino, por intermédio do ‘Terço dos Homens’, tornou a organização do evento muito melhor, “esse ano a festa foi toda trabalhada por eles, pelos homens do Terço e o resultado foi muito bom”, enfatiza.
Durante os dias de novena, assim como ocorre todos os anos, os pradenses foram acordados às 5 horas da manhã com a tradicional ‘alvorada’, um misto de fogos de artifício com música entoada pela ‘Filarmônica Lira Pradense’.
No dia da padroeira, feriado religioso municipal em Prado, a programação teve início às 9h com a celebração da missa principal na Igreja da Matriz. A missa, com a igreja completamente lotada, foi presidida pelo Bispo Dom José Edson. Entre os presentes estava o prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral, “Jonga” (PC do B).
Jonga, que acompanhou todos os momentos dos festejos, falou do seu respeito como católico que é, para com a santa padroeira, Nossa Senhora da Purificação, ou Maria, mãe de Deus. “Todos nós somos filhos de Deus e, o que Deus quer para todos nós é a paz, o respeito, o carinho, por isso estamos aqui hoje, buscando em Deus, com a interseção de Nossa Senhora da Purificação, dias melhores para o município e para nossa comunidade”, relata.
A Igreja da Matriz completou em 2011, 265 anos. Já a paróquia de Nossa Senhora da Purificação, é um pouco mais nova, tem 216 anos de existência. Antes do final da Missa de encerramento, Padre Ariston agradeceu aos que deram a sua contribuição para que a festa acontecesse em um clima de harmonia.
Por Nilson Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio