ITAMARAJU: Asfalto pode chegar a mais cinco ruas do município
Como bom mineiro, prefeito faz segredo, mas a obra de terraplanagem vai preparar as ruas para pavimentação
A Prefeitura Municipal de Itamaraju anunciou na manhã desta terça-feira (31/01) a retomada dos trabalhos de recuperação de várias ruas do município. Segundo o prefeito municipal, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), os trabalhos irão priorizar ruas consideradas complexas em se falando de tráfego.
Rua Oiapoque - Bairro Marotinho |
Apesar de o gestor fazer mistério, servidores da Prefeitura já deixaram escapar que a ladeira que dá acesso ao Hospital Municipal de Itamaraju e liga o Bairro Baixa Fria à BR-101 será asfaltada. Isso também pode ocorrer com as cinco ruas dos Bairros Marotinho e Fátima. Ainda falando da Rua Frei Jeremias [ladeira do hospital], o trabalho será concluído até esta sexta-feira (03/02), mas o trecho interditado só será liberado na quinta-feira (09/02) e, logo que for liberado, a Prefeitura dará início à recuperação da pavimentação do outro trecho, do HMI até a BR-101, recuperação necessária na preparação da via para o asfalto. A Frei Jeremias ganhará ainda, calçada e iluminação.
Rua Frei Jeremias |
Pinto explicou que, com esse trabalho, chamado tecnicamente de preparação da base e sub-base do terreno, as ruas estarão prontas, com a infraestrutura necessária para a pavimentação.
Uma patrulha mecânica composta de retroescavadeira, motoniveladora (patrol), compactador de solo, caminhão pipa, caminhão basculante (caçamba), entre outros, com o apoio de maquinário da Prefeitura, irá trabalhar na terraplanagem. Está previsto também o emprego na obra de 16 operários, 10 destes da Prefeitura.
Anderson Pinto disse à nossa equipe que a Prefeitura de Itamaraju está aproveitando bem o momento, “vai tornar em um grande feito o que seria apenas pequenos consertos, isso demonstra capacidade de gerenciamento”, destaca.
De acordo com Hélio Vieira Alves, 37 anos, Diretor de Obras da Secretaria de Obras de Itamaraju, o maquinário e pessoal a serem utilizados deve permanecer no município por um período de trinta dias prorrogáveis por mais 30.
Anderson, Helio e Juarez |
“Incomoda muito isso aqui, quando a gente faz a feira o carro vem entregar aí a gente tem que ir lá em cima buscar as sacolas, esses dias uma mulher passou mal e o povo teve que carregar até lá em cima porque o SAMU não tinha como descer aqui, isso é muito ruim pra gente”, desabafa uma moradora da Rua Itapicuru que não quis ter o nome divulgado. Rua Itapicuru, diga-se de passagem, que recentemente foi recuperada pela Prefeitura, depois de anos de esquecimento.
Entretanto, todo o esforço do poder público para dotar a via de boas condições de trafegabilidade escorreu ladeira a baixo durante os dias de chuva. “Aqui só a pavimentação pra resolver”, defende a moradora.
Hélio aproveitou a oportunidade para informar que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, está também desenvolvendo ações no interior do município como a reforma das Escolas Municipais dos Assentamentos Goiânia, Santa Rita, Pau Brasil e Pedra Bonita, algumas estão sendo ampliadas. Esse trabalho atende às reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, feitas durante reunião com o gestor municipal.
Rua Acre |
Uma outra Patrol saiu de São Paulinho em direção a Vila União. Também já foi feito todo o acesso ao povoado de Campo Alegre, partindo da BA-284 que liga Itamaraju a Jucuruçu, além da conclusão da recuperação do trecho entre a entrada da Fazenda Colatina até a estrada que liga o povoado de Campo Alegre. Hélio lembra que o serviço está sendo demorado porque as máquinas estão patrolando todos os chamados “ramais”.
Rua Acre |
Hélio afirmou que devido à impossibilidade de contratar, o número de servidores na Secretaria de Obras está limitado e isso está dificultando o ritmo das intervenções, entretanto, mesmo assim, o maquinário do município não tem parado.
Por Nilson Chaves
Comentários