Bolsa Família: Problema no sistema deixa beneficiários irritados


Beneficiários de Itamaraju do programa federal ‘Bolsa Família’ procuraram á redação do Portal de Notícias Cocobongo na Rua José de Anchieta, para reclamar que tiveram seus benefícios bloqueados e agora, não conseguem regularizar a situação. 

Nossa equipe foi então até a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada no Bairro de Fátima. Quando chegamos ao local, o setor de cadastro da Secretaria estava totalmente tomado por pessoas, que em sua grande maioria, buscavam a regularização do cartão bloqueado.

Nós conversamos com a gestora municipal do Programa Bolsa Família, Rita de Cássia Borges Moreira, 29 anos, que mostrou um e-mail enviado pela coordenadora estadual do programa. Na correspondência constava uma narrativa de que o problema, que afetou os sistemas ‘CadÚnico V7’ e ‘Sibec’, estava ocorrendo em vários municípios da Bahia e foi ocasionado depois de uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O e-mail informava que o TCU, mesmo órgão que sugere ao governo o bloqueio dos cartões por suspeita de irregularidade, determinou que o Cadastro Único abrigasse a troca de senha dos usuários a cada dois ou três meses. Por conta disso, a Caixa Econômica Federal, por intermédio de seu Gerente Nacional, Marcelo Silva, um dos responsáveis pelos sistemas da Caixa, prepararam uma nova rotina no V7 que deveria avisar sobre a necessidade de troca ou alteração periódica das senhas, mas isso não aconteceu.

A partir daí, os usuários que já tinham senha cadastrada a mais de 60 dias, como Itamaraju, tiveram o acesso ao sistema bloqueado. Nossa equipe acompanhou Rita de Cássia até a agência de Itamaraju da Caixa Econômica Federal e ouviu do gerente, Wilton Mourão, 49 anos, a confirmação do problema. Ele encaminhou oficio à Prefeitura Municipal de Itamaraju, em resposta a uma solicitação, relatando o problema e se comprometendo em enviar comunicação, tão logo haja solução. 

Ele ainda tentou resolver o impasse solicitando a geração de uma nova senha para Itamaraju, mas, a senha gerada, que deveria chegar na caixa de entrada do hotmail de Rita, não chegou, o que ratifica a permanência do problema.

Falando com exclusividade ao Portal Cocobongo, Rita de Cássia afirmou que os beneficiários de Itamaraju do Bolsa Família não precisam se preocupar por conta do prazo para regularização, porque o problema será resolvido e, assim que isso acontecer, a informação será disseminada pelos veículos de comunicação do município.

Rita lembrou mais uma vez que o que está ocorrendo em Itamaraju acontece também em outras cidades da região e, não é um problema do município, “a estrutura do município está excelente, você viu lá, são vários computadores, as pessoas esperam sentadas, quando o sistema está ok a gente chega a atender 200 pessoas por dia, mas infelizmente o sistema apresentou esse problema”, lamenta a servidora.

Por Nilson Chaves

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