ITAMARAJU: Asfalto pode chegar a mais cinco ruas do município

Como bom mineiro, prefeito faz segredo, mas a obra de terraplanagem vai preparar as ruas para pavimentação

A Prefeitura Municipal de Itamaraju anunciou na manhã desta terça-feira (31/01) a retomada dos trabalhos de recuperação de várias ruas do município. Segundo o prefeito municipal, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), os trabalhos irão priorizar ruas consideradas complexas em se falando de tráfego.
Rua Oiapoque - Bairro Marotinho
O prefeito afirmou que foram escolhidas, inicialmente, ruas que estavam intransitáveis, essas ruas passarão por trabalho de terraplanagem, com compactação, o que vai deixar as vias preparadas para pavimentação com paralelepípedo ou asfalto. Apesar da possibilidade, Manoel Pedro, que não gosta de prometer, prefere manter sigilo, “vamos apenas preparar as ruas, só isso, depois se nós tivermos condições, aí sim vamos pavimentar”, relata.
Apesar de o gestor fazer mistério, servidores da Prefeitura já deixaram escapar que a ladeira que dá acesso ao Hospital Municipal de Itamaraju e liga o Bairro Baixa Fria à BR-101 será asfaltada. Isso também pode ocorrer com as cinco ruas dos Bairros Marotinho e Fátima. Ainda falando da Rua Frei Jeremias [ladeira do hospital], o trabalho será concluído até esta sexta-feira (03/02), mas o trecho interditado só será liberado na quinta-feira (09/02) e, logo que for liberado, a Prefeitura dará início à recuperação da pavimentação do outro trecho, do HMI até a BR-101, recuperação necessária na preparação da via para o asfalto. A Frei Jeremias ganhará ainda, calçada e iluminação.
Rua Frei Jeremias
As ruas que serão preparadas para a pavimentação são a Itapicuru, Oiapoque e Ribeirão do Ouro, no Bairro Marotinho; Rua Acre e um trecho da Rua Chile, nas proximidades da 43ª CIPM, no Bairro de Fátima. Na terça-feira o Diretor Executivo da empresa ‘Galvão Terraplanagem’ de Teixeira de Freitas, Anderson Pinto, esteve visitando as ruas que serão beneficiadas com a obra de terraplanagem e informou que os trabalhos vão começar imediatamente. 

Pinto explicou que, com esse trabalho, chamado tecnicamente de preparação da base e sub-base do terreno, as ruas estarão prontas, com a infraestrutura necessária para a pavimentação.
Uma patrulha mecânica composta de retroescavadeira, motoniveladora (patrol), compactador de solo, caminhão pipa, caminhão basculante (caçamba), entre outros, com o apoio de maquinário da Prefeitura, irá trabalhar na terraplanagem. Está previsto também o emprego na obra de 16 operários, 10 destes da Prefeitura.
Anderson Pinto disse à nossa equipe que a Prefeitura de Itamaraju está aproveitando bem o momento, “vai tornar em um grande feito o que seria apenas pequenos consertos, isso demonstra capacidade de gerenciamento”, destaca.
De acordo com Hélio Vieira Alves, 37 anos, Diretor de Obras da Secretaria de Obras de Itamaraju, o maquinário e pessoal a serem utilizados deve permanecer no município por um período de trinta dias prorrogáveis por mais 30.
Anderson, Helio e Juarez
Se as ruas forem realmente pavimentadas, vai representar uma verdadeira transformação, como que “da água pro o vinho”, nas vidas dos moradores das ruas beneficiadas. Esses moradores sofrem há anos com a impossibilidade de tráfego pela via, o que faz uma simples entrega de gás se tornar um transtorno sem precedentes. 
“Incomoda muito isso aqui, quando a gente faz a feira o carro vem entregar aí a gente tem que ir lá em cima buscar as sacolas, esses dias uma mulher passou mal e o povo teve que carregar até lá em cima porque o SAMU não tinha como descer aqui, isso é muito ruim pra gente”, desabafa uma moradora da Rua Itapicuru que não quis ter o nome divulgado. Rua Itapicuru, diga-se de passagem, que recentemente foi recuperada pela Prefeitura, depois de anos de esquecimento.
Entretanto, todo o esforço do poder público para dotar a via de boas condições de trafegabilidade escorreu ladeira a baixo durante os dias de chuva. “Aqui só a pavimentação pra resolver”, defende a moradora.  
Hélio aproveitou a oportunidade para informar que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, está também desenvolvendo ações no interior do município como a reforma das Escolas Municipais dos Assentamentos Goiânia, Santa Rita, Pau Brasil e Pedra Bonita, algumas estão sendo ampliadas. Esse trabalho atende às reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, feitas durante reunião com o gestor municipal.
Rua Acre
Questionado sobre as condições das estradas municipais, o Diretor enfatizou que elas estão sendo recuperadas em ritmo forte, “nós estamos trabalhando de domingo a domingos para que o povo do interior possa ir e vir sem nenhuma dificuldade”, disse, acrescentando que uma das máquinas empregadas no serviço saiu do povoado de São João da Prata em direção a estrada que passa por Piragí e Pirajá. Segundo informações, essa motoniveladora (Patrol) já está chegando em Pirajá.
Uma outra Patrol saiu de São Paulinho em direção a Vila União. Também já foi feito todo o acesso ao povoado de Campo Alegre, partindo da BA-284 que liga Itamaraju a Jucuruçu, além da conclusão da recuperação do trecho entre a entrada da Fazenda Colatina até a estrada que liga o povoado de Campo Alegre. Hélio lembra que o serviço está sendo demorado porque as máquinas estão patrolando todos os chamados “ramais”.
Rua Acre
Sobre as pontes, ele informou que serão recuperadas duas pontes na região de Campo Alegre, no Córrego do Farol, uma na região de Itabrasil e uma no Córrego dos Alevinos. Segundo Hélio, outras pontes estão passando por processo de levantamento de custo, quanto as já citadas, as obras devem começar nos próximos dias com prioridade para as pontes da região de Campo Alegre. Algumas pontes, danificadas durante o período de chuva, já foram recuperadas.
Hélio afirmou que devido à impossibilidade de contratar, o número de servidores na Secretaria de Obras está limitado e isso está dificultando o ritmo das intervenções, entretanto, mesmo assim, o maquinário do município não tem parado.
Por Nilson Chaves

Comentários

Anônimo disse…
QUERO PARABENIZAR ESTE JOVEM QUE TEM CABEÇA DE ADUTO PELO BOM TRABALHO PARABEN DIRETOR DE OBRAS DO MUNICIPIO NOS PRESISAMOS DE VC
Anônimo disse…
QUE BOM TEMOS UM OTIMO DIREETOR DE OBRAS PARABENS QUE CONTINUE ASSIM
Anônimo disse…
quero agradecer ao prefeito por ter um bom diretor de obras nos moradores de itamarajú agradecemos.
Anônimo disse…
Falar e facil compri ki e dificil porque ate hoje nem umas das rua seque mecherao mais isso so acontece pq os moradore tem medo pq se force aki em vila velha es.os moradore inha pra rodovia interditar e quebra o pal

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju