Terramar FM transmite Prado x Itabela neste domingo

NILSON CHAVES

A partida é válida pelo Intermunicipal 2013

A partir deste domingo a Rádio Terramar FM entra de cabeça na cobertura deste, que é considerado o maior campeonato de futebol amador do mundo, o Intermunicipal, que chega a sua 39ª edição em 2013. A abertura da competição aconteceu na semana passada, quando a atual campeã, São Francisco do Conde, recebeu no Estádio Junqueira Ayres, a seleção de Lauro de Freitas. Ambas criaram chances de gols, mas o placar ficou no 0 a 0.


Neste domingo, 58 das 66 seleções participantes concluem a primeira rodada. A seleção de Itamaraju que, como outras cinco, integra um grupo com três seleções, só joga no domingo que vem, dia 18 de agosto. Mas a bola vai rolar redondinha nesse domingo para os ouvintes da Terramar FM aficionados no futebol. A emissora vai transmitir em tempo real, direto do Estádio Municipal Roberto Muniz – O ‘Robertão’, o jogo entre as seleções de Prado e Itabela, jogo válido pelo grupo 18, mesmo da seleção de Itamaraju.

A equipe Bam-Bam-Bam do Esporte, composta pelo narrador Amadeu Ferreira, comentarista Luiz Vieira, e o repórter de pista Ornes José, entra em campo com os primeiros flashes já a partir das 14 horas. Os trabalhos técnicos ficarão a cargo de Valkires Gomes (no estádio) e Nelson Júnior (na emissora).

Ornes José é uma verdadeira enciclopédia viva no que diz respeito ao Intermunicipal. Começou sua trajetória no rádio esportivo desde 1989, pela Rádio Extremo Sul AM, um ano antes da inauguração do Estádio Municipal Juarez Barbosa. E, desde 1991, quando a seleção de Itamaraju estreou no campeonato promovido pela Federação Baiana de Futebol para equipes amadoras, que o cronista não desgruda da seleção.

Prova disso são as anotações de Ornes, onde estão registrados cada jogo do selecionado local com seus respectivos gols e marcadores. Ornes acompanhou derrotas, empates e triunfos emocionantes. Quando Itamaraju enfrentou a equipe de juniores do Flamengo do Rio, ornes estava lá. Foi assim também nos amistosos contra o Rio Branco, Galícia, Itabuna e o Goytacaz de Campos dos Goytacazes – RJ. Mas Ornes destaca que os jogos mais marcantes de sua vida foram as finais do Intermunicipal de 2002 e 2004, quando Itamaraju sagrou-se campeã e bicampeã, respectivamente, do certame.

Na tarde desta sexta-feira (09/08) Ornes José e o comentarista Luiz Vieira estiveram no Estádio Municipal Juarez Barbosa, acompanhando um coletivo da seleção de Itamaraju. De acordo com Vieira, faz parte de seu cotidiano acompanhar os treinos da seleção para manter-se afiado nos comentários. Luiz Vieira já acompanha Ornes desde 2002, quando a seleção local foi campeã pela primeira vez.
ORNES JOSÉ E LUIZ VIEIRA

Numa rápida conversa na arquibancada de concreto do Barbosão, enquanto os jogadores que defenderão a esquadra azurra do extremo sul treinavam no campo, Ornes e Luiz relembravam os jogos do 1º título. Naquele ano (2002) Itamaraju fez o primeiro jogo contra a seleção de Euclides da Cunha no Barbosão. “Nós vencemos aqui por dois a zero e ainda desperdiçamos um pênalti que Padaria perdeu, lá conseguimos um empate em um a um”, disse Ornes, lembrando que, o hoje auxiliar técnico, Tonho Café, fez o gol do título em Euclides da Cunha, no sertão da Bahia. “Foi a viagem de volta mais rápida da minha vida”, conta José, pontuando que um ano depois, a mesma seleção foi o carrasco de Itamaraju nas semifinais do campeonato, “dessa vez a viagem foi mais longa”, contrapõe.

Em 2004, o cenário era mais favorável, pois a seleção de Itamaraju fez o segundo jogo da final dentro dos seus domínios e com a casa cheia (mais de 12 mil pagantes lotaram o Barbosão a época). Entretanto, as estatísticas não eram nada favoráveis. O adversário de Itamaraju, a seleção de Cachoeira, já tinha sete títulos no Intermunicipal e ainda pesava a seu favor o fato de jamais ter perdido uma final.

No primeiro jogo, lá em Cachoeira, Itamaraju amargou uma derrota por 3 a 2. O gol da vitória do time da casa saiu aos 45min20seg do segundo tempo. No jogo de volta, no entanto, a seleção de Itamaraju se deu melhor, venceu pelo mesmo placar e com um gol marcado também nos acréscimos, aos 47min20seg do segundo tempo. A comissão técnica de Cachoeira já dava o título como certo, quando Café, cobrando uma falta do lado esquerdo do campo, cruzou na área, a bola raspou em Dune e encontrou a cabeça de Borgel, que mandou para o fundo do barbante.

A emoção foi tão explosiva na arquibancada que o alambrado não suportou e cedeu em dois pontos. A galera então invadiu a pista lateral do gramado, “rapaz foi um momento delicado, porque a seleção poderia ser prejudicada, então o árbitro paralisou a partida e nós pedimos às pessoas que voltassem para seus lugares, e todo mundo voltou, aí foram mais uns três minutos até o apito final”, conta Ornes.

O segundo jogo do segundo título de Itamaraju ainda teve uma particularidade, também lembrada por Ornes José: Quando a bola rolou, caiu uma verdadeira tempestade com direito a chuva forte, ventania e relâmpago. De acordo com o próprio Ornes, uma descarga atmosférica atingiu uma área próxima do estádio e acabou queimando os equipamentos utilizados nas transmissões de 24 emissoras de rádio que cobriam a final. “Na hora que caiu o raio, os repórteres de campo chegaram a tomar um choque elétrico e jogaram seus microfones no chão”, conta.

Por conta disso, das 24 emissoras, apenas duas transmitiram a final: Uma de Salvador (porque tinha equipamentos modernos com proteção para esse tipo de situação) e uma de Teixeira de Freitas (porque levou equipamento reserva). Curiosamente, o único narrador esportivo da região Sul da Bahia que conseguiu trabalhar na transmissão daquela partida, será o mesmo que vai narrar os jogos das transmissões da Rádio Terramar FM. Amadeu Ferreira é um pioneiro em narração esportiva no Sul da Bahia. Começou a narrar futebol em Teixeira de Freitas quando nem existia rádio naquele município.

Com um narrador especialista no que faz, um comentarista que entende de bola e um repórter de campo, também chamado de pista, que é uma enciclopédia viva do futebol de Itamaraju e região, a Rádio Terramar FM entra em campo neste domingo, direto do Robertão em Prado para transmitir Prado e Itabela, a partir das 15 horas, vale apena acompanhar, pelos 91,3Mhz do seu FM ou pela internet no endereço www.terramarfm.com.br.

Comentários